Terça, 24 de Novembro de 2020 20:17
32 999532355
Cultura Patrimônio

Apaixonados pela cultura e história se reúnem em programa sobre Patrimônio Cultural na Rede Minas

Moradores de Barbacena, Matozinhos, São João del-Rei e Bambuí participam do programa Brasil das Gerais, nesta sexta (28)

25/08/2020 15h54 Atualizada há 3 meses
311
Por: João P. Sacramento
São João del-Rei. Foto: Pedro Vilela
São João del-Rei. Foto: Pedro Vilela

O que uma professora, um tecnólogo em laticínios, um arquiteto e um superintendente de Cultura têm em comum? O amor pelas suas cidades. O Brasil das Gerais reúne, em um programa, os “guardiões do patrimônio”. São moradores de Barbacena, Matozinhos, São João del-Rei e Bambuí que falam sobre a história e a cultura desses municípios, a situação do patrimônio dos locais onde vivem e as iniciativas de conservação e fomento de bens que vão de casarões ao queijo.

O programa, que vai ao ar na próxima sexta (28), conta com a participação de Lés Sândar, que leciona história em Matozinhos, na região central do estado. A professora vai falar sobre a cidade, que abriga casarões, fazendas, estação de trem e até grutas com pinturas rupestres. Também participa do programa, direto de Bambuí, na região centro-oeste de Minas, o tecnólogo em laticínios, e autor do livro “Rotas gastronômicas e a tradição do queijo artesanal da região da canastra”, Jonas Guimarães e Silva. Na sala de aula, ele ensina o modo de fazer o queijo canastra reconhecido como patrimônio nacional. 

Ulisses Passarelli representa SJDR na Rde Minas.
Foto:Divulgação/Rede Minas

O programa ainda traz o arquiteto Sergio Ayres, de Barbacena, no Campo das Vertentes. Ele revela curiosidades sobre os povos tradicionais do quilombo Candendê e os remanescentes dos índios Puri e ainda revela outras riquezas da cidade, como a Festa da Rosa. Completa a lista de convidados, o superintendente de cultura de São João del-Rei, Ulisses Passarelli. Também no Campo das Vertentes, ele vai falar sobre a cidade histórica mineira famosa por suas construções da época do Brasil Colônia, que são exemplo de conservação.

Patrimônio é destaque na grade da Rede Minas. O Brasil das Gerais sobre os guardiões do patrimônio em Minas Gerais é a última edição da série especial que o programa exibe em homenagem ao mês em que é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Como já dito, o programa vai ao ar nesta sexta (28), às 17h30, pela Rede Minas. A ação é uma promoção do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, da Rede Minas e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha – MG) em parceria com a APPA – Arte e Cultura. O público também pode conferir a atração, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 20h00 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 25°

22° Sensação
3 km/h Vento
66% Umidade do ar
80% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias