Terça, 22 de Setembro de 2020 19:42
32 999532355
Cidades Tapetes

Resende Costa busca obtenção de um selo de procedência do artesanato local

A iniciativa é da ASSETURC e tem o objetivo de agregar valor e divulgar melhor os produtos da cidade. Mas você sabe o que é o IG de um produto?

04/09/2020 16h24 Atualizada há 3 semanas
204
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet
Foto: Internet

Você sabe o que quer dizer o selo IG dos Produtos? A sigla significa “Indicação Geográfica”, que é um selo que reconhece uma área de produção de certo produto determinado dentro de um país pela sua qualidade diferenciada. 

Vários alimentos de mercado chegam com um vistoso selo “DOC”, mas poucos sabem o que exatamente isso quer dizer. A sigla quer dizer “Denominação de Origem Controlada”. Os produtos desse grupo são champanhe, o queijo da Serra da Canastra e a nossa cachaça. Denominação de Origem (DO) é uma subdivisão mais restritiva dentro da IG.

Na prática, esse selo garante que o produto foi feito de uma forma específica, com matéria-prima selecionada e em região determinada. A qualidade de produtos com selos de procedência acaba sendo alta pois os produtores têm de seguir a riscas as especificações, garantindo assim o padrão da região. 

O selo por si só garante uma qualidade melhor do alimento que se está comprando, no entanto, mais importante que isso, valoriza a produção local e sua história, pois o DOC, mistura cultura e qualidade. Foi uma forma que a gastronomia mundial encontrou de não banalizar produtos que se popularizaram em excesso, comprometendo a qualidade e a identidade do alimento. 

Exemplo clássico é o nosso preciosa café. Minas Gerais é o estado que mais produz café no Brasil, sua produção corresponde à mais de 50% da produção nacional. No dia 19 de maio de 2019 a região mineira do Campo das Vertentes foi reconhecida como produtor responsável pelo cultivo do café. Esse reconhecimento, segundo especialistas, é importante para agregar valor ao produto e, consequentemente, abrir a possibilidade da região de obter o chamado IG (Identificação Geográfica) do café. Confira a matéria que fizemos aqui!

No fim das contas, é um movimento necessário e útil. Garante a qualidade proporcionada pelo alimento que se está comprando e, ao mesmo tempo, valoriza-se a cultura e a região responsável pelo desenvolvimento histórico.

O selo para os tapetes de tear de Resende Costa

O município de Resende Costa busca a obtenção de um selo de procedência do artesanato local. A iniciativa é da Associação Empresarial e Turística de Resende Costa (ASSETURC) e tem o objetivo de agregar valor e divulgar melhor os produtos da cidade.

De fama nacional, a tapeçaria que ter o selo para comprovar seu sucesso. Acredita-se que, como a aquisição do Selo, que só é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a história e a tradição serão perpetuadas pelas próximas gerações.

Para Fernando Chaves, membro da ASSETURC, o objetivo é distinguir o produto de similares industriais que estão surgindo no mercado. “A intenção é deixar de vender apenas um produto e vender uma experiência cultural e uma tradição”. disse Chaves em entrevista para o Bom Dia Brasil de hoje (04). Confira a matéria aqui!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Resende Costa - MG

Resende Costa - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Resende Costa - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 19h32 - Fonte: Climatempo
15°
Céu encoberto

Mín. 12° Máx. 19°

15° Sensação
39.5 km/h Vento
85.7% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias