Domingo, 27 de Setembro de 2020 14:30
32 999532355
Geral Reclamação

Vero Internet prioriza fusões e aquisições, mas reclamações dos serviços prestados só aumentam

Site ReclameAqui classificou a operadora de internet como Regular e reclamações pelas redes sociais só aumentam

08/09/2020 20h38 Atualizada há 3 semanas
246
Por: Adriano Vianini
Vero Internet - empresa parece se preocupar com fusões e aquisições, mas pouco em melhorias da rede e atendimento. Foto: Site Fusões e Aquisições
Vero Internet - empresa parece se preocupar com fusões e aquisições, mas pouco em melhorias da rede e atendimento. Foto: Site Fusões e Aquisições

O uso da internet no Brasil cresceu durante a quarentena: o aumento foi entre 40% e 50%, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e a alta foi ainda maior para servidores internacionais.

Mas com o aumento do consumo também houve aumento de reclamações. As instabilidades aumentaram, tráfego sobrecarregou, velocidade reduziu, prestação dos serviços pelas operadoras também piorou, e a própria Anatel registrou um número maior de reclamações de usuários a partir da segunda quinzena de março — quando o isolamento passou a ser a regra para muita gente. Alta semelhante foi sentida no portal ReclameAqui, que agrega queixas de usuários na internet.

Em nossa região o problema não é diferente. Além da baixa velocidade e instabilidade da rede, os clientes também reclamam da falta de suporte técnico e atendimento. O Analista de Sistemas, Luiz Ladeira, da cidade de Matosinhos/MG, e cliente da Vero Internet, relata ao portal Mais Vertentes que "desde o dia 03 de agosto minha velocidade está reduzida para menos de 10% do meu plano. Sou assinante 300 MB. Porém, no período das 18h às 23h praticamente não funciona", reclama o jovem que, por causa da pandemia, também passou a trabalhar em casa.

Segundo Luiz, o mesmo já "registrou diversas reclamações pelo atendimento. Reclamação na Anatel e mesmo assim sigo com o mesmo problema", informa. A resposta dada por todas as operadoras da região, segundo reclamações compartilhadas nas redes sociais, e repetida para o Luis Ladeira é que "trata-se de uma falha geral na nossa região".

Já em São João del-Rei, Andréa Evangelista, também cliente da Vero Internet relata outro problema no atendimento. "Estou sem internet desde sexta-feira (11). E em cada uma das vezes que entrei em contato com a Vero não houve uma resolução satisfatória. Primeiro alegaram que o problema era com o aparelho na minha casa e agendaram de vir, só que não apareceram. Liguei novamente e a conversa mudou: alegaram agora que o problema era interno, ou seja , não era na minha casa e sim no equipamento deles", informou a autônoma Andréa. "Sinceramente não me convenceu. Tenho certeza que eles estão me enrolando e só resolverão a questão após o feriado. Mas eu sou autônoma. Dependo da internet  para trabalhar", ressaltou.

O portal Mais Vertentes já informou problemas relacionados às operadoras em diversas cidades da região:

"Após pressão, Vero Internet poderá ter que se explicar junto à ANATEL e ao Ministério Público"

"Operadoras de internet da região das Vertentes não seguem recomendações da Anatel e restringem acesso de devedores".

Em março, a Anatel registrou 67 mil reclamações relativas a banda larga, com concentração a partir da segunda quinzena. Em abril, o volume passou de 74 mil e em maio o número foi semelhante, com mais de 73 mil queixas. No ano passado, houve 50 mil reclamações em março, 48 mil em abril e 47 mil em maio.

O site ReclameAqui, que agrega queixas dos usuários, também viu o número de publicações contendo o termo “internet” crescer: de 12 mil em março para mais de 14 mil em abril. 

Velocidade de download caiu, e usuários sentiram

Dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC) mostram a influência da pandemia de coronavírus na qualidade da internet no Brasil. Após o primeiro caso da doença, em março, o Brasil registrou velocidade de download abaixo da média e o tempo de resposta ficou acima da média — o que significa que as solicitações aos servidores ficaram mais demoradas. 

A situação tem se normalizado, segundo as medições do NIC, mas foi sentida pelos usuários. A advogada Maria Rita Silva, por exemplo, teve que renovar a conexão de sua casa em São João del-Rei durante a quarentena. Precisando trabalhar de casa, o sinal não era bom no quarto que transformou em escritório. “Eu passava a maior parte do meu tempo fora de casa. Quando usava a internet aqui era para coisas simples ou streaming na própria sala”, afirma.

Por causa disso, investiu: contratou um pacote com velocidade maior e instalou uma rede de distribuição WiFi, para melhorar a qualidade da recepção no novo escritório. “Com milhares de reuniões de vídeo com clientes, e sempre minha internet caindo ou cortando, resolvi aumentar a velocidade”. 

Usuário demonstra velocidade bem abaixo do que contratado.

 

A rede toda pode parar de funcionar?

Especialistas dizem que não existe risco de colapso da rede no país e que a estrutura é sólida, e a própria Anatel firmou uma parceria com as operadoras e prestadoras de serviço para manter a conectividade durante a pandemia. 

“As grandes prestadoras de telecomunicações providenciaram expansões de capacidade em suas redes para absorver a alta de demanda de tráfego. Os pequenos provedores e suas associações se empenharam em otimizar suas redes para esta situação”, disse a Anatel em nota. Porém, também informa "dificuldade de fiscalizar todas as operadoras - especialmente as pequenas".

Nível de Atendimento

Além do serviço ruim, os usuários reclamam da falta de atendimento."Contratado o serviço, agendaram a instalação, não cumpriram a data e hora e quando vc liga passa 45 min ouvindo uma música chata e ao ser atendido não existe uma explicação pra o descaso", informa outro usuário.

O site ReclameAqui classificou a Vero Internet como Regular na opinião dos consumidores, com mais de 500 reclamações. Um usuário ainda relatou que "tiveram a cara de pau de responder falando que tentaram em diversas datas e horários falar comigo, sendo que registrei a reclamação ontem", explicou.

Avaliação Vero Internet no Reclame Aqui
Vero respondeu a Anatel como se não
tivesse conseguido falar com o cliente

 

Para especialistas ouvidos pelo portal Mais Vertentes, podem existir vários culpados pelas reclamações dos usuários: 

  • Rede com pouca banda ou equipamentos ruins;
  • Serviços com aumento da demanda e muitas pessoas utilizando;
  • Diferença de expectativa sobre a capacidade da rede doméstica com aumento do uso.

 

Vero Internet investe R$ 750 mi para dominar pequenas cidades do Brasil

A Vero é uma nova companhia formada pela junção de oito provedoras de internet, atualmente atuando em 39 cidades do interior de Minas Gerais. Ela promete investir R$ 750 milhões para fazer esse número crescer para 200 nos próximos cinco anos.
 
A Vero nasceu por investimentos da Vinci Partners, gestora de recursos na casa dos R$ 26 bilhões. A investidora é quem vai bancar os R$ 750 milhões da expansão, dinheiro que a torna sócia majoritária no negócio.
 
A Vero comprou a BD OnLine, NWNet, Efibra, PowerLine, G4 Telecom, Viaceu, ViaReal e City10. Todas companhias com atuação no centro-oeste, sudeste e sul de Minas.

Falta de comunicação

O portal Mais Vertentes passou o dia tentando contatar a empresa Vero Internet. Justamente uma empresa que visa a abrangência da comunicação, os canais são limitados ao Teleatendimento, WhatsApp e Fale Conosco.

Os atendentes dos canais telefônicos não têm autorização para transferir ligações ou fornecerem informações sobre essas reclamações. O Fale Conosco, nos sites corporativos, não funcionaram e/ou não chegaram aos responsáveis. No site da empresa também não possui informações sobre assessoria de imprensa, mas conseguimos encontrar uma agência que atende a empresa em São Paulo.

Até o momento não obtivemos retorno de nenhuma das empresas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 14h28 - Fonte: Climatempo
30°
Tempo aberto

Mín. 17° Máx. 30°

28° Sensação
14.4 km/h Vento
19% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias