Novo boletim do NEPE/UFSJ, Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia, publicado nesta quinta-feira (10), apresenta, atualmente, uma média móvel 4,0 casos/dia de Covid-19. Esta média tem se mantido desde o início do mês de setembro, porém a tendência é de aceleração do contágio do novo coronavírus na cidade de São João del-Rei aponta o NEPE/UFSJ. Segundo o novo boletim houve um crescimento de 17%, em relação aos últimos 14 dias quando a média móvel chegou em 3,43 casos/dia.
Em números absolutos do contágio, no último mês (entre 08 de setembro a 09 de setembro), São João del-Rei registrou um aumento de 118 novos casos (561 total). Porém, o número foi menor que o período anterior (09 de julho a 09 de agosto) que registrou 162 novos casos. E bem menor ainda que o mês (09 da 09 de julho) que registrou 213 novos casos.
Dos 18 municípios que compõem a microrregião de São João del-Rei, Barroso, Lagoa Dourada, Prados e São João del-Rei apresentam tendência de aceleração, aponta o novo boletim. Lembrando que Barroso e Prados estavam em Redução no último boletim.
Cidades vizinhas que apresentaram tendência de Redução desde a última contagem foram: Bom Sucesso, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São Tiago e São Vicente de Minas.
Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e Tiradentes aparecem como Indefinidos.
Lavras, Carrancas, Ijaci, Itumirim e Nepomuceno apresentam tendência de Redução. Luminárias, que apresentava redução, segundo o novo boletim, apresenta Elevação, junto com Perdões. As outras cidades da microrregião, como, Itutinga e Ribeirão Vermelho apresentam estabilidade.
Na Microrregião de Barbacena, o município continua apresentando elevação. A vizinha, Antônio Carlos, que apresentava elevação, agora indica redução, junto com Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Carandaí e Ibertioga. As demais cidades da microrregião apresentam estabilidade.
Em SJDR, a região do Bonfim, apresentou redução de -100% no número de casos desde a última contagem. Já os bairros Matosinhos, Colônia, Senhor dos Montes, Jardim Central e Centro apresentaram aumento. Só no bairro de Matosinhos, o aumento foi de +150%. A cidade registrou até ontem (09), 561 casos da doença.
Os distritos do Povoado do Fé, Rio das Mortes e São Sebastião da Vitória, também retratam queda de -100%.
Vale lembrar, que, recentemente, São João del-Rei foi liberada para migrar para a Onda Verde do Minas Consciente.
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 27°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 17° Máx. 27°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.