Domingo, 20 de Setembro de 2020 08:16
32 999532355
Cidades Distritos

São João del-Rei: O abandono das estradas rurais

Veja o que o está sendo feito e o impacto na cidade

10/09/2020 15h48 Atualizada há 1 semana
288
Por: João P. Sacramento
O abandono das estradas rurais dos distritos de SJDR. Foto: Arquivo/ Mais Vertentes
O abandono das estradas rurais dos distritos de SJDR. Foto: Arquivo/ Mais Vertentes

Os moradores da Zona Rural de São João del-Rei e distritos sofrem com o descaso das autoridades em relação às vias de acesso a esse lugares. Distritos como Morro Grande, Carvoeiro, Emboabas, Cedro e Cajuru, estão atormentados com estradas cheias de corrugações, buracos e até “mata-burro” próximo de curvas.

No Morro Grande, por exemplo, há um buraco aberto a mais de mês e nada ainda foi feito. Existem manilhas no local a mais de 2 meses. Os moradores dessa região temem o pior, pois o trânsito por essas vias está muito perigoso e pode causar acidentes. E tal situação se agrava em período de chuvas.

O descaso do governo municipal com as vias públicas não é mais novidade. Recentemente, o Portal Mais Vertentes publicou uma matéria questionando uma obra realizada na Avenida Luis Giarola, feita de forma tosca. Confira essa matéria aqui.

Não muito longe da Avenida Luis Giarola, ainda na Colônia, fica um distrito do Felizardo. Esse região fica próxima do bairro Giarola, muito conhecido pelas plantações de agricultura familiar, que abastecem supermercados e escolas de São João del-Rei, e o turismo. No local se repete a situação de descaso com as outras vias públicas das zonas rurais, como mostrado em duas matérias do Portal. Confira aqui e aqui.

Estrada do Felizardo em Fevereiro de 2020.
Foto: Arquivo/PMV

Segundo a moradora e comerciante, Joelma Taroco, “o período da chuva é muito difícil. Os turistas tem dificuldade pra colocar os carros no barro”. Quem endossa a fala de Joelma, é a chef de cozinha Valéria Filomena Taroco, conhecida como Filó, que também é moradora e têm um restaurante no Felizardo à 11 anos. “Ficam péssimas por falta de manutenção. Muita lama, buracos e árvores que caem”, diz Filó e completa “Acaba atrapalhando os turistas que ficam com medo de passar”.

Como já citado, As estradas rurais possuem extrema importância econômica, tanto social como ambiental. Elas são responsáveis pelo acesso da população rural a serviços básicos, como educação e saúde, por exemplo. Por elas também ocorre o escoamento da produção agrícola e, conseqüentemente, o abastecimento das cidades.

Recentemente, a prefeitura de São João del-Rei, iniciou uma obra no Felizardo, e, assim como na Av. Luis Giarola, à obra foi deixada incompleta. “Estava indo muito bem. Fizeram a instalação das manilhas para captação de água pluvial, colocaram cascalho, enfim, o serviço estava fluindo. De repente parou tudo”, comenta Joelma sobre as obras.

 “Iniciou uma obra aqui no mês de Maio de 2020. Já faz 5 meses e nada de acabar”, comenta Filó, que estava ficando satisfeita com o serviço. “Estava fazendo um serviço bom, só que, infelizmente, vai ficar sem a parte que mais precisamos, de pavimentação’. Filó ainda comenta do serviço que está sendo prometido: “Já tem 4 anos que estamos esperando a pavimentação, mas só agora estão fazendo uma parte, porque é ano de políticas”.

O pré-candidato à prefeitura de SJDR, Rômulo Viegas, respondeu a um questionamento de uma moradora do distrito de Arcangelo, em suas redes sociais, sobre o descaso com as zonas rurais, e disse: “Esse questionamento é muito importante. Nossa cidade possui quase 1.000km de estrada na área rural, que precisam urgentemente de mais cuidados. É necessário um olhar mais prático ao dia a dia dos nossos distritos”. 

Filó acredita que o bairro está esquecido pelo poder público e reforça que “daqui da Colônia sai, todos os dias, de 10 a 12 caminhões de verduras que abastece São João e região”, e completa que os moradores é que se juntam para fazer o serviço que a prefeitura deveria fazer, pois “demora um ano para chegar e, quando chega, ainda faz serviço mau feito”, comenta.

Joelma aproveita e reforça que, “considerando que a maior parte das hortaliças que abastecem a cidade saem daqui e o projeto Colônia Viva também tem a maior parte dos componentes aqui, poderiam ter um pouco mais de consideração conosco”.

Joelma, por sua vez afirma que o bairro está “um pouco esquecido” e que as obras devem “continuar o mais rápido possível”, pois, segundo ela “poeira está nos prejudicando muito e daqui a pouco vem a chuva”, lembra a moradora.

O Portal Mais Vertentes entrou em contato com a Engenheira-Chefe da Prefeitura de São João del-Rei, Gláucia Cantelmo, que afirmou que o serviços no Morro Grande até Emboabas começou hoje. A engenheira afirmou que esteve no local e comprovou a gravidade da situação na via e já começou os reparos. Gláucia comentou também que o distrito de Goiabeiras vai receber manutenção em breve.

A Engenheira-Chefe da Prefeitura de SJDR também disse que as obras de pavimentação no Felizardo também já foram iniciadas e que a previsão de entrega é para novembro deste ano. Na tarde de hoje, a moradora Joelma entrou em contato com o Portal Mais Vertentes e disse que os funcionários da prefeitura estavam no local “fazendo serviço com patrol e jogando água”, comentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h11 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

19° Sensação
26 km/h Vento
47.2% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Chuvoso
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias