Quinta, 26 de Novembro de 2020 15:10
32 999532355
Cidades Insustentável

São João del-Rei: Funcionários da Viação Presidente podem entrar em greve na próxima semana

Funcionários e Sind-Ute reivindicam quatro meses de salários em atraso. Relembre o mesmo caso em Conselheiro Lafaiete.

20/08/2020 16h02
660
Por: Adriano Vianini
Funcionários da Viação Presidente em SJDR ameaçam entrar em greve por salários atrasados. Foto: Reprodução internet
Funcionários da Viação Presidente em SJDR ameaçam entrar em greve por salários atrasados. Foto: Reprodução internet

Os funcionários da Viação Presidente, apoiados pelo Sind-Ute, poderão entrar em greve na próxima semana caso não houver acordo para o pagamento imediato dos quatro meses de salário atrasado. O Sindicato e os funcionários farão uma manifestação amanhã, sexta-feira (21), às 8h30 na frente da garagem da empresa, no bairro das Fábricas, em direção ao centro da cidade, com término em frente à Prefeitura de São João del-Rei.

O Presidente do Sind-Ute, André Nogueira, explica que a empresa adotou o programa do governo federal e reduziu a jornada de grande parte dos contratos em 70%, sendo responsável por pagar 30% do salário. No entanto, os funcionários não receberam o valor de responsabilidade da empresa. “A ideia dessa manifestação é cobrar esses quatro meses de atraso no salário, referente a parte da empresa, em relação a suspensão dos contratos de trabalho. Tem quatro meses que eles não pagam para os funcionários. A gente está reivindicando os 30% da taxa da empresa, referente a suspensão temporária de trabalho, esse acordo com o governo federal. Os 30% que é de responsabilidade da empresa, não são pagos tem 4 meses. O salário da categoria já é baixo. Muitos estão recebendo abaixo do salário mínimo, o que está levando passar necessidade das mais básicas possíveis.”

De acordo com o Sindicato, a empresa realizou uma reunião com parte dos funcionários nesta quinta-feira(21), pela manhã. Segundo os funcionários, a empresa propôs pagar os quatro meses atrasados parcelados à partir de janeiro de 2021. Por isso, de acordo com o Sind-Ute, a manifestação está mantida com grande possibilidade de greve pra semana que vem. 

Desde o início da pandemia da covid-19 a empresa responsável pelo transporte público de São João está trabalhando com horários reduzidos das linhas de ônibus. Mesmo com o avanço do munícipio para a Onda Amarela do Programa Estadual, no dia 01 de agosto, que resultou na abertura de grande parte do comércio da cidade, as linhas continuam em caráter emergencial. A Rádio Emboabas entrou em contato com a Viação Presidente, mas até o fechamento da reportagem no início da tarde desta quinta-feira, dia 20 de agosto não obteve retorno. A emissora continua no aguardo do posicionamento da empresa.

Vale lembrar que no final de julho, os funcionários da Viação Presidente em Conselheiro Lafaiete, também fizeram greve e a cidade amanheceu sem transporte coletivo e com protesto de funcionários da empresa. O problema só foi resolvido por lá após a prefeitura notificar a Viação Presidente que se comprometeu em pagar os funcionários e voltou a circular.

 

Com informações da Rádio Emboabas.

Leia também:

Viação Presidente está insustentável em SJDR e Conselheiro Lafaiete

Sem expectativas do poder executivo para novos investimentos, empresa de transporte urbano opera por força de decreto emergencial e pode ser vendida nesse ano

 

 

 

 

Município de São João del-Rei tem 90 dias para realizar licitação de transporte público

Justiça determina nova licitação sob pena de multa diária por atraso de R$ 5 mil que pode chegar até a suspensão do pagamento à Viação Presidente

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 14h52 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

28° Sensação
3 km/h Vento
47% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias