Terça, 27 de Outubro de 2020 06:48
32 999532355
Saúde Insustentável

Covid-19: Setor de fiscalização encontra resistência de estabelecimentos e parte da população

Insultos da população e resistência de donos de bares deixam os poucos fiscais do setor sobrecarregados para realizar a fiscalização sanitária

21/09/2020 17h02
1.219
Por: Thais Marques
Foto: Fiscalização - Secretaria de Finanças SJDR
Foto: Fiscalização - Secretaria de Finanças SJDR

De acordo com o setor de fiscalização, órgão interligado à Secretaria de Finanças do município, boa parte da população e dos estabelecimentos não estão colaborando e cumprindo com os protocolos estabelecidos pelo programa Minas Consciente para o funcionamento com segurança dos bares em SJDR. Os quatro fiscais responsáveis pela atuação em toda cidade estão sobrecarregados e ainda enfrentam o descaso e resistência dos donos e da população que está frequentando os estabelecimentos em cumprir as regras estabelecidas.

Adriana Dias Miguel Vieira, enfermeira e coordenadora interina do setor de fiscalização, diz que neste final de semana foram realizadas 18 autuações, sendo quatro interdições e 14 notificações. Os estabelecimentos que foram interditados já teriam sido notificados por aglomeração, restando assim ao setor interditá-los por desobediência. As principais infrações dos estabelecimentos foram não cumprir os protocolos do Minas Consciente, em relação a quantidade de pessoas acima da capacidade (aglomeração) principalmente, e também foram notificados por não estarem em dia com o alvará de funcionamento e condições sanitárias.

Ao todo, o setor conta com dois fiscais sanitários e dois fiscais tributários para atender toda a demanda do município, e a colaboração da prefeitura vem com a solicitação da presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar para garantir a integridade física dos fiscais. Adriana relata que a principal dificuldade do setor é contar com poucos fiscais para atuar nas inspeções noturnas, o que deixa os colaboradores exaustos e sobrecarregados. A coordenadora também expõe a resistência dos donos dos bares em cumprir as notificações e também da própria população que está frequentando os estabelecimentos.

Foto: Fiscalização - Secretaria de Finanças SJDR

Em uma das interdições realizada nesta sexta-feira (18), Adriana diz que os fiscais foram vaiados, insultados em voz alta e com tom de deboche pela população. “Pensamos até em fazer uma nota de repúdio, pois estamos tentando proteger a população, então ficamos tristes com esta atitude”, diz a coordenadora do setor. Pela pouca atuação do setor, em decorrência de contarem com poucos fiscais para atender toda a demanda, e da colaboração das pessoas, São João del-Rei permanece na Onda Amarela do programa Minas Consciente, sem poder avançar para Onda Verde que permite uma abertura mais flexível dos setores da economia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 06h32 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 27°

16° Sensação
20.2 km/h Vento
77.6% Umidade do ar
67% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias