Domingo, 27 de Setembro de 2020 13:43
32 999532355
Eleições 2020 Eleições 2020

Barbacena: Toninho Andrada retira pré-candidatura, mas município tem outro Andrada para o pleito

Dinastia da família Andrada perdura por 200 anos na política brasileira

10/09/2020 15h29 Atualizada há 2 semanas
398
Por: João P. Sacramento
Bonifácio Andrada Neto e o avô, Bonifácio de Andrada. Foto: Redes Sociais
Bonifácio Andrada Neto e o avô, Bonifácio de Andrada. Foto: Redes Sociais

Na tarde dessa quarta-feira (09), Toninho Andrada (DEM) retirou sua pré-candidatura ao cargo máximo do Executivo. Juntamente com o prefeito Luís Álvaro (PSD), lançou o nome de Bonifácio Andrada Neto (DEM) para a sucessão municipal. Toninho anunciou a saída da corrida sucessória após encontro com o ex-deputado, e seu pai, Bonifácio Andrada, da qual participou também o prefeito Luís Álvaro.

Ao retirar sua pré-candidatura a prefeito, Toninho Andrada afirmou que vai participar ativamente do processo sucessório. O prefeito Luís Álvaro, por sua vez, disse que Bonifácio Neto “é um jovem com muito talento e capacidade, e pessoa com formação política, social e familiar sólidas”.

Bonifácio Andrada Neto, que é advogado e administrador,  será o candidato a prefeitura apoiado pelo atual prefeito, Luís Álvaro, e por um ex-prefeito, Toninho Andrada. Caso seja eleito, Bonifácio será o gestor mais jovem da história da cidade, com 30 anos. 

Filiado ao DEM, partido que é presidido em Barbacena pelo seu avô, o ex-deputado federal Bonifácio Andrada, é filho do procurador da República José Bonifácio. 

Foto: Redes Sociais

Em reunião na manhã desta quinta-feira (10), o pré-candidato a prefeito Bonifácio Neto avaliou com o prefeito Luís Álvaro e o ex-prefeito Toninho Andrada as possibilidades de coligações e os possíveis nomes para compor a chapa como vice. A expectativa é que nome do pré-candidato a vice seja anunciado até a noite.

Sobre a atual gestão municipal, o pré-candidato a prefeito, Bonifácio Andrada Neto, afirmou que “o bom trabalho realizado por Luís Álvaro respaldou o equilíbrio financeiro do município e a valorização dos servidores. Agora precisamos avançar, levar para os bairros e zona rural os benefícios de um governo estruturado, com ações voltadas para os jovens, mulheres, idosos, trabalhadores e os que estão no mercado em busca de emprego”, disse o pré-candidato, que concluiu: “Barbacena quer mais!”.

Vale lembrar que Toninho Andrada já foi vereador de Barbacena e prefeito por duas vezes, além de deputado estadual. Deixou a prefeitura em 2016, mas passou a cadeira para seu fiel escudeiro Luís Álvaro. Agora ambos tentam repassar a cadeira ao sobrinho.

Andrada: Uma dinastia com 200 anos de poder na política

Dom Pedro I declarou a independência. Marechal Deodoro proclamou a República. O Estado Novo derrubou a República Velha. A ditadura militar varreu a República Nova. E a Nova República se equilibra, aos trancos e barrancos, para não envelhecer mal. Apenas uma família conseguiu acompanhar todas essas fases históricas atravessadas pelo país nos últimos dois séculos do alto do Legislativo brasileiro: os Andrada. 

Os Andrada desembarcaram no Congresso Nacional antes mesmo de ele existir, ainda nas Cortes Portuguesas, em 1821, e não deixaram mais o Parlamento. Começava ali a história de uma dinastia que se perpetua há várias gerações no Congresso. Muitas vezes, repetindo não apenas o sobrenome, mas os próprios primeiros nomes.

Nos últimos 190 anos, a família já produziu  deputados, senadores, presidentes da Câmara, ministros de Estado e do Supremo Tribunal Federal (STF), além de governadores, prefeitos e vereadores. Ao todo, rendeu mais de 20 políticos e ocupantes de altos cargos públicos. Nenhuma outra família superou esse clã na geração de políticos influentes na história do país. 

Uma tradição iniciada com o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada, e que já alcança a sexta geração consecutiva no Congresso. No século passado, não houve uma única legislatura em que os herdeiros do Patriarca não estivessem presentes. Tem sido assim, ininterruptamente, desde 1894.

Bonifácio de Andrada já disse que a influência familiar pode se manifestar em duas formas: Despertando a vocação ou a ojeriza pela política. “Se não gostar, não aguenta. A atividade política é muito exigente e pesada. A política tem de ter o sonho, para você para os outros”, disse o deputado. Mas isso não significa o fim da dinastia Andrada, prova disso é a pré-candidatura de Bonifácio Andrada NETO.

Será que a dinastia Andrada continuará em Barbacena nos próximos quatro anos? 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barbacena - MG

Barbacena - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Barbacena - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 13h26 - Fonte: Climatempo
30°
Tempo aberto

Mín. 17° Máx. 30°

28° Sensação
14 km/h Vento
20.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias