Domingo, 27 de Setembro de 2020 15:04
32 999532355
Nossa Gente Nossa Gente

Dito Santeiro: o artesão que levou obras mineiras para o Vaticano

O artista, que passou por dificuldades, têm criações no acervo de igrejas no Brasil e no Mundo

11/09/2020 16h53 Atualizada há 2 semanas
621
Por: João P. Sacramento
Dito Santeiro: De origem humilde ao Vaticano. Foto: Internet
Dito Santeiro: De origem humilde ao Vaticano. Foto: Internet

Com as mãos firmes no formão e com o olhar tranquilo sobre a madeira, Benedito Eduardo de Carvalho, de 72 anos, mais conhecido como Dito Santeiro, vai dando forma à suas peças. Nascido em Conceição da Barra de Minas, cidade próxima à São João del-Rei, Dito é um dos mais conhecidos escultores sacros da atualidade, mas nem sempre foi assim.

Atualmente morando em Nazareno, Dito conta que a inspiração vem da infância. Filho do marceneiro são-joanense, Sebastião Pedro de Carvalho, o artesão lembra que, desde pequeno, brincar com as ferramentas do pai. Autodidata, o artesão lembra que aprendeu seu ofício usando pedaços de madeira que pegava na marcenaria de seu pai.

Dito perdeu o pai aos 8 anos, logo depois, aos 15, ficou sem a mãe, Geni Benedita da Conceição, grande incentivadora da sua arte. Passou dificuldade com os três irmãos mais velhos em Conceição da Barra de Minas e decidiu buscar vida melhor na vizinha Nazareno.

Foto: Internet

Aos poucos seu trabalho foi chamando a atenção da família, dos amigos e dos moradores daquela cidade. Não tardou muito e Dito tornou-se um artista consagrado e respeitado em todo o país, com suas artes em madeira e pedra-sabão. Dito é considerado membro relevante na construção cultural da cidade de Nazareno, pois preserva um ofício quase extinto na atualidade.

Tem como influência o barroco mineiro. É também admirador dos trabalhos do célebre Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido por Aleijadinho, e do pintor Manuel da Costa Ataíde.

As obras de Benedito já são conhecidas na Europa desde os anos 70. Mais precisamente em 1972, quando o escultor mineiro confeccionou uma imagem de Santa Luzia encomendada pelo príncipe D. Miguel de Orleans e Bragança para uma igreja pertencente à família real portuguesa. Para o artista, a ida para Lisboa marcou a sua vida e obra, pois teve a oportunidade de visitar inúmeras igrejas em Portugal e conhecer de perto a arte sacra portuguesa. Hoje Dito possui obras espalhadas por vários países, como França, Itália, Austrália, Chile, dentre outros. 

 

Dito com a imagem de Frei Galvão
que presenteou o Papa. Foto: Internet

Quando o então Papa Bento XVI, veio ao Brasil em 2007, recebeu uma imagem do Frei Galvão - primeiro santo do Brasil - esculpida por Dito. O Papa ficou tão encantado com a escultura que enviou ao artista uma carta de agradecimento do Vaticano.

O reconhecimento à obra de Dito Santeiro veio surgindo de todas as formas: de um simples elogio de um anônimo, passado por autoridades religiosas, artistas, instituições públicas e privadas, e grandes nomes da política de Minas, como Tancredo Neves, por exemplo, que também encomendou peças sacras ao artesão.

Dito, que ainda trabalha, também já está treinando seu sucessor. Com ele trabalha o artista Fernando Altieres Pereira, a quase 20 anos. Fernando fez um curso com Dito e foi convidado, pelo próprio mestre, a trabalhar com ele. Segundo Benedito, Fernando "tem um futuro brilhante nesta área".

As obras de Benedito Santeiro já foram expostas no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em São João del-Rei, dentre outras cidades.O artista também já recebeu homenagens do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Governo de Minas.

Foto: Internet

Benedito Eduardo de Carvalho

Av. Padre Francisco Andrade, 332 Nazareno – MG  36370-000 

Tel.: (035) 3842-1081 / 9808-6814

E-mail: [email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Famosidade
Sobre Famosidade
Tudo sobre o mundo dos famosos em um só lugar!
Nazareno - MG

Nazareno - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Nazareno - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 14h49 - Fonte: Climatempo
30°
Tempo aberto

Mín. 17° Máx. 30°

28° Sensação
13.2 km/h Vento
18.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias