Terça, 27 de Outubro de 2020 06:57
32 999532355
Educação Educação

Após apagão na educação, MG alcança o maior Ideb da história retomando posições

Veja a situação de São João del-Rei na última pesquisa divulgada pelo Inep

21/09/2020 16h26
432
Por: João P. Sacramento
Colégio Tiradentes PMMG (Unidade São João del-Rei) é destaque na cidade segundo dados do Inep. Foto: Internet
Colégio Tiradentes PMMG (Unidade São João del-Rei) é destaque na cidade segundo dados do Inep. Foto: Internet

Dados divulgados na última terça-feira (15) pelo Ministério da Educação mostram que estado saltou de 3,6 para 4,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no ensino médio. Após três edições seguidas de queda no Ideb, Minas Gerais inverte a tendência e, além de recuperar a trajetória de boa qualidade nos ensinos fundamental e médio, também apresentou os melhores indicadores já alcançados em fluxo e proficiência. 

Trata-se do maior salto na história do Ideb no estado, segundo os dados do ano-base 2019, que foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O saltou de 3,6 para 4,0 no ensino médio no Ideb é o maior desde 2011.

 De acordo com os resultados apresentados, a nota média padronizada, calculada a partir das proficiências de Língua Portuguesa e Matemática na avaliação nacional (Saeb) chegou a 4,76, um décimo acima da maior nota anteriormente obtida pelo estado, em 2007. Já no indicador de rendimento, Minas alcançou 0,84, alta de três décimos em relação ao maior valor alcançado, em 2013.

Caption

Um dos pontos mais expressivos que ajudaram Minas Gerais a conquistar esses resultados no Ideb foi a queda no abandono escolar. Ou seja, a partir de ações efetivas, o estado conseguiu diminuir o número de alunos que deixaram de frequentar a escola. Em 2017, a taxa de abandono era de 8,1% no ensino médio, 3,1% nos anos finais do ensino fundamental e 0,3% nos anos iniciais. Já em 2019, a taxa registrada no ensino médio foi de 5,3%, nos anos finais do ensino fundamental foi de 1,6% e, nos anos iniciais, de 0,2%. 

Como parte dos números históricos dessa edição do Ideb, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) destaca também o expressivo aumento da participação dos alunos do ensino médio na realização da prova, fruto de uma mobilização realizada entre Superintendências Regionais de Ensino e diretores das escolas da rede. O índice de escolas que passaram a ter Ideb - por terem garantido a participação de no mínimo 80% dos alunos na avaliação nacional - saltou de 56% para 77% das unidades escolares.

São João del-Rei 

O Ensino Básico na cidade, que vinha batendo as metas desde 2007, manteve o Ideb de 2017. A média projetada para esse ano era de 6.7, mas o Ideb apontou 6.6. A estimativa para 2021 é que o Ideb do Ensino Básico seja de 6.9. 

As escolas que melhor se posicionaram no Ideb em Ensino Básico foram: Colegio Tiradentes PMMG (Unidade São João Del Rei) e Escola estadual Aureliano Pimentel com 7.7, seguidas pela Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, com 7.5 e a Escola Estadual Deputado Mateus Salomé, com 7.3.

O Ensino Fundamental apresentou uma aumento considerável, mas também não superou as metas previstas. Em 2017, o Ideb foi de 4.3, já em 2019 teve um salto para 4.9, apesar da meta projetada para esse fosse de 5.5. E estimativa para 2021 é de 5.8.

As escolas com melhor classificação em Ensino Fundamental foram: Colégio Tiradentes PMMG (Unidade São João del-Rei) com 6.6, seguida pela Escola Estadual Doutor Garcia de Lima com 5.6 e a Escola Estadual João dos Santos, com 5.2 de Ideb.

Em compensação, o último ano do Ensino Médio superou a meta esperada para 2019. Com a meta projetada de 3.9, o Ideb do Ensino Médio na cidade registrou 4.0. E a meta para 2021 é de 4.1, o que é razoável, se o Ensino Médio Público mantiver seu crescimento contínuo.

Já no Ensino Médio, a única escola bem classificada foi o Colégio Tiradentes PMMG (Unidade São João del-Rei) com 6.7. As outras escolas, ou ficaram muito abaixo, ou  o número de participantes no SAEB foi  insuficiente para que os resultados fossem divulgados.

Volta às aulas

Em entrevista no dia da divulgação do Ideb, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, comentou sobre o retorno das aulas, que permanece sem data prevista, por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Com relação à pandemia, temos visto que a quantidade de casos e óbitos têm sido reduzida, mas a Secretaria de Saúde ainda não recomenda a volta”, afirmou o governador em tom otimista. “A nossa queda tem se mostrado persistente e, caso perdure, teremos uma data em breve”. Zema deu essa declaração na presença da secretária de Estado de Educação, Julia Sant'Anna.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 06h32 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 27°

16° Sensação
20.2 km/h Vento
77.6% Umidade do ar
67% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias