Domingo, 20 de Setembro de 2020 07:51
32 999532355
Religião Jubileu

São João del-Rei: Reformada, igreja Senhor Bom Jesus de Matozinhos prepara jubileu

Igreja no estilo moderno foi reformada e reaberta com festividades dos 60 anos da Paróquia

09/09/2020 16h52 Atualizada há 2 semanas
383
Por: João P. Sacramento
Santuário pós-reforma. Foto:Reprodução/ Redes Sociais
Santuário pós-reforma. Foto:Reprodução/ Redes Sociais

A paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, celebra nesta segunda (14), o ápice das suas festividades em honra ao Jubileu de Diamante de Instalação da Paróquia na cidade. Em ano de pandemia, a paróquia vem transmitindo suas diversas atividades pelo YouTube, Facebook e na rádio.

Na manhã do último sábado (05), aconteceu a primeira missa do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no Santuário. A celebração foi presidida pelo pároco, Pe. José Bittar e, além de iniciar o Jubileu, também marcou a entrega a comunidade de Matosinhos do Santuário reformado internamente. A obra teve a duração de um ano.

A celebração, neste ano reduzido devido à pandemia, com a participação de apenas 30% dos fiéis, seguiu o protocolo diocesano de reabertura das igrejas, publicado em 05 de agosto. O Jubileu deste ano tem como tema "Na Casa do Bom Jesus, Deus habita perto de nós", e comemora os 60 anos de instalação da Paróquia do Bom Jesus de Matosinhos.

Nesta segunda (14), haverá a Solenidade de Exaltação da Santa Cruz com Alvorada Festiva às 6 horas, seguida de missa às 9 horas, presidida pelo Bispo, Dom José Eudes. Às 14h30, terá outra missa e, em seguida, às 16 horas sairá a procissão motorizada com a venerada imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos pelas ruas do bairro. Lembrando que todas as festividades serão transmitidas pelas mídias sociais da Paróquia.

Do Antigo ao Novo

Foto: Acervo/SSBJM

A primeira capela em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João Del-Rei – MG, foi fundada em 19 de maio de 1774, mas a devoção ao padroeiro na região, na época conhecida como Vargem do Porto Real, já vinha desde 1750. 

A imagem de Nosso Senhor Crucificado foi esculpida em cedro, no século XVIII em Portugal, na cidade de Matosinhos. Com altura de dois metros, a imagem retrata Cristo Vivo. São João Del Rei recebe a grande imagem como padroeira, tornando-se então conhecida como a imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Mais tarde, o pequeno povoado existente ao redor da capela recebe o nome de bairro de Matosinhos, em homenagem à imagem proveniente de Portugal.

Em outubro de 1960, foi criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, cabendo ao Reverendíssimo Cônego Vicente Diláscio, representando o então arcebispo de Mariana – Dom Oscar de Oliveira, erguer canonicamente a nova Paróquia. A seguir, Pe. Jacinto Locato Filho, torna-se o primeiro pároco de Matosinhos.

Foto: Acervo/SSBJM

O bairro cresceu e a Matriz, em situação crítica de conservação, também se tornou pequena demais para acomodar os fiéis do Bom Jesus. Em meio a algumas polêmicas, a pequena igreja em estilo mais colonial foi demolida dando lugar a outra maior, mais modernista, em formato de cruz, em 1º de janeiro de 1980. Em setembro de 2003, a Matriz foi elevada à categoria de Santuário Diocesano pelo bispo da Diocese, dom Waldemar Chaves de Araújo. 

Dentre as festas tradicionais, destacam-se o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que acontece de 05 a 14 de setembro, e o Jubileu do Divino Espírito Santo, realizado nos dias antecedentes à festa de Pentecostes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 07h51 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

18° Sensação
26 km/h Vento
47.2% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Chuvoso
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias