Domingo, 20 de Setembro de 2020 08:35
32 999532355
Cidades Lixão impróprio

São João del-Rei: "Lixão a céu aberto" no Parque de Exposições

Denúncia da AMMASDEL-REI mostra restos de uma usina de asfalto, piche solidificado, pneus jogados e carros abandonados.

07/08/2020 19h59 Atualizada há 1 mês
710
Por: Adriano Vianini Fonte: AMMASDEL-REI
Fotos: AMMASDEL-REI
Fotos: AMMASDEL-REI

A entidade privada e sem fins lucrativos que defende o patrimônio público e social do município de São João del-Rei, AMMASDEL-REI, denunciou nesta sexta-feira (7), um "lixão a céu aberto" feito pela Prefeitura de São João del-Rei, próximo ao IFET e ao Parque de Exposições, atrás da Casa de Passagem. Segundo a instituição, "esse não é o único problema ambiental existente naquele ponto da cidade".

Segundo a AMMASDEL-REI, "logo abaixo, ao lado da obra abandonada da Escola Carlos Damiano Fuzatto, vimos caminhões abandonados da antiga Usina de Asfalto que tinha na localidade. Os tanques de caminhões estavam enferrujados e alguns possuíam piche solidificado em seu interior – inclusive com um deles possuindo vazamento", denuncia. "No local, também percebemos que a terra no local estava recentemente removida e haviam tentado encobrir os caminhões com terra – embora os mesmos continuassem facilmente visíveis. Ainda no mesmo ponto, percebemos carros abandonados jogados no mato. Segundo informações, eram carros da Prefeitura de São João del Rei. Porém, não haviam placas para descobrirmos a propriedade dos carros junto ao DETRAN. Além disso, os carros estavam em franca ferrugem", relata.

A instituição que vive denunciado o descaso da prefeitura com a cidade também informa que "como se não bastasse, ao lado deste, um container aberto armazena pneus, a maioria deitados. Como o container é fechado, a possibilidade de parar água e virar foco para o mosquito da dengue é pequeno. Entretanto, vários pneus estavam esparramados a céu aberto, enquanto outros estavam sendo enterrados junto dos tanques de caminhões citados acima. Estes sim nos causam grande preocupação em relação ao mosquito da dengue". Segundo a associação, "o container nos chamou a atenção por estar completamente aberto e desvigiado, sendo que, se for de propriedade da Prefeitura de São João del Rei, há grande negligência com o patrimônio público. Além disso, não há qualquer obra pública na região, então por que guardar pneus naquele ponto", ressaltou.

O portal Mais Vertentes tentou contato com a Secretaria de Obras do município e a Secretaria de Meio Ambiente, porém até o fechamento desta edição, sem sucesso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h11 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

19° Sensação
26 km/h Vento
47.2% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Chuvoso
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias