Sexta, 30 de Outubro de 2020 04:02
32 999532355
Eleições 2020 Eleições 2020

Resende Costa: Zinho Gouvea (PSDB) defende gestão voltada aos trabalhadores rurais, continuidade da pavimentação e apoio aos artesãos locais

Pré-candidato também falou sobre Usina de Triagem e Compostagem do lixo, desenvolvimento do turismo e projetos sociais

17/09/2020 16h25
307
Por: Thais Marques
Foto: Reprodução vídeo
Foto: Reprodução vídeo

A série de entrevistas do portal Mais Vertentes com os prés-candidatos da região das Vertentes recebeu Zinho Gouvea (PSDB), na segunda-feira (14). O pré-candidato defende uma gestão municipal voltada aos trabalhadores da zona rural, construção de um museu municipal, apoio aos artesãos locais e desenvolvimento do turismo.

José Gouvea Filho, popularmente conhecido como Zinho Gouvea, nasceu em Jacarandira, distrito de Resende Costa, no Sítio Cebola em 1965. Filho de José Neri Gouvea e Geralda Magela Urquisa Gouvea, Zinho exerceu atividades rurais durante a infância e a adolescência, ajudando seus pais e irmãos. Aos 17 anos foi presidente da Banda de Música do distrito de Jacarandira. Casou-se com Sônia Valéria Rezende Gouvea em 1992, quando se mudou para Resende Costa e teve dois filhos. Em 2004 iniciou sua vida pública onde se elegeu vereador por Resende Costa no mandato 2005-2008. Nas eleições de 2008 foi o terceiro vereador mais votado, não sendo eleito pelo mecanismo de legenda partidária. Novamente eleito no ano de 2012, sendo o vereador mais votado desta eleição, para o mandato de 2013-2016. Já em 2016 concorreu ao cargo de vice-prefeito, onde foi eleito e cumpre seu mandato até os dias atuais. Durante sua estadia na cidade, sempre abraçou as causas sociais, como as do Hospital, APAE, Igreja e várias outras instituições. No ano de 2006 foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Resende Costa, onde foi reeleito presidente e desde então auxilia vários agricultores familiares da região e também já foi presidente da Rádio Inconfidentes.

Por estar desde 2004 militando na política como vereador, e posteriormente  presidente da Câmara Municipal e vice prefeito, Zinho se coloca como pré-candidato na pretensão em dar continuidade ao trabalho realizado pela atual gestão. “Por ser um Resendecostense, por gostar desta cidade, por amar Resende Costa é que eu estou aqui como pré-candidato à prefeito dessa cidade”, diz Zinho. O pré-candidato acredita que a atual gestão fez muito por Resende Costa e que ainda há muito o que ser feito para que a cidade continue a se desenvolver.

Caso seja eleito, Zinho afirma que o meio ambiente será um projeto prioritário em sua gestão. O pré-candidato comenta que o município avançou bastante em relação ao lixo e a coleta seletiva, os resíduos são separados e vão para um aterro controlado em Sabará/MG, mas que ainda não atende a todos. Por isso, pleiteia concluir a construção de uma  UTC (Usina de Triagem e Compostagem). Zinho explica que a gestão chegou a conseguir recursos para a construção, mas que ainda encontram problemas para definir o terreno onde será construída a usina. “Nós temos que ter um espaço adequado, que não seja muito próximo à cidade e que tenha bom acesso para haja fácil acesso ao trânsito de caminhões”, comenta Zinho.

Sobre os projetos sociais ao qual se dedica, Zinho destaca sua luta pelo Hospital Nossa Senhora do Rosário e o Lar São Camilo Lelis, ambos administrados pelas Irmãs Camilianas. A APAE e as igrejas do município também são atendidas pelo vice-prefeito, que vislumbra a continuidade dos trabalhos e parceria. Zinho explica que sua motivação para as causas sociais vem de família, com exemplos das atuações de seu pai e avô em Jacarandira. “Eu sempre falo que a melhor coisa é quando você pode ajudar uma pessoa que está necessitando e entidades que acolhem muita gente. Me sinto muito bem em estar ajudando”, comenta o pré-candidato.

No que diz respeito às suas atuações na agropecuária, o vice-prefeito explica que antes da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Resende Costa, foi presidente da ARCOSTA (Associação de Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais de Resende Costa). Zinho comentou que antes da criação do Sindicato, a categoria tinha dificuldades em acessar os benefícios previdenciários, doença, maternidade e aposentadoria. Caso venha se tornar candidato e, quem sabe, eleito, Zinho garante à população continuar a apoiar as instituições, principalmente por ter passado pelas mesmas e conhecê-las. “70% do produto que chega na mesa dos consumidores sai da agricultura familiar e Resende Costa não é diferente, onde a maioria são os pequenos produtores”, conclui Zinho.

Em relação ao turismo e desenvolvimento dos artistas locais, o vice-prefeito acredita que o artesanato de Resende Costa é o cartão postal do município e uma das principais movimentações econômicas. Vislumbra a criação de um Museu, investir em pesquisas para delimitar o perfil do tipo de turista de Resende Costa, e concluir o Centro de Apoio ao Turista. Zinho diz ser necessário fazer a propaganda do município para atrair mais turistas, recebê-los da melhor forma e também unir o turismo de RC com o de cidades vizinhas. “É o que Resende Costa precisa, trazer o turista de cidades vizinhas e fazer com que ele fique em RC”, afirma o pré-candidato.

Sobre o impacto da pandemia do coronavírus na economia local, Zinho explica que muitos comerciantes conseguiram fazer vendas online, mas que o turismo parou totalmente e a economia sentiu os efeitos. Contudo, aos poucos e com todas as precauções, o município está retomando as atividades e alavancando a economia. Caso venha a tornar-se prefeito, Zinho diz que vai conversar com os empresários de empresas que contribuem à economia local para ver o que pode ser feito pelo município. “Resende Costa desenvolveu, mas há muito o que ser feito”, conclui o vice-prefeito.

Para a área da saúde, Zinho pleiteia continuar a valorizar o Hospital de Resende Costa e manter o atendimento em 100% dos PSF’s e postos de saúde. Aumentar o convênio com a CISVER e investir para terminar com as filas de exames e das pequenas cirurgias que ainda existem em Resende Costa também é uma pretensão do pré-candidato. Zinho diz que cirurgias de alta complexidade ainda são feitas em SJDR e acaba mantendo o município dependente do atendimento de saúde são-joanense. “Talvez cidades que não tenha uma unidade de saúde melhorada, um Hospital, possam ter um pouco de dificuldade”, explica o vice-prefeito. 

Sobre a contenção da infecção do coronavírus, Zinho explica que o município mantém as barreiras sanitárias e investe em campanhas de conscientização da população. O vice-prefeito diz que hoje Resende Costa possui 35 casos confirmados de Covid19, mas 33 já estão recuperados. Zinho explica que foi um trabalho realizado pelo comitê da saúde, secretaria de saúde, prefeitura e a conscientização da população que fez Resende Costa controlar o contágio. “Graças a Deus o nosso Hospital não recebeu até hoje nenhum caso de Covid19, todos foram tratados nos PSF’s e em casa”, afirma Zinho.

No âmbito da educação, o pré-candidato cita como referência no estado a Escola Pública Municipal Paula Assis, situada no povoado de Ribeirão de Santo Antônio, que atende várias comunidades da zona rural. Zinho também fala dos atendimentos das Escolas Municipais Conjurados e Carlos Pinto, do Centro Infantil, que todos estão reformados e pleiteia a construção de uma quadra poliesportiva para a Escola Estadual Assis Resende com o intuito de melhorar o espaço físico da instituição. 

Acerca da segurança pública, Zinho garante que a cidade possui um dos menores índices de criminalidade do estado. Ressalta o trabalho feito pelo Terceiro Pelotão da  Polícia Militar de Resende Costa, da  Patrulha Rural e caso seja eleito vai investir na segurança. “É tão bom ter uma cidade tranquila, que graças a Deus há muito tempo não tem crime”, fala o vice-prefeito.

Como legado a ser deixado, Zinho diz que um deles é a criação do Museu de Resende Costa, avançar com as demandas do saneamento básico, a Usina de Triagem e Compostagem de lixo, a infraestrutura de e a pavimentação do distrito de  Jacarandira e demais comunidades rurais do município. “Lutar para que possamos deixar um ótimo acesso ao pessoal da zona rural”, comenta o vice-prefeito.

Confira a live na íntegra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Resende Costa - MG

Resende Costa - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Resende Costa - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 03h55 - Fonte: Climatempo
18°
Céu encoberto

Mín. 15° Máx. 21°

18° Sensação
4 km/h Vento
90% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 20°

Chuvoso
Domingo (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 21°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias