Domingo, 20 de Setembro de 2020 09:24
32 999532355
Eleições 2020 Pré-candidato

São João del-Rei: Cabo Zanola defende gestão, turismo e geração de empregos para o município

Pré-candidato participou a primeira série de entrevistas com pré-candidatos ou candidatas à prefeitura de São João del-Rei

11/08/2020 13h03 Atualizada há 1 mês
811
Por: Adriano Vianini
Foto: Repodução da Live ao vivo - Mais Vertentes
Foto: Repodução da Live ao vivo - Mais Vertentes

Por Thais Marques Silva

Defendendo uma gestão mais transparente e meritocrata, fortalecimento do turismo e a geração de empregos, em especial para os jovens, são os principais objetivos do pré-candidato Cabo Zanola (PSC) para a cidade de São João del-Rei. Estes e outros temas foram abordados pelo vereador e pré-candidato ao Executivo Municipal durante a primeira entrevista realizada pelo portal de notícias Mais Vertentes, nesta segunda-feira (10), em Live divulgado nas redes sociais.

Conhecido por sua personalidade forte e polêmica, Zanola detalha seus objetivos com a pré-candidatura à prefeitura de São João del-Rei e faz duras críticas à situação atual do município. Graduado em Direito desde 2007, pelo UNIPTAN, e com mandato de vereador desde o início 2013, Zanola ficou conhecido como “o amigo da dona de casa” pelas participações nas segundas-feiras no Jornal das Dez (Rádio São João del-Rei). Em 2016 foi o candidato mais votado para ocupar cargo na Câmara Municipal como "o advogado do povo na Câmara", e em 2018 obteve mais de 10 mil votos para Deputado Estadual só em São João del-Rei.

Sobre a posição em concorrer com o atual prefeito, Nivaldo Andrade (PSL), Zanola afirma não possuir divergências com o governante municipal. Define Nivaldo como um político assistencial e populista, mas que não consegue fazer gestão pública. “Não existe candidato bom ou ruim, o que existe são posicionamentos distintos”, diz. Vê com positividade a fama de ser polêmico e defende que não consegue ser omisso ao que não acredita. Reforça que a função de um vereador é legislar e fiscalizar, e que a sua formação o ajudou a conduzir seu mandato de forma pró-ativa.

Questionado sobre o voto contrário à CPI do DAMAE, Zanola sustenta que a CPI foi proposta de forma incorreta. “Esse procedimento que está na Câmara Municipal é uma vergonha, é uma chacota tecnicamente falando”, assegura o pré-candidato. Expõe que vários dos fatos detalhados na CPI já estão sendo investigados pelo Ministério Público, alguns não teriam a necessidade de serem anexados, ou por não configurarem crime, ou por não serem da competência do departamento, e afirma não ser contra a existência da uma CPI, contanto que seja feita de maneira correta. O vereador disse ainda que foi feito um novo pedido, esse com fatos expostos corretamente, na sua opinião, e que o pedido está na Câmara aguardando o número de assinaturas necessárias (⅓ dos componentes do legislativo), desde o ano passado. “Não foi por causa de governo, nem de ninguém, foi por causa do meu conhecimento técnico que não me permite ser tão leviano. Isso se chama honestidade intelectual”, conclui.

"Eu não posso me valer de uma maneira de interesse populista para poder fazer uma apreciação que não me convém tecnicamente. Eu não tenho a coragem de defender qualquer tese da qual eu sou contra para conseguir voto. Eu nunca troquei voto com ninguém!", diz Cabo Zanola durante a entrevista.

Zanola disse ainda que "o problema do Damae é gestão". Segundo ele, "não dá para continuar como está e que podemos resgatar o Damae". Ele propõe em sua pré-candidatura uma parceria público/privada para a gestão do departamento, pois acredita que a gestão compartilhada trará qualidade no serviço, garantia de solução dos problemas de forma mais ágil, melhor fiscalização do poder público e diminuição no valor cobrado atualmente. "Também sabemos das necessidades de grande parte da população que não consegue pagar e, por isso, teremos uma tarifa social para àqueles com maior dificuldade", ressaltou. Ele também contou sobre a ação que ele realizou contra o DAMAE e que conseguiu derrubar o aumento da tarifa.

Sobre a saúde do município, Zanola reconhece a precaridade do município e defende um conhecimento técnico para a gestão. "Infelizmente, não é novidade para ninguém que mora em SJDR que a Santa Casa a muito tempo deixou de ser a Casa do Povo e de ser de 'Misericórdia'". Mesmo com diversos recursos vindos para a saúde do município, Zanola reconheceu que os recursos não chegam à todos que precisam e defende uma gestão mais técnica.

Uma das propostas do pré-candidato é o fortalecimento da economia regional com a geração de empregos, garantindo que as oportunidades de trabalho influenciam diretamente em todas as áreas. “Se você oferece trabalho, você vai ter uma pessoa a menos na assistência social, que vai cuidar da sua família e que vai ajudar o município a prover as questões básicas ou até complementares”, ressalta. Fortalecer o turismo na região também é importante para Zanola, pois pretende "resgatar o protagonismo cultural que São João del-Rei possui, na qual já foi eleita Capital Brasileira da Cultura (2007), gerando novas oportunidades e visibilidade positiva para a região", reforça. Pensando em um cenário pós pandemia, o pré-candidato afirma que o período reserva um desafio que jamais foi vivido no nosso país e que não há outra saída a não ser o fortalecimento regional, com o foco no aumento da produção do comércio e indústrias da região.

Zanola diz que ainda não possui um vice confirmado, mas que está conversando com possíveis aliados. Busca alguém que fortaleça a bandeira e que defenda o protagonismo juvenil ao cargo de vice-prefeito e que, na sua opinião, ainda é muito inativo na política brasileira e, na maioria das vezes, "da velha política", disse Zanola. Se eleito, pretende realizar uma gestão meritocrata, dando espaço a quem tiver habilitações necessárias para a realização das demandas que o município necessita. Defende seu possível mandato como sendo feito de maneira didática, com clareza, objetividade, sem burocracias e com foco no reconhecimento na capacitação técnica.

Você pode assistir ou rever a íntegra da entrevista aqui:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h17 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

20° Sensação
25.1 km/h Vento
43.4% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Chuvoso
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias