Quarta, 20 de Janeiro de 2021 21:47
32 999532355
Eleições 2020 Eleições 2020

São João del-Rei: 90% dos vereadores vão tentar novo mandato

Com o fim das coligações partidárias para as eleições de 2020, muitos vereadores optaram por mudar de sigla (partido) na tentativa de uma reeleição.

17/08/2020 21h52 Atualizada há 5 meses
2.244
Por: Adriano Vianini
Fotos: Reprodução Câmara Municipal de SJDR e TRE. Vereadores e pré-candidatos por ordem alfabética (abaixo).
Fotos: Reprodução Câmara Municipal de SJDR e TRE. Vereadores e pré-candidatos por ordem alfabética (abaixo).

Por Thais Marques

A grande maioria dos atuais membros do Legislativo (92,2%) de São João del-Rei são pré-candidatos à reeleição em 2020. Apenas o vereador Gilberto Lixeiro (AVANTE) confirmou que não irá se candidatar. Demais vereadores Dudu de Paula (Patriotas), Everton Dondon (PDT), Geraldo do Terço dos Homens (PSDB), João Heitor (PDT), Lívia Guimarães (PT), Professor Leonardo (PSDB), Rodrigo Deusdedit do João do Banco (PDT), Sargento Machado (PRTB), Stefânio Pires (PSL), e Weriton Andrade (PSL), confirmaram as prés-candidaturas à reeleição. Também há grandes chances do atual presidente da Câmara Municipal, Igor Sandim (Podemos), bater o martelo para a reeleição no Legislativo, porém ainda faz mistério. Já o vereador Cabo Zanola (PSC) alçará vôos maiores e torna-se pré-candidato ao Executivo.

Com o fim das coligações partidárias para as eleições de 2020, muitos vereadores optaram por mudar de sigla (partido) na tentativa de uma reeleição. Além disso, grande parte do Legislativo tentará a vaga pela segunda, terceira e até quarta vez consecutiva: são os casos de Igor Sandim (Podemos), Lívia Guimarães (PT) e Stefânio Pires (PSL) que tentarão se reeleger no cargo pela terceira vez; e o vereador Rodrigo Deusdedit (PDT), que concorre ao Legislativo pela quarta vez. 

Desistência

O vereador Gilberto Lixeiro (AVANTE), disse em reunião extraordinária da Câmara Municipal, em 21 de agosto, que não será mais candidato à reeleição, por já ter cargo como assessor do Deputado Estadual, Doorgal Andrada (Patriota), e que “não quer mais”, enfatizando para a população: “me erra”. Além disso, o vereador tem soltado o verbo nas reuniões da Câmara e soltou, sem querer, que a maioria da Câmara possui funcionários comissionados na Prefeitura.

Conheça os perfis dos pré-candidatos à reeleição:

Dudu de Paula (PATRIOTA):  Francisco Eduardo César de Paula é Servidor Público Federal e integrante do quadro efetivo da UFSJ. Foi representante das associações de moradores de bairros da cidade no Conselho Municipal de Saúde (CMS), sendo eleito presidente do CMS em 2015. É vice-presidente da Câmara Municipal de São João del-Rei (2017-2018), presidente da Comissão de Participação Cidadã da Câmara Municipal e relator da Comissão de Saúde. Mandato: 2017-2020. O vereador era tido como base contrária à atual administração e votou contra diversos projetos do atual prefeito, entre elas a aprovação das contas de Nivaldo Andrade relativos à 2001, que foi reprovada pelo TCE-MG.

Everton Dondon (PDT): Everton da Conceição Mendes é suplente do ex-vereador Jorge Hannas Salim Júnior (PDT), que renunciou em fevereiro deste ano conforme noticado pelo portal Mais Verentes Tomou posse no dia 10/03/2020 e já é conhecido do meio parlamentar por ter sido assessor parlamentar durante duas legislaturas. Com poucos meses de mandato, vereador tentou driblar lei para asfaltar novamente a parte da histórica rua Santo Antônio. Mandato: 2017-2020. 

Geraldo do Terço dos Homens (PSDB): Geraldo César Santiago é natural do Distrito de Jacarandira, de Resende Costa (MG); em São João del Rei atua em diversas pastorais e movimentos como Terço dos Homens, Irmandade do Santíssimo e a Sociedade São Vicente de Paula. Mandato 2017-2020.

Igor Sandim (PODEMOS): Igor Luiz Sandim Gonzaga é formado em Administração Pública na UFSJ.  Em 2012 foi eleito como vereador e fez parte das Comissões Permanentes da Administração Pública e Participação Cidadã. Em 2016 foi reeleito sendo o segundo vereador. Em 2017 foi reeleito Presidente da Câmara Municipal. Mandatos: 2013-2016 / 2017-2020

João Heitor (PDT): João Heitor de Carvalho é produtor rural, nascido em São Sebastião da Vitória. Atuou nos movimentos religiosos e eventos da região. Desenvolve trabalho há mais de 20 anos em prol do Distrito e Zona Rural. Mandato: 2017-2020.

Lívia Guimarães (PT): Lívia Guimarães Carvalho é graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei. Foi eleita pela primeira vez em 2012 defendendo pautas como direito das mulheres, práticas integrativas, transparência e meio ambiente. Em 2016 foi reeleita, sendo a única mulher a ocupar o cargo na Câmara de São João del Rei. Mandatos: 2013-2016 / 2017 - 2020. A vereadora também votou contra diversos projetos da atual administração, entre a aprovação das contas de Nivaldo Andrade relativos à 2001, que foi reprovada pelo TCE-MG e foi à favor da CPI do Damae.

Professor Leonardo (PSDB): Leonardo Henrique de Almeida e Silva é mestre em Economia e graduado em Administração e Ciências Econômicas. Professor efetivo do Instituto Federal, leciona também em diversos cursos do UNIPTAN onde é coordenador do curso de Administração há mais de 10 anos.  Leonardo defende como missão trabalhar para a construção de uma sociedade mais ética, resgatando o respeito e a confiança das pessoas na política. Mandato: 2017-2020. Recentemente o vereador pede a regulamentação dos aplicativos de transporte em São Joao del-Rei e defende diversos projetos da causa animal.

Rodrigo Filho do João do Banco (PDT): Rodrigo Deusdedit da Silva é vereador pelo terceiro mandato em São João del-Rei. Rodrigo representa interesses da população são-joanense, fiscalizando e propondo leis nas áreas da saúde, educação, valorização do servidor público, inclusão de portadores de necessidades especiais, além de leis de valorização humana, sempre por uma cidade melhor para todos. Mandatos:  2009 - 2012 / 2013-2016 / 2017 - 2020.

Sargento Machado (PRTB): José Augusto Silva Machado é substituto do ex-vereador Altamir Zanetti (DEM). Reformado na Polícia Militar como subtenente, Sargento Machado concorreu nas eleições de 2016, pelo Democratas, não foi eleito e ocupou o 19º lugar para o Legislativo como primeiro suplente de sua coligação. Tomou posse como vereador no dia 02/06/2020, conforme publicado pelo portal Mais Vertentes. Mandato: 2017-2020

Stefânio Pires (PSL):  Stefânio Pires foi eleito pela primeira vez como vereador em São João del-Rei em 2013, sendo reeleito em 2016. Stefânio possui foco nas áreas da saúde, educação, turismo e melhorias na qualidade de vida dos cidadãos sanjoanenses. Mandatos: 2013-2016 / 2016-2020. Vereador também acumula diversas polêmicas no Legislativo, as mais recentes são agressão a um colega e assessor da Prefeitura, e ataques à outra vereadora com críticas machistas e por ela ser mãe.

Weriton Andrade (PSL): Filho do atual prefeito Nivaldo de Andrade (PSL), Weriton José de Andrade iniciou sua trajetória política em 1997 como vereador e, posteriormente, em 2009 foi eleito vice-prefeito no município de Santa Cruz de Minas. Em 2016, foi eleito vereador em São João Del Rei e possui como foco de mandato ações na área de Saúde e Educação. Mandato 2016-2020.

Mudanças exigem chapa 'puro sangue'

A eleição de 2020 será a primeira sem a possibilidade de coligações para a eleição legislativa. Mudanças na lei eleitoral aprovadas em 2017, mas que entram em vigor apenas neste ano, proíbem a junção de partidos para a formação de chapas coletivas nos pleitos para a Câmara Federal, as câmaras municipais e as assembleias legislativas. Por isso, as legendas precisarão construir chapas “puro-sangue”, apenas com pessoas que constam em seus quadros.

Para especialistas, a alteração traz transparência à disputa. “Três ou quatro partidos se juntavam para ‘fazer’ uma ou duas pessoas, e isso era injusto com quem estava concorrendo. Hoje, as pessoas sabem claramente a regra do jogo, quantas pessoas vão participar e quem tem chances reais de ganhar”, argumenta Rodrigo Picon, da AMMASDEL-REI.

Felipe Nunes, cientista político e docente da UFMG, acredita na manutenção da tendência de renovação dos componentes do Parlamento Municipal, sobretudo por conta do fim das coligações, que traz incertezas aos cenários. “A impossibilidade de se fazer alianças vai mudar um pouco a matemática. Em minha avaliação, quem ganha com isso são os candidatos que vêm de estruturas partidárias mais organizadas, principalmente das legendas que terão candidaturas a prefeito”, explica.

O cientista político Carlos Horta, por sua vez, crê que a abolição das alianças legislativas pode fortalecer a identidade das legendas junto ao eleitorado. “O partido político é feito para ser uma força e ter uma identidade. Essa identidade se manifesta no nome, no programa e na força eleitoral”, defende.

Fontes: Câmara Municipal de SJDR e TRE.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 21h33 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

22° Sensação
2 km/h Vento
56% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias