Domingo, 27 de Setembro de 2020 14:39
32 999532355
Cidades Covid-19

São João del-Rei: Covid-19 volta a subir e município registrou novo óbito no domingo (13)

Prefeitura lamenta retrocesso para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente

14/09/2020 10h03 Atualizada há 2 semanas
595
Por: João P. Sacramento
Gráfico mostra aumento da COVID-19 em SJDR após período de queda. Fonte: Helvécio Reis
Gráfico mostra aumento da COVID-19 em SJDR após período de queda. Fonte: Helvécio Reis

O novo Boletim Epidemiológico do Coronavírus em São João del-Rei emitido ontem (13), pelo Setor de Vigilância Epidemiológica do município, com base em formulários de notificação, apontou que SJDR tem 590 casos confirmados para a COVID-19. Destes, 490 pacientes já receberam alta médica, 84 permanecem em quarentena e 16 pacientes vieram a óbito.

O boletim ainda informou, neste domingo, a ocorrência de 2 óbitos. Uma moradora de São João del-Rei (Matosinhos), de 69 anos, e um morador de Prados, de 70 anos. Ambos apresentavam comorbidades e testaram positivo para a Covid 19.

Segundo o Setor de Vigilância Epidemiológica, “o boletim reflete os casos notificados para Vigilância Epidemiológica do município de forma oficial. O detalhamento do número de casos por bairro encontra-se no arquivo deste boletim que pode ser acessado integralmente no site covid.saojoaodelrei.mg.gov.br ”.

Ainda de acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica, todos os pacientes que testaram positivo estão sendo acompanhados pelas unidades de saúde de referência e completa “aproveitamos para reiterar a importância do cumprimento das medidas de isolamento/distanciamento social por parte de toda população, bem como o uso de máscara de proteção e higienização das mãos como ações diárias de combate ao coronavírus”.

 

Retorno para a Onda Amarela

Como noticiado pelo Portal Mais Vertentes, na última sexta-feira (11), São João del-Rei regrediu para a Onda Amarela no mesmo dia em que o Prefeito Nivaldo Andrade (PSL) decretou o avanço do município para a Onda Verde do programa Minas Consciente, do Estado.

Em entrevista para o portal Mais Vertentes, o ex-Prefeito de SJDR, Helvécio Reis, comentou o aumento de casos na cidade: “O número de casos de COVID-19 acumulados em 30 dias havia chegado em meados de agosto aos patamares de controle de início de junho, mas voltou a ganhar força”, disse.

Para Helvécio, os números revelam os efeitos da política irregular de controle da pandemia na cidade, que “de alguma forma repete a mesma falta de unidade e disciplina de governos e da população - já cansada com o abre-fecha - no Brasil” e afirma “na verdade, a política irregular é o sintoma da falta de política pública”. 

De acordo com o ex-prefeito, os gráficos ainda não mostram a realidade da situação na cidade. Para ele “os números não mostram ainda os efeitos do feriadão de 7 setembro” e cita o que, para ele, pode ser o causador dessa regressão: “O coronavírus é um vírus que ‘gosta’ de políticos bravateiros que estimulam a circulação das pessoas: quanto mais cheias as ruas, bares, academias, igrejas, ou seja, quanto mais aglomeração mais o vírus se espalha, mais o enfrentamento se arrasta, mais pessoas e famílias sofrem”.

A Prefeitura de São João del-Rei lamentou, na última sexta-feira (11), o retorno para a Onda Amarela do programa Minas Consciente. A secretária de Governo, Adriana Rodrigues, em vídeo divulgado, comentou sobre esse retrocesso: “O que acontece é o seguinte, somente a microrregião de São João del-Rei progrediu para a Onda Verde, a macrorregião Centro-Sul continuou na Onda Amarela. Então foi uma determinação do Comitê do Estado, que São João del-Rei deveria acompanhar a macro Centro-Sul e voltar para a Onda Amarela”, informou.

Ainda segundo Adriana, a decisão foi do governo de Estado e eles só estão cumprindo. Rodrigues ainda afirmou que a cidade está totalmente integrada ao programa Minas Consciente, “tanto pra progredir, quanto pra regredir”. A secretária ainda afirmou que não sabe quando a cidade volta a progredir, ou regredir, pois essa é uma decisão do Governo e do Comitê Estadual.

Os boletins e informações oficiais do CEC-19, que é o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em SJDR, podem ser acessadas no site covid.saojoaodelrei.mg.gov.br e nas redes sociais: www.facebook.com/SJDRContraOCoronavirus e www.instagram.com/sjdrcontracoronavirus

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 14h28 - Fonte: Climatempo
30°
Tempo aberto

Mín. 17° Máx. 30°

28° Sensação
14.4 km/h Vento
19% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias