Terça, 22 de Setembro de 2020 22:14
32 999532355
Eleições 2020 Covid-19

São João del-Rei: Pré-candidatos ignoram pandemia e Convenções partidárias geram aglomerações e falta do uso de máscara

Após confirmações da Covid-19 pelo prefeito e primeira-dama de SJDR, e o deputado federal Dr. Frederico com suspeita, outros participantes podem estar contaminados.

16/09/2020 15h47 Atualizada há 6 dias
781
Por: Thais Marques
Convenção do Democratas foi em local amplo e seguiu protocolos do TSE, mas representantes públicos retiram as máscaras para
Convenção do Democratas foi em local amplo e seguiu protocolos do TSE, mas representantes públicos retiram as máscaras para

Por Thaís Marques e Adriano Vianini
(correção às 21h50 - Pinto, de Tiradentes, é do MDB e não DEM como havíamos informado)

O último fim de semana antes do encerramento do prazo para a realização de convenções partidárias que terminam hoje (16), registrou aglomerações em várias cidades do Brasil; em São João del-Rei e cidades vizinhas não foram diferentes.

Desrespeitando normas de segurança sugeridas pelo TSE, a maioria dos encontros apresentaram os candidatos a prefeito e vereador nas eleições deste ano, e algumas delas não cumpriam as recomendações de distanciamento social e de uso constante da máscara de proteção, como aponta o decreto do governo do estado para conter a propagação do novo coronavírus.

Além dos pré-candidatos a prefeito e vereador, os encontros contaram ainda com a presença de lideranças políticas e partidárias e deputados estaduais e federais.

O prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), e candidato à reeleição em 2020, foi diagnosticado com o novo coronavírus. A informação foi confirmada nessa terça-feira (15). Além dele, a primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Aline Gonçalves, também teve resultado positivo para a Covid-19. 

Convenção PSL em SJDR tinha mais de 120 pessoas.
Foto: Divulgação

No último domingo (13) aconteceu a Convenção Municipal Partidária do PSL, partido de Nivaldo, onde além do prefeito e a primeira dama, estiveram presentes compondo a mesa de nomeação o candidato à vice-prefeito Jorge Hannas (Avante), o advogado de Nivaldo, Dr Mauro Bonfim, o presidente do PSL municipal Stefânio Pires, o deputado federal Charles Evangelista (PSL), e a deputada estadual e pré-candidata à Prefeitura de Juiz de Fora, Delegada Sheila Oliveira. Além disso, o evento reuniu mais de 120 pessoas entre pré-candidatos ao Legislativo e apoiadores.

Mesmo com máscaras, percebe-se que não houve distanciamento entre os participantes na mesa diretora. Além disso, após o evento, muitas fotos foram celebradas e compartilhadas pelas redes sociais onde os convidados abraçavam os pré-candidatos e políticos. Segundo Tovar Luiz, assessor de comunicação da Prefeitura Municipal, o evento foi realizado em área livre, com todos os protocolos de segurança incluindo o distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel, contando com a presença de 120 pessoas aproximadamente. Membros dos outros partidos da coligação (Avante, MDB, PRTB e PV) assistiram a convenção partidária de forma remota, segundo o assessor.

Em relação aos sintomas, Tovar diz que o prefeito e a primeira dama sentiram os sintomas na noite de domingo e que durante o evento estavam “normais”. Ambos estão cumprindo a quarentena em isolamento e com acompanhamento médico. O prefeito Nivaldo estará liberado para os pleitos de sua pré-candidatura à reeleição a partir do dia 1º de outubro.

Convenção Democratas
Foto: Divulgação

Também na última sexta-feira (11), a convenção municipal do Democratas confirmou os pré-candidatos Valdecir da Asapac como prefeito e Neymar Resende como vice-prefeito à prefeitura de São João del-Rei. O evento também contou com a participação do deputado federal Dr. Frederico (Patriota), além de pré-candidatos ao Legislativo, convidados e familiares.

Segundo o presidente do DEM municipal, Fabiano Pinto, "o evento obedeceu todas as normas e precauções ao novo coronavírus e foi realizado em local amplo e as cadeiras foram postas obedecendo o distanciamento entre o público". Segundo Fabiano, o evento contou com cerca de 39 pessoas em um salão cuja capacidade máxima era para 200. Fabiano explicou ainda que "as pessoas só retiravam as máscaras apenas para falar ao público e nas fotos oficiais". Porém, não foi o que se viu nas fotos compartilhadas pelas redes sociais.

 

 

 

 

Convenção MDB Tiradentes
Foto: redes sociais

Já na segunda-feira (14), o deputado federal Dr. Frederico também esteve em Tiradentes para o lançamento e apoio às candidaturas de Nílzio Barbosa (Pinto) e Reinaldo Noronha, ambos pré-candidatos a prefeito e vice pelo MDB. Todos estavam sem máscaras e sem respeitar o distanciamento social. A presidente do Partido Patriota de Tiradentes, Wanda Barbosa, comemorou a reunião e "defendeu a participação do cidadão na vida política diária do município". 

Vale ressaltar que não é a primeira vez que o deputado federal, Dr. Frederico, deixa de utilizar a máscara em eventos públicos. Em 17 de agosto, também em Tiradentes, o deputado recebeu o Título de Cidadão Honorário de Tiradentes, das mãos do vereador Ivan Silveira (Preto), e dos amigos Wando Barbosa e Wanda Barbosa. Todos sem máscaras e sem distanciamento!

 

 

Outras convenções também foram realizadas cujos candidatos retiraram as máscaras para "fotos oficiais".

Metade das transmissões de Covid-19 ocorre antes de os sintomas da doença surgirem. É o que indica um estudo realizado por pesquisadores chineses e publicado na revista Nature Medicine. Os cientistas constataram que de 46% a 55% dos infectados foram contagiados antes de o indivíduo responsável pela transmissão apresentar qualquer sintoma. O levantamento mostrou que a transmissão começa de dois a três dias antes do surgimento dos sintomas, sendo que o ápice da transmissão seria na véspera.

Outro estudo da Centers for Disease Control and Prevention, o principal instituto nacional de saúde pública dos Estados Unidos, publicado em abril de 2020, indica que 1 doente contagia em média mais 6, e os casos podem dobrar em 3 dias. "Nossos resultados sugerem que é necessária uma combinação de medidas de controle, incluindo vigilância precoce e ativa, quarentena e esforços especiais de distanciamento social para desacelerar ou impedir a propagação do vírus", afirmam os cientistas. 

Apesar de garantirem que durante as convenções todas as medidas de segurança foram adotadas, o prefeito Nivaldo de Andrade, a primeira-dama, Aline Gonçalves e, talvez, o deputado federal Dr. Frederico, podem ter propagado o vírus para, aproximadamente, 18 ou mais pessoas presentes ao evento - isso se fossem utilizados máscaras e obedecidos certo distanciamento, ou seja, sem abraços e apertos de mãos.

Se as mesmas pessoas não cumprirem quarentena mediante a exposição ao vírus, podem propagar a infecção para aproximadamente mais 92 pessoas e assim sucessivamente, informa a Centers for Disease Control and Prevention Covid-19.

Segundo a assessoria do deputado federal Dr. Frederico, "o deputado realizou o teste de Swab nasal (PCR) e vários outros testes de sangue e está aguardando o resultado. Neste momento está internado na Santa Casa com falta de ar, em uso de oxigênio 2l/min, sat 95%".

Sobre o fato do deputado federal estar sem máscara em eventos públicos, mesmo que em fotos oficiais, a assessoria comunicou que "ele sempre utiliza máscara, tanto que estava na linha de frente do atendimento ao coronavírus desde abril de 2020, seguiu atendendo os pacientes com câncer que não podem fazer quarentena, seguiu com alguns compromissos da política, e até então não havia se contaminado. Em todos os eventos políticos, esteve presente de máscara, só retirando em caráter excepcional, como para registro fotográfico que pode ser utilizado como material de pré campanha. Ele segue as normas de segurança e, claro, as recomenda. Mas ele sempre soube que sua rotina é de muito risco, por ser profissional de saúde e político. Infelizmente, os compromissos inerentes a essas profissões deixam as pessoas mais vulneráveis à contaminação", explicou.

Tentamos contato com a presidente do MDB em Tiradentes, porém ainda não tivemos sucesso.

O portal Mais Vertentes deseja melhoras a todos e uma rápida recuperação, mas alerta sobre os cuidados de prevenção e um certo "relaxamento" das normas, especialmente em São João del-Rei durante a pandemia. As recomendações foram dadas pelo próprio TSE:

 
  • Realizar as reuniões e eventos preferencialmente por meio virtual.
  • Em reuniões presenciais, calcular o número de pessoas presentes de acordo com a capacidade da sala, de modo a permitir distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.
  • No caso de eventos presenciais, orientar que todos os presentes usem corretamente a máscara.
  • No caso de eventos presenciais, preferir ambientes com ventilação natural ou em área externa.
  • Não servir refeições ou realizar outros eventos que impeçam o uso de máscaras faciais.
  • Evitar a distribuição de material impresso.
  • Disponibilizar lavatórios e/ou álcool em gel 70% em locais de eventos presenciais.
  • Orientar filiados com mais de 60 anos ou outros fatores de risco a evitar o comparecimento a atividades presenciais.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 21h56 - Fonte: Climatempo
14°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 19°

14° Sensação
41.3 km/h Vento
85.8% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias