Sábado, 15 de Agosto de 2020 13:47
32 999532355
Galeria de fotos 21 fotos

Slow Fashion ​- A moda agora é ser sustentável

18/04/2020 18h32
167
Por: Adriano Vianini

Brechós com o conceito de sustentabilidade se destacam em SJDR que, na contra corrente do consumo desenfreado, promovem uma forma diferente de se pensar a moda

Texto por Nicole Duarte

Virou moda mesmo! A ideia de moda sustentável vem de um modelo de produção que se preocupa com os métodos utilizados na fabricação das roupas, de forma que não causem, ou ao menos minimizem, o impacto ambiental recorrente. 

A moda sustentável questiona o processo de produção em massa de roupas que visa atender um consumismo exacerbado por parte do público. Entender como funciona o processo da produção da roupa que você usa, ajuda a ter uma consciência maior na hora de fazer outras compras desnecessárias e no momento do descarte de uma peça já não mais utilizada. 

O modelo de consumo fast fashion é o maior detentor do consumo não sustentável. Com as mudanças de coleções quase que quinzenalmente, os valores não muito altos e as propagandas exacerbadas, os consumidores se vêem tentados a comprar compulsivamente para se sentirem adequados dentro de determinado círculo social. A grande preocupação vem da proveniência dessas peças. As roupas passaram a ser feitas de maneira muito mais rápida e consideravelmente mais barata, com a fabricação sendo realocada nos países de terceiro mundo, onde a mão de obra é mais barata e as condições de trabalho não são nem um pouco favoráveis. Ou seja, o consumo excessivo dentro da indústria da moda, tem um custo alto para quem o produz.

A moda bem vinda do Brechó 

Uma das soluções encontradas para começar a acontecer um consumo consciente por parte da sociedade, são os brechós. Com o conceito de reaproveitamento, esses queridinhos têm ganhado o coração da população e garante uma vida mais longa às peças que já não são mais tão usadas nos nossos guarda-roupas.  O ciclo de vida de uma roupa, que antes era enquanto durava uma determinada tendência, passou a se prolongar, e muito desperdício tem sido evitado. 

Após anos de aprimoramento, novas ideias e uma maior conscientização com a situação ambiental, hoje é possível encontrar diversos estilos de brechós nas cidades ( de roupas, de móveis antigos, de utensílios domésticos, sebos que são os brechós de livros, discos e Cd’s). O mercado para esse tipo de empreendimento cresceu tanto que se expandiu e se adaptou à era digital. Dezenas de empreendedores ampliaram suas lojas e desistiram do local físico, atendendo apenas online via plataformas como Facebook, Instagram ou mesmo, sites particulares. Os brechós, em todas as suas formas e vendas, são o que hoje em dia, temos de melhor no reaproveitamento do consumo desenfreado da sociedade e devem ser cultivados e empoderados. 

Hoje é possível encontrar muitos brechós no Campo das Vertentes, especialmente na cidade de São João del-Rei, que possui consumidores super assíduos. Estudantes universitários formam boa parte dessa clientela, que se vangloriam dos achados e dos garimpos encontrados nestes lugares. Em alguns casos, os brechós foram além do simples “loja de roupas usadas” e se destacam na cidade por sua criatividade e descontração, entre eles temos o Cafexó, que traz um conceito de café com brechó e tem conquistado o coração dos amantes da moda sustentável. Além dos brechós físicos terem se reciclado, entrando em uma onda mais moderna para atingir um público mais jovem, os brechós online apareceram com grande frequência nos últimos anos. 

De acordo com pesquisas, estima-se que em São João del-Rei, apenas neste ano, existem em torno de 50 brechós online no Facebook e no Instagram. Com um alcance maior de seguidores e consumidores, e formas inovadoras de mostrar suas peças, esses brechós da era digital economizam no aluguel do espaço físico, assim como em água e luz, e podem atender de onde estiverem, enviando para todo o Brasil. A ideia é atingir o máximo de pessoas possível, aumentando não apenas as vendas mas o ciclo de vida das roupas que são revendidas. 

É importante lembrar, que cada peça vendida em brechós são pedaços da história de alguém que é repassada com carinho e cuidado, ajudando o meio ambiente a se manter livre de todas as toxinas que os tecidos podem trazer durante sua degradação. 

 Pensando nesse “up” da moda sustentável, a redação da Mais Vertentes garimpou alguns brechós da cidade e produziu um editorial de moda que mostra o quanto é possível encontrar peças lindas, clássicas e cheias de estilo.

 

Agradecimentos 

Local: Cafexó - @cafexoo
Rua Rua Cristovão Colombo, 58A, São João del-Rei MG  - (32) 3373-9094 

Roupas: Cafexó @cafexoo
Rua Rua Cristovão Colombo, 58A, São João del-Rei MG  - (32) 3373-9094

Brechó Voei - @brecho.voei

Por Karen Caroline @kaaren.jenner
Roupas, acessórios e sapatos  - Brechó Online 

Entregas em todo Brasil

Brechó Cabide Chic  - @brechocabide.chic
Por Gabriela Carvalho 

Entregas em todo Brasil - (32) 9 9986-2113 

Brechózin 100 - @brechozin100
Por Elis Agostini e Lia Agostini

São João del-Rei 

Miau Brechó - @miaubrechocat
Por Nicole Duarte
Sao João del-Rei  - (32) 9 9148-1290


Make e Cabelo: Natielle de Paula - @natidepaulamakeup
(32) 9 9918-6925  ou (34) 9 9224-1293
Sao João del-Rei

Fotografia: Natália Chagas - Nativa Fotografia 
@nativa_fotografia 
(32) 9 9166-0656

Modelos  

Laura Alcántara - @lauraalcantarasilva
Natália Rocha - @vesusqueen
Igor Castro - @igorcastroslow

 

Produção 

Estilo - Elis Agostini @elis.agostini

Moda e texto - Nicole Duartte @nicoleduartte
Direção de fotografia: Natália Chagas @nativa_fotografia 

Beleza: Natielle de Paula @natidepaulamakeup

Realização: Mais Vertentes @maisvertentes

Data: 29 de abril de 2019

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 13h22 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 26°

25° Sensação
16.5 km/h Vento
30.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Segunda (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias