Terça, 22 de Setembro de 2020 21:03
32 999532355
Eleições 2020 Eleições 2020

Valdecir Braga (DEM) defende gestão na saúde e desenvolvimento do turismo local

Pré-candidato também comentou convite feito pelo deputado federal Dr. Frederico para disputar a prefeitura do município e por que decidiu se candidatar

01/09/2020 19h47
250
Por: Thais Marques
Foto: Reprodução vídeo
Foto: Reprodução vídeo

A série de entrevistas promovida pelo Mais Vertentes contou nessa segunda-feira (31), com a participação do administrador Valdecir Braga (DEM). Pré-candidato à prefeitura de São João del-Rei, Valdecir da ASAPAC, como é conhecido, citou suas pretensões nas áreas da saúde, planejamento econômico e turismo.

Nascido em São João del-Rei em 1976, Valdecir é graduado em Administração pela Uniptan. Como músico estudou no Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier, e foi presidente da Banda de Música Theodoro de Faria. Trabalhou como prestador de serviço técnico de telecomunicações na antiga Telemig e foi gerente de marketing e captação de recursos pelo Hospital Nossa Senhora das Mercês. Desde 2006, ele atua na Asapac (Associação de Amparo a Pacientes com Câncer).

Sobre ser pré-candidato à prefeitura de São João del-Rei, Valdecir Braga (DEM) comenta que foi a convite do deputado federal Dr. Frederico (Patriota). Também contou que já havia sido convidado nas últimas eleições a ser vice prefeito, mas sentiu que não era o momento. Diz que na ocasião, não se sentia preparado e sua preocupação era com os pacientes da Asapac. “Eu não poderia abandonar a Associação e entrar para a vida política sem ter alguém para dar continuidade ao trabalho que lutamos há anos”,  afirma Valdecir.
Segundo o pré-candidato, uma administração pública precisa de pessoas, e que  sozinho não se faz nada. Valdecir diz ser necessário ouvir, buscar os melhores técnicos, para poder administrar a cidade que “é o que o povo precisa e o que o povo merece”.

Se eleito, Valdecir diz que a prioridade será a saúde. Ele sente-se incomodado em não poder atuar em outras demandas da área, e que mesmo não sendo médico, acredita ter experiência por possuir anos de trabalho na área. Pontuou ainda que “a saúde não é para tratar depois que está doente, de forma paliativa”. Comenta que em seu trabalho na Asapac conseguiu o índice de cura de 80% com diagnósticos precoces. Ele pretende também estruturar uma "rede consolidada" entre o Hospital Nossa Senhora das Mercês, a Santa Casa de Misericórdia, as Unidades Básicas de Saúde e a UPA, investindo  na qualificação e na valorização dos profissionais que estão “na ponta” dos atendimentos. Afirma que muitas das demandas poderiam ser  resolvidas nas UBS se os profissionais tivessem qualificação, equipamentos necessários e médicos para o primeiro atendimento. 

Valdecir também destaca a parceria e o "respaldo" do poder público nos contratos com as casas de saúde. “Se não tem um contrato para oferecer um bom serviço para a população, a meu ver, a culpa não é da casa de saúde. A culpa é da gestão da saúde municipal”, afirma Valdecir. 

Em relação aos recursos para a área da saúde que foram enviados para o município, Valdecir diz faltar transparência na prestação de contas e questiona: "para  onde foi cada centavo? Eu gostaria de saber. Te garanto que toda a população de São João del-Rei gostaria de saber”.

Cita que a administração de uma cidade “é uma engrenagem e para tudo estar funcionando de acordo, é necessário o alinhamento entre as secretarias". 

Outra prioridade do pré-candidato é o cidadão. “O dia que o cidadão for prioridade na nossa cidade, com certeza vai se fazer muito com menos”, ressalta. Para ele será necessário otimizar os serviços e os recursos e direcioná-los de maneira mais estratégica. “Não adianta eu querer fazer obras mirabolantes para transformar a cidade se o que o cidadão precisa lá na ponta eu não estou atendendo”, diz Valdecir. E que para fazer acontecer “precisa de corpo técnico e pessoas que entendam de gestão”.

Visando o crescimento de São João del-Rei, Valdecir diz que a cidade precisa de publicidade, criando-se uma agenda de eventos para os próximos quatro anos.

Para o desenvolvimento econômico pós-pandemia, Valdecir pretende investir no turismo e na cultura do município e dos distritos, estabelecendo um calendário fixo de eventos. Segundo o pré-candidato é uma ação que traria investimentos para SJDR, proporcionaria mais contratações para atender uma demanda crescente de turistas, empregos e giro no comércio. Ressalta também o Distrito Industrial como um imã para atrair novas empresas e gerar mais oportunidades de emprego. Vislumbra uma Usina de Reciclagem para resolver os problemas de coleta do lixo e trabalhar em campanhas de conscientização para a população sobre a reciclagem.

Uma solução para a melhor utilização dos espaços públicos e a valorização do produtor local será a criação de uma feira onde, segundo Valdecir, "artesãos e agricultores do município e dos distritos possam comercializar seus produtos e atrair, assim, pessoas de outros municípios a fazerem compras na cidade".

Quanto à valorização da cidade pelos próprios são-joanenses, Valdecir diz que “é preciso mostrar ao cidadão que mora aqui as nossas riquezas”, e que esse trabalho pode ser iniciado nas escolas, ensinando mais sobre a história e locais que devem ser apreciados em SJDR. Além disso, o incentivo no ensino integrals será uma das alternativas se eleito.

No que se diz respeito ao turismo, Valdecir pontua que é necessário ir além do turismo religioso. Ressaltou o fato de termos Orquestras Bicentenárias, bandas em todos os bairros, o Exército com apresentações musicais e a Serra do Lenheiro. "Não precisamos ir fora para nos encantarmos, pois aqui na nossa cidade temos diversas atrações fantásticas”. Investir no turismo ecológico e resgatar o Parque em SJDR também é um dos seus objetivos. “Às vezes viajamos para conhecer trilhas, montanhas, grutas e nós temos tudo aqui na nossa cidade e não é explorado” e garante que várias pessoas podem trabalhar nessa área.

Sobre a educação municipal, mesmo que elogiada, Valdecir ressalta que é necessário avançar na inclusão social e na valorização dos profissionais, dos servidores da educação e produzir materiais para que haja desenvolvimento no segmento. Apresentar parcerias com as Universidades e Institutos Federais para agregarem não só na educação, mas também em outras áreas da administração pública.

Sobre os projetos de saneamento básico, Valdecir diz que fará um mapeamento junto com os funcionários para entender o que “há de errado”. Pretende investir no tratamento da água, valorizar os técnicos, investir em equipamentos de proteção individual e materiais necessários para que o trabalho seja realizado. O pré-candidato pretende ainda investir no Damae como departamento autônomo e não vislumbra a terceirização ou parceria público/privada. “Ainda tem jeito” diz Valdecir referindo-se ao Damae. 

Acredita que todos os setores da prefeitura precisam de concurso público. “Tem que parar de trocar de funcionário público, tem que trocar é o prefeito”, diz Valdecir, e completa que “temos que acabar com a cultura do favorecimento, é o direito do cidadão que deve prevalecer. O que é direito da população tem que ser feito pela administração pública”. 

Quanto a segurança pública, Valdecir diz que é necessário uma conversa com a Guarda Municipal para que ela seja “mais educativa do que punitiva”. O monitoramento via câmeras nas ruas da cidade para garantir a preservação do patrimônio, acredita no trabalho conjunto com os órgãos responsáveis pela segurança e pleiteia desenvolver  projetos sociais junto às ONGs e instituições de ensino para diminuir a taxa de criminalidade no município.

Valdecir Braga ressalta que para uma São João del-Rei melhor é necessário que tenha prevenção da saúde, que gera emprego e renda, mostre nossos talentos e características. E que todas as Secretarias, Conselhos e a Prefeitura precisam estar em constante comunicação e monitoramento para que “possamos planejar uma cidade melhor”.

Confira a live na íntegra!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 20h55 - Fonte: Climatempo
14°
Céu encoberto

Mín. 12° Máx. 19°

14° Sensação
40.2 km/h Vento
86.5% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias