Domingo, 27 de Setembro de 2020 12:54
32 999532355
Cultura Cinema LGBTI

Festival Internacional de Cinema LGBTI exibe filmes sobre diversidade sexual e de gênero

Dramas, documentários e comédias integram a mostra, realizada entre os dias 28 e 30 de agosto na plataforma LGBTFLIX

27/08/2020 17h44 Atualizada há 4 semanas
461
Por: João P. Sacramento
Festival de cinema LGBTI. Foto: Divulgação
Festival de cinema LGBTI. Foto: Divulgação

Quatorze produções audiovisuais com narrativas sobre diversidade e vindas de vários lugares do mundo integram o festival, que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, no endereço www.votelgbt.org/flix. A presença de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no audiovisual precisa ser ampliada, e o Festival Internacional de Cinema LGBTI chega a sua 5ª edição sabendo da complexidade do tema e com o intuito de contribuir como uma janela de exibição dessa produção.

Desta vez a mostra será promovida online e totalmente gratuita. O evento é possível graças a uma união a Embaixada da Bélgica, com participação das embaixadas da Alemanha, Austrália, Áustria, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Irlanda, Países Baixos e Uruguai, e parceria com a Delegação Europeia no Brasil. Juntas, elas reafirmam o compromisso com a igualdade e a dignidade de todos os seres humanos, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Além dos filmes internacionais, a mostra conta com produções brasileiras. Desta forma, o evento audiovisual possibilita também trazer reflexões importantes sobre diversidade sexual e de gênero no contexto nacional.

 A exibição é viabilizada por meio da parceria com o coletivo #VoteLGBT, que é um movimento que busca aumentar a representatividade das pessoas LGBT+ em todos os espaços da sociedade, principalmente na política. Segundo Gui Mohallem, um dos membros do coletivo. "Cada vez mais temos percebido a importância da cultura e da arte dentro do ativismo que a gente pratica. O acesso a narrativas respeitosas de indivíduos LGBT+ foi - e ainda é - negado a grande parte das LGBT+, e o contato com esse tipo de enredo é muito importante para nos mostrar o que é possível ser e com o que é possível sonhar. Afinal, não estamos sozinhas”, avalia o ativista.

A exibição acontece na plataforma LGBTflix, iniciativa que já reúne 250 filmes brasileiros de temática LGBT+ e tem funcionado como espaço de fruição cultural para espectadores interessados em obras que discutam questões LGBTs, especialmente em tempos de pandemia e isolamento social.

As temáticas

Filme Erik&Erika Foto: Divulgação

A programação engloba filmes que abordam alguns temas presentes na vastidão das vivências das pessoas LGBT+. A transição de gênero, realidade historicamente evitada pela produção audiovisual, é eixo central do documentário australiano ‘52 Terças-feiras’, da diretora Sophie Hyde. A intersexualidade é objeto do filme austríaco ‘Erik&Erika’, de Reinhold Bilgeri, ao tratar da vida de uma aclamada esquiadora que tem sua identidade questionada. Mas nem só de histórias de superação vive o audiovisual LGBT+, por isso na comédia uruguaia ‘Os Golfinhos Vão para o Leste’ um gay solitario evita a visita da filha, mas repensa a decisão ao saber que será avô. 

De fundamental importância na cultura LGBT+, a arte drag aparece em ‘Galore’, documentário que narra dilemas na vida de Lady Galore, drag holandesa que resolve passar por uma cirurgia de redução do estômago. 

Entre as produções brasileiras, questões urgentes são propostas, como o tensionamento da existência transexual na periferia, abordagem feita pelo filme “Meu Corpo é Político”. Já em “Terra Sem Pecado” a reflexão parte de relatos sobre homossexualidade em comunidades indígenas. A lista de produções nacionais se encerra com o documentário “Que os Olhos Ruins Não Te Enxerguem”, que costura relatos contundentes para problematizar a interseção entre gênero, raça e classe na comunidade LGBT+.

A programação completa, você encontra no Facebook e no Instagram: @fic.lgbti / @votelgbt

Todos os filmes estarão disponíveis na plataforma no período de 18h de 28 de agosto até 23h59 do dia 30 do mesmo mês. À exceção é o filme “Erik&Erika”, que será transmitido às 20h do dia 29 de agosto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 12h43 - Fonte: Climatempo
30°
Tempo aberto

Mín. 17° Máx. 29°

28° Sensação
14 km/h Vento
20.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias