Sábado, 20 de Abril de 2024
°

Religião Reabertura

São João del-Rei: Reabertura de templos e igrejas terão protocolos e não será automática

Sem fiscalização pelo Executivo, caberão às igrejas, templos, centros espíritas e terreiros seguirem normas de segurança e fiscalizar frequentadores e fiéis

04/08/2020 às 14h10 Atualizada em 04/08/2020 às 14h55
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Igrejas e templos religiosos de SJDR terão que seguir protocolos de distanciamento, álcool gel, uso de máscaras e também terão que fiscalizar. Foto: Reprodução
Igrejas e templos religiosos de SJDR terão que seguir protocolos de distanciamento, álcool gel, uso de máscaras e também terão que fiscalizar. Foto: Reprodução

Realizado na manhã desta terça-feira (4), na Prefeitura Municipal de São João del-Rei, uma reunião promovida pelo Executivo com padres, pastores e representantes das igrejas e templos religiosos da cidade. O objetivo foi alinhar protocolos de segurança durante a pandemia do novo coronavírus e autorizar a reabertura à partir de amanhã, quarta-feira, 5 de agosto.

Sem fiscalização por parte da Prefeitura Municipal, o Executivo autorizou a reabertura desde que sejam oferecidos pelas igrejas, templos, centros espíritas e terreiros o álcool gel, o distanciamento social de 1,5 metros entre as pessoas e com ocupação máxima 40%, e a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção. Também caberão às igrejas e templos religiosos a fiscalização e o cumprimento das normas de segurança.

Foto: Reprodução - Internet

O representante da Diocese de São João del-Rei, o Vigário Geral, Pe. Geraldo Magela, informou que a reabertura das igrejas católicas no município não será automática. “O Executivo resolveu dar autorização para reabertura dos templos religiosos com as restrições que são próprias deste tempo de pandemia, porém a reunião de hoje não é entendia pela Igreja Católica como algo automático de que amanhã vamos reabrir as igrejas”, disse o vigário.

Segundo ele, “amanhã (quarta-feira 5), a Diocese terá uma reunião do Conselho Presbiteral, que participa todos os padres que representam o clero, juntamente com o bispo Diocesano, Dom José Eudes, para avaliarmos se abriremos ou não as igrejas. Portanto, não é automático”, informou.

Já o pastor evangélico, Geraldo Florentino, da Igreja Assembléia de Deus, informou que "foi determinado que nós, a partir de então, podemos ter nossos templos reabertos, evidentemente, com todas as medidas de segurança”, informou. Segundo ele, "vamos procurar realizar a reabertura de acordo com as ordens e determinações que nos foram passadas”, conclui. E agradeceu a Deus por "essa oportunidade que foi transmitida a todos os líderes religiosos de SJDR".

 

Cultos

Foto: Pastor Pedro Gabriel Barros Jr

O último culto realizado pela 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de São João del-Rei foi em 20 de março. Para o pastor Pedro Gabriel de Barros Jr, a igreja continua atuante. "O templo fechou, mas a igreja não", informou. Ele disse que desde então que a igreja continua realizando cultos virtuais, programa na rádio Tiradentes, trabalhos de assistência aos fiéis, visitas com cautelas, entre outros. 

O pastor é favorável à reabertura das igrejas desde que seguido os protocolos. "Estamos refletindo sobre o momento que estamos vivendo e preocupados com as vidas que estão se perdendo, ansiosas e com depressão. Só o trabalho virtual não tem alcançado todas as pessoas. Meu sentimento e vontade são que essas pessoas que têm necessidade de estarem no templo, retornem para o templo reaberto. Contudo, não podemos forçar para que as igrejas fiquem cheias ou tenha diversos cultos no mesmo dia, até por uma questão humanitária", informou.

O pastor disse ainda que "estou preocupado com nossas ovelhas e não em lotar a igreja. Por isso, vou reabrir seguindo todos o protocolos, mesmo porquê a Igreja tem muitos idosos e pessoas com depressão", concluiu. O pastor conta ainda que teve uma irmã que testou positivo para o novo coronavírus e ficou internada em Juiz de Fora. "Por isso, mesmo aberta, minha posição é resguardar as pessoas", informou. "O momento é de prudência e sensatez", concluiu o pastor Pedro Gabriel.

 

Decreto Municipal

 

A Prefeitura de São João del-Rei publicou, na última sexta-feira, 31 de julho, um decreto que oficializa a progressão do município para a Onda Amarela do Minas Consciente. Frente a mudança, desde sábado, primeiro de agosto, São João del-Rei reabriu as portas do comércio. Estão liberados para funcionamento lojas de roupas, bijuterias, calçados, além de papelarias, salão de belezas e barbearias. Por outro lado, bares e restaurantes, apenas em sistema de delivery e retirada.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias