Domingo, 20 de Setembro de 2020 07:53
32 999532355
Eleições 2020 Polícia

Barbacena: Eleições 2020 já é caso de polícia na cidade

Kikito (PV) vai à delegacia denunciar falsa pesquisa de intenção de votos

02/09/2020 16h06 Atualizada há 3 semanas
602
Por: João P. Sacramento Fonte: Folha de Barbacena
Kikito (PV) denuncia falsa pesquisa em Barbacena. Foto: Internet
Kikito (PV) denuncia falsa pesquisa em Barbacena. Foto: Internet

Uma pesquisa de intenção de votos a Prefeitura Municipal de Barbacena virou caso de polícia na tarde de ontem (01/09). De acordo com relatos recebidos pelo jornal Folha de Barbacena, eleitores estão recebendo ligações de possíveis profissionais de um instituto de pesquisa que questionam em quem o eleitor votaria para Prefeito de Barbacena. No entanto, o eleitor, ao apontar sua intenção em algum pré-candidato preferido, é questionado se manteria o seu voto a partir de supostas acusações criminais, apresentadas sobre o pré-candidato, apresentadas pelo suposto pesquisador.

Segundo o jornal Folha de Barbacena “As graves acusações feitas pelo entrevistador, não dão detalhes do processo em que acusam o pré-candidato, como o número processual, época em que aconteceu ou informações que permitam averiguar tais acusações”. Ainda segundo o jornal, além de áudios recebidos por fontes da Folha de Barbacena, membros da equipe da empresa receberam ligações desta pesquisa. 

"Fiquei surpreso com o modo como as perguntas foram feitas. Não entendi como uma pesquisa pode fazer algumas perguntas denegrindo a imagem de alguém, ainda mais quando se trata de questão de 'em quem você vai votar'. Foi a primeira vez que participei de uma pesquisa de intenção de votos, mas achava que era realizada de outra forma", afirmou uma das fontes do FB

O alvo dessas acusações foi o pré-candidato a prefeito, Carlos Kikito, que se espantou quando começou a receber informações de que isso estava acontecendo. Na tarde de ontem (01/09), o pré-candidato pelo PV procurou um posto policial e fez a denúncia. 

"O jogo sujo começa antes mesmo de se ter os nomes confirmados para as eleições. Supostos pesquisadores contratados ligam para as pessoas dizendo querer uma entrevista, quando o eleitor declara sua simpatia ou possibilidade de voto, começam a dizer que respondo processo por agressão contra mulher. Repudio essa ação que, não tendo base, alimenta o jogo rasteiro, toda eleição é assim: mentiras, calúnias e desespero! O povo de Barbacena não suporta mais isso. Não acredite em fake news e em casos criados para lhe iludir", afirmou Kikito, que disse também que fará uma queixa-crime na justiça eleitoral.

As ligações foram feitas por diferentes números e a Folha de Barbacena (FB) tentou entrar em contato através destes, mas as ligações não foram atendidas. Todos os números recebidos pela redação do jornal tinham como código de área o 032, que é o da região de Barbacena.

De acordo com a FB, em informações apuradas, “há relatos de acusações contra outros candidatos na mesma pesquisa. A situação acontece da mesma forma como relatado pelo pré-candidato Kikito, quando o entrevistado se posiciona quanto a um candidato, o entrevistado apresenta uma suposta acusação processual referente ao nome escolhido pelo entrevistado”.

Barbacena já conta, até o momento, com oito pré-candidatos ao Executivo da cidade. Além do Kikito (PV), estão no páreo Amarílio Andrade (PSD), Carlos Dú (MDB), Edson Resende (PT) e Ilson Tererê (Avante), que atualmente fazem parte do Legislativo da cidade. Pedro Rocha (PSOL), Marli Gava (PSL) e José Maria (Podemos) também já manifestaram interesse em disputar a administração municipal. 

O atual prefeito de Barbacena, Luís Álvaro (PSD), ainda não confirmou sua intenção de concorrer nas eleições de 2020. No lugar dele, pode entrar o seu próprio antecessor, Toninho Andrada (DEM). Danuza Bias Fortes (PDT), que também já foi prefeita no município, é outro nome que está sendo especulado, além do nome da atual vice-prefeita Ângela Kilson.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barbacena - MG

Barbacena - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Barbacena - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 07h51 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

18° Sensação
26 km/h Vento
47.2% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Chuvoso
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias