Terça, 22 de Setembro de 2020 20:46
32 999532355
Saúde Santa Casa

Nazareno: Família ainda não sabe a causa da morte do filho de 12 anos

Após entregar laudo com o diagnosticando negativo para a covid-19, a Santa Casa de Misericórdia não deixa claro por que foi divulgado teste positivo e qual a real causa mortis

03/09/2020 19h13 Atualizada há 3 semanas
986
Por: Thais Marques
Santa Casa de São João del-Rei - Foto: reprodução internet
Santa Casa de São João del-Rei - Foto: reprodução internet

Por Thais Marques e Adriano Vianini

Após entregar nesta quarta-feira (2), um novo laudo com resultado negativo para o novo coronavírus a mãe e a tia de Eduardo Junior Andrade Fernandes, de 12 anos, natural de Nazareno, a Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei segue com o mistério sobre a real causa da morte do paciente que estava internado na ala pediátrica da instituição.

O menino, de 12 anos, deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei no dia 15 de agosto e, infelizmente, faleceu “com diagnóstico de coronavírus” no dia 24 de agosto, segundo Boletim Epidemiológico Oficial da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, e a própria Santa Casa, publicados pelo portal Mais Vertentes. Segundo o boletim, o menino estava internado na ala pediátrica da Santa Casa e não tinha doenças pré-existentes. “Informamos a ocorrência de um óbito testado positivo para COVID-19 cujo obtuado residia no município de Nazareno, tinha 12 anos, sem registro de comorbidades conforme Declaração de Óbito e ficha de notificação.”  

Sete dias após a morte de Eduardo, os parentes receberam um novo laudo da Santa Casa, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, de Belo Horizonte, com o resultado negativo para Covid-19 (documento abaixo). Porém, segundo os familiares, também não foi dado nenhuma explicação do que o menino morreu. "Não tivemos tempo nem para velar nosso menino achando que era Covid", disse a tia do menino Eduardo. 

Entenda o caso

O advogado e amigo da família, Dr. Paulo César Furtado, disse que a morte do menino Eduardo foi anunciada como Covid-19, e na qual consta no Atestado de Óbito. Segundo Furtado, no dia 24 de agosto, foi informado aos familiares de Eduardo que o falecimento do menino era por Covid-19. "Porém, agora sabemos que essa não foi a causa mortis", pontua o advogado. "Não foi dado à família  pela Santa Casa e nem pela Prefeitura uma explicação lógica sobre a morte do Eduardo. Se não foi Covid, o que foi?", questiona Furtado. O advogado também informou que Eduardo era um menino normal, sadio, que jogava futebol e que, de repente, passou mal com fortes dores na barriga. 

Prontamente Eduardo foi encaminhado para São João del-Rei com suspeita de apendicite. Segundo a família e o advogado Furtado, dias antes do Eduardo falecer, foi informado pela Santa Casa que o menino estava com uma infecção e que seria preciso operar o apêndice. Também foi comunicado a família um inchaço no joelho onde teve que ser drenado. Segundo o advogado, também chegou a ser cogitado por médicos uma possível suspeita de picada de inseto (aranha), mas que não chegou a ser confirmado e a mãe não viu nada de "anormal" no filho.

Há um mistério acerca dos motivos que levaram a criança a falecer dentro da instituição. O portal Mais Vertentes teve acesso ao laudo do exame entregue a família de Eduardo (abaixo), realizado pela Fundação Ezequiel Dias, cuja coleta para o teste da Covid-19, no método RT-PCR (o mais recomendado e utilizado para Covid-19), no qual foi coletado no dia 21 de agosto. Ou seja, Eduardo ainda estava "bem" dentro da Santa Casa. Portanto, qual seria o outro teste/metodologia/aparelho utilizado pela instituição de saúde que testou positivo só no dia 24 de agosto, dia do falecimento do menino?

Nota emitida pela Santa Casa em 25 de agosto

A Santa Casa de Misericórdia e a Prefeitura Municipal de Nazareno, no mesmo dia do óbito, emitiram uma nota em suas redes sociais sobre o falecimento do menino por Covid-19. A Santa Casa disse que "com imenso pesar, a equipe da Santa Casa informa o falecimento de uma criança de 12 anos que estava internada em nossa instituição apresentando quadro infeccioso grave e testou positivo para coronavírus. Todos nós, em franca batalha na linha de frente contra a Covid-19, lamentamos a notícia e registramos condolências aos familiares e amigos que sentem essa perda”. Em nota, a instituição afirma que “reforçamos nosso empenho na contenção do coronavírus e pela saúde de todos, Ao mesmo tempo, pedimos novamente que permaneçam vigilantes às orientações das autoridades sanitárias".

Outro fato que chamou a atenção foi que a criança não constava como paciente internada com o novo coronavírus na instituição, de acordo com o Boletim divulgado no dia 24 de agosto. Procurada pelo Mais Vertentes no dia 26 de agosto, a assessoria de comunicação da Santa Casa informou não ter tido conhecimento de que o paciente não estava contabilizado no Boletim. A assessoria ficou de checar as informações, mas até o fechamento desta edição (quinta-feira, 03, às 19 horas) não obtivemos retorno.

No dia 26 de agosto, Eliene Jaqueline de Andrade Freitas, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de SJDR, disse ao portal Mais Vertentes que o setor de epidemiologia do município “não tem intenção de omitir os dados”, e que preza pela “transparência acima de tudo”. Ela informou ainda que os dados que o setor emite são obtidos com as instituições e serviços de saúde, e que a avaliação é feita pelo conhecimento clínico do estado do paciente, as suspeitas, protocolos e toda a orientação sobre o paciente que as instituições relatam. 

Sobre o paciente que veio a óbito, Eliene disse que o setor recebeu a notificação sobre o estado do paciente no dia 24 de agosto, e que devido a evolução do quadro clínico do mesmo “não teve tempo hábil para as informações serem lançadas no boletim no mesmo dia”, e que seria informado em tempo subsequente” - dia 25 de agosto. Reforçou que “toda a equipe médica da instituição fez o possível para a recuperação do paciente” e que desdobramentos do processo atípico de evolução do paciente poderiam ser informados. 

Nota emitida pela Pref. de Nazareno
em 3 de setembro

A Prefeitura de Nazareno também obteve a informação do menino ter falecido com o novo coronavírus e, em nota divulgada pelo site, informou que "utiliza somente dados de documentos oficiais. Na Declaração de Óbito do menor E.J.A.F., emitida pela Santa Casa de Misericórdia de SJDR, onde ele se encontrava internado, foi registrado pelo médico responsável, como uma das causas da morte a Covid-19". A nota diz ainda que "A Secretaria Municipal de Saúde de Nazareno fez vários contatos formais coma direção da Santa Casa de Misericórdia na busca de melhores informações, porém até o momento os responsáveis ainda não se pronunciaram acerca dos questionamentos".  

O advogado Dr. Paulo César Furtado também comentou que "em nenhum momento foi dado uma explicação lógica para a família sobre a real causa da morte. A família tomará as medidas legais cabíveis para esclarecimento dos fatos, em especial a causa mortis, o que de fato aconteceu, e caso haja alguma responsabilidade será imputado a quem de direito", informou.

O mistério sobre a reviravolta dos diagnósticos de positivo para negativo em uma semana, os questionamentos sobre quais testes foram feitos no paciente que detectaram a presença do coronavírus inicialmente, se a criança foi tratada  para o coronavírus ou outra doença e se houve algum tipo de negligência neste caso ainda persistem.

O Mais Vertentes procurou a Santa Casa de Misericórdia novamente buscando esclarecimentos sobre o caso, mas até o fechamento desta edição não obtivemos retorno.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 20h35 - Fonte: Climatempo
14°
Céu encoberto

Mín. 12° Máx. 19°

14° Sensação
39.7 km/h Vento
86.3% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias