Domingo, 27 de Setembro de 2020 14:11
32 999532355
Eleições 2020 Eleições 2020

Resende Costa: Pré-candidato lamenta áudio vazado cuja "brincadeira" gerou repercussão negativa

Extrovertido e de origem humilde, Sander Ratinho aceitou ser pré-candidato de última hora, e garante que não está "brincando de política"

15/09/2020 19h25 Atualizada há 2 semanas
1.195
Por: João P. Sacramento
Pré-candidato Sander Ratinho em seu Lava-Jato em Resende Costa. Áudio vazado gerou repercussão negativa. Foto: Arquivo pessoal
Pré-candidato Sander Ratinho em seu Lava-Jato em Resende Costa. Áudio vazado gerou repercussão negativa. Foto: Arquivo pessoal

Após ter áudio vazado no WhatsApp, no qual insinua "votos" e "aglomeração" durante a pandemia, o pré-candidato a vereador pelo PSD de Resende Costa, Sander Almeida, conhecido como Ratinho do Lava-Jato, viu sua vida virar de cabeça pra baixo.

Após publicação pelo portal Mais Vertentes divulgada ontem (14), sobre Pré-candidato a vereador infringe normas eleitorais e sanitárias, o pequeno município de Resende Costa questionou a veracidade dos fatos.

Na mensagem de áudio, Ratinho, além de "pedir" voto antecipadamente, estimula indiretamente a aglomeração durante a pandemia. O pré-candidato Sander Ratinho informou ao Mais Vertentes, ainda na noite de ontem, que "tratou-se de uma brincadeira com amigos" e completou dizendo que "o áudio foi infeliz e enviado antes da convenção do partido [PSD - realizada no início de setembro], e que na época ainda não estava como pré-candidato". 

Ratinho garante que o áudio gravado e compartilhado por ele foi realizado um dia antes de se tornar pré-candidato, no dia 3 de setembro, porém vem sendo compartilhado nas redes até a data de hoje. "Mandei o áudio para testar minha popularidade com meus amigos. Sou um homem íntegro, todos me conhecem e sabem que eu não agiria desta maneira", esclareceu Sander Ratinho. 

 

Cuidados ao utilizar redes sociais durante pré-campanha

Os candidatos, que por causa da pandemia, estão usando as redes-sociais para fazer campanha, devem ficar atentos às consequências de suas ações.

O advogado, e especialista em política, Maurício Castilho, disse que “tanto iniciantes quanto políticos experientes devem ficar atentos e tomar certos cuidados na hora de usarem as redes sociais, especialmente WhatsApp, pois as consequências da lei eleitoral são amplas”, e não só as eleitorais.

Há um pensamento árabe, que exprime muito a repercussão negativa dessa “brincadeira” do pré-candidato, Sander Ratinho: “Você é o senhor do seu silêncio e escravo das suas palavras”. 

Sander, que afirma não ter redes sociais, soube da repercussão da matéria por intermédio de amigos que ficaram assustados com o desenrolar da brincadeira. Ratinho diz que “todo mundo me conhece, sabe da minha honestidade”.

"Sander vem de origem humilde, trabalhadora cujos pais são íntegros. Tenho certeza que tudo não passou de uma brincadeira dele que é super ingênuo", reforçou um amigo da família.  

O pré-candidato disse que o sonho de entrar para a carreira política é antiga. “Eu queria combater a desigualdade social”, aponta o pré-candidato, que quer representar as pessoas humildes.

Quando perguntado se sabia que, quando ingressasse para a política, que se tornaria uma pessoa pública e de grande visibilidade, Sander respondeu que era inexperiente quando aceitou ser pré-candidato. “A política a gente entende por alto, depois que a gente ingressa é que a gente descobre quais sãos as regras, o quê que pode, o quê que não pode. Antes disso, a gente não têm noção de como funciona política”, explicou Sander, que está na sua primeira eleição como candidato.

Sander afirma ainda que está sendo orientado por pessoas mais experientes agora e que o polêmico áudio não vai prejudicar sua carreira nas eleições deste ano. “Com certeza não, porque todo mundo me conhece, todo mundo sabe como é que eu sou. Humilde, pobre e trabalhador. Pela pessoa que eu sou, isso não vai me prejudicar não”.

Questionado como vai tocar sua campanha, caso venha a tornar-se candidato, sem redes sociais, em época de isolamento e pandemia, Sander diz que vai tomar os devidos cuidados para poder visitar os eleitores e ouvir suas reclamações. O pré-candidato ainda afirma que conta com os amigos que possuem redes sociais para divulgar seus projetos e planos quando a campanha começar.

O pré-candidato, que também diz ser uma pessoa extrovertida e alegre, pretende levar seu jeito de ser para a campanha. “Está faltando alguém que leve alegria para as pessoas”, afirma. E reforça que, apesar de ser uma pessoa divertida, não está brincando de política. 

Sobre fake news (notícias falsas), Sander realmente acredita que foi vítima. “No meu ponto de vista, isso foi uma fake news. Alguém quis sim, me prejudicar. O lado oposto, ou a oposição”, e afirma nunca viu acontecer algo parecido anteriormente na política da cidade. O candidato ainda diz que vai ter mais cautela com as coisas que diz de agora em diante, para evitar outro mal-entendido. Ratinho ainda lembrou que, desde a convenção do partido, não fez e não disse nada que pudesse vir a prejudicar sua imagem.

 Ainda sobre imagem, Sander acredita que o fato de ter uma figura política, não vai prejudicar sua figura como cidadão. “Eu sou do povo. Eu sempre estou do lado do povo. E eu entrando pra política, é um aprendizado. Eu vou aprender com eles e eles vão aprender comigo”e completa “eu tenho ideias que ainda não chegaram na câmara”.

Colaborou: Adriano Vianini

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Resende Costa - MG

Resende Costa - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Resende Costa - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 14h07 - Fonte: Climatempo
30°
Tempo aberto

Mín. ° Máx. °

28° Sensação
14.4 km/h Vento
19% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias