Domingo, 20 de Setembro de 2020 07:39
32 999532355
Cidades Seu bairro

São João del-Rei: Prefeitura abandona o bairro Cidade Universitária

Moradores do local já chamam o bairro de "Cidade Abandonada"

16/09/2020 15h16 Atualizada há 4 dias
933
Por: João P. Sacramento
Prefeitura abandona bairro Cidade Universitária. Foto: Internet
Prefeitura abandona bairro Cidade Universitária. Foto: Internet

Você conhece o bairro Cidade Universitária, em São João del-Rei? O local, que fica a aproximadamente 6km do Centro da cidade é recente e foi lançado com "ótima localização em uma das regiões com grandes chances de crescimento e valorização imobiliária de São João Del Rei". O novo bairro prometia, ainda, reunir tudo um morador deseja , mas parece que os atuais moradores do bairro não vivem neste oásis.

A construtora prometeu que o local teria pavimentação asfáltica, rede de água e esgoto e, principalmente, rede de iluminação pública. Mas parece que isso não é uma realidade.

De acordo com um vídeo que vêm circulando nas redes sociais, um morador indignado, que não quer ser identificado, grava o trajeto de, aproximadamente, 1 km na entrada no bairro. Em pouco mais de 7 minutos de vídeo, o morador contabiliza mais de 10 postes queimados. Segundo o autor do vídeo, que foi gravado no dia 13 de setembro deste ano, as imagens têm a finalidade de mostrar “o descaso da prefeitura e dos vereadores de São João del-Rei” com o bairro Cidade Universitária.

Confira o vídeo abaixo:

Para o vendedor e morador do Cidade Universitária, Vitor Hugo Giarola, “o vídeo por si só demonstra a revolta de todos nós moradores do bairro. O responsável foi até polido em suas palavras, pois se fosse eu, com certeza teria demonstrado uma revolta muito maior. Pagamos taxa de iluminação pública para na hora de sermos atendidos acontecer esse descaso, isso é um absurdo”.

Para Vitor Hugo, o principal problema acarretado com a falta de iluminação seria a questão de segurança no tráfego na via de acesso. “Se estando dentro de um veículo sentimos insegurança, imagina aqueles moradores que circulam a pé até as suas residências, pois até a presente data, não existe linha de ônibus que circula até o bairro” pontua.

No vídeo, o autor chega a reclamar das vias estreitas e do mato que avança sobre a rua. Com relação a isso, Vitor Hugo também concorda e ainda indaga os responsáveis pela aprovação do projeto. “Gostaria de fazer uma observação do fato da prefeitura, no governo anterior, ter aceitado esse projeto da construtora, com uma via de acesso tão estreita, sem acostamento. Temos funcionários concursados na parte de obra da prefeitura, creio que competentes, que se baseiam em legislações para aprovarem projetos e assessorar o Executivo na autorização das obras. Aí que indagamos, como autorizaram isso?” questiona.

O morador, que assume ser leigo no assunto, observa as falhas na execução da obra. “Sou leigo no assunto, mas exigir uma rua mais larga, acostamento e passeio é o mínimo que qualquer pessoa pensaria. Estamos hoje com esse acesso limitado e com certeza com o aumento de moradores nos próximos anos teremos grandes problemas na acessibilidade do bairro” teme. 

De acordo com Vitor Hugo, o bairro tem capacidade de 454 Lotes e já foi autorizado um projeto de um outro loteamento ao lado com capacidade de 180. “Enfim, quando estivermos com plena capacidade de moradores, infelizmente teremos grandes chances de acidentes , que seja por excesso de trânsito na via estreita, por falta de acostamento ou mesmo por falta de passeios para os pedestres” antevê o morador.

Durante a entrevista, o morador Vitor Hugo, ainda cita vários outros transtornos no bairro, como limpeza, poda e asfaltamento, por exemplo. “Essa demanda de pedidos, nada mais é do que obrigação da prefeitura em zelar pela manutenção das nossas vias de acesso” e anexa “foram levadas por nós moradores aos vereadores Weriton Andrade e Stefânio, ambos do PSL, base de apoio do prefeito Nivaldo, e que, até a presente data, não foram atendidas”.

Vitor Hugo ainda cita a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro. “Infelizmente quando se trata da prefeitura de São João e, ainda mais especificamente, do DAMAE, tem sempre um ‘porém’. Até a presente data, essa estação nunca tratou uma gota sequer de esgoto” lamenta e afirma que “o esgoto sem tratamento está sendo lançado na  nascente de água potável”. Sendo a água, um outro problema do bairro.

Vitor Hugo afirma que “a Prefeitura conhece bem nossas reivindicações. Já estiveram aqui e nós também estamos sempre em contato com a prefeitura. Temos uma comunidade bem atuante, porém chegamos a esse ponto de extremo descaso, onde responsabilizamos o prefeito Nivaldo”.

Para o habitante do bairro Cidade Universitária, a solução é simples. “A solução seria simplesmente começarem a trabalhar de verdade em prol da comunidade como um todo. Temos problemas aqui que carecem de grande atenção. Acho que a prefeitura precisa qualificar melhor seus funcionários, pois na verdade são nossos servidores públicos” pontua.

O morador entrevistado, assim como o autor do vídeo, acredita que o bairro é abandonado pela prefeitura, mas garante que não têm medo de morar no local, “pois optei por residir nesse local, pelo fato da tranquilidade e infraestrutura oferecida, claro que contando com a prefeitura exercendo as suas obrigações no que tange a conservação dos serviços básicos”. E, com tristeza, constata: “É muito triste saber que o local onde você escolheu para morar, encontra problemas como esses apresentados, sabendo que as nossas exigências, que são obrigação do poder público em sanar, se tornaram favores a serem concedidos, mediante interesses pessoais daqueles que estão à frente do poder”.

O Portal Mais Vertentes entrou em contato a Prefeitura Municipal de São João del-Rei, mas não obtivemos retorno até o final desta edição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 07h30 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

18° Sensação
27 km/h Vento
63.7% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Chuvoso
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias