Sexta, 30 de Outubro de 2020 03:45
32 999532355
Saúde Covid-19

São João del-Rei: Bares cheios e festas em locais fechados são principais causas para o aumento da Covid-19 no município, diz Secretário de Saúde

José Marcos de Andrade disse ainda que "eventos que ocorrem em cidades vizinhas e as convenções partidárias não foram os causadores no aumento dos casos". Segundo ele, todos testaram negativo

21/09/2020 19h55 Atualizada há 1 mês
2.965
Por: João P. Sacramento
 Bares cheios e festas em locais fechados são principais causas para o aumento da Covid-19 no município, diz Secretário de Saúde.Foto: Fiscalização - Secretaria de Finanças SJDR
Bares cheios e festas em locais fechados são principais causas para o aumento da Covid-19 no município, diz Secretário de Saúde.Foto: Fiscalização - Secretaria de Finanças SJDR

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde de São João del-Rei  divulgado no domingo (20), chamou a atenção o salto significativo no número de infectados com o novo coronavírus - foram 23 confirmados de sábado para domingo. Segundo a SMS, o aumento foi após testagem rápida, e em massa, realizada pelo órgão e que identificou pacientes assintomáticos.

Segundo o boletim da SMS, "foram realizados testes em alguns funcionários e proprietários de pequenos comércios da cidade, incluindo locais que não interromperam as atividades desde o início da pandemia". Das 28 pessoas testadas, 23 (80%) testaram positivo para o novo coronavírus e eram, na maioria, pessoas assintomáticas e/ou com sintomas leves e isolados. "Todos os pacientes testados positivos foram isolados, e com eles seus familiares", informa a SMS.

Os testados positivos com a Covid-19, segundo o boletim da SMS, são dos bairros de Matosinhos e Colônia do Marçal (6 casos positivos cada), o Bonfim (7), e o Tejuco (4). O informe ainda apontou que os bairros Fábricas, Cohab, Bela Vista, São Geraldo e Distritos de São Sebastião da Vitória e Rio das Mortes não houveram registros de casos positivos em amostragem epidemiológica realizada neste final de semana.

Sobre o critério para a realização dos testes para a Covid-19, a Prefeitura Municipal de São João del-Rei informa que “a prioridade é sempre a avaliação e condução da equipe de saúde, uma vez que pacientes assintomáticos pode ocorrer resultados falsos negativos. Testagem em massa de pacientes assintomáticos não é recomendada para objetivo de se ter um diagnóstico”, informa.

Em entrevista para o portal Mais Vertentes, o Secretário Municipal de Saúde de São João del-Rei, José Marcos de Andrade, disse que esta não foi a primeira testagem em massa na cidade. Segundo ele, “a SMS já havia realizado algumas avaliações na rodoviária, mas, nessa proporção foi a primeira”. 

De acordo com o Secretário, a situação atual da cidade permitiu a testagem em massa com os testes enviados pelo Governo, pois os mesmos venceriam em novembro. Segundo José Marcos, a SMS irá realizar outras testagens em massa, mas não informou quando. “Vamos levar essas testagens [em massa] para outros lugares”, confirma.

Para o Secretário de Saúde, os 23 casos confirmados “é um bom resultado” se comparado à quantidade de testes que já foram realizados. Ainda segundo o Secretário, os eventos que ocorrem em cidades vizinhas e as convenções partidárias não foram os causadores no aumento dos casos. “Em todas as reuniões ou convenções, a maioria das pessoas testou negativo. Aliás, todos que testaram deram negativo”, afirma. O Secretário não informou quando foram realizados os testes. 

Segundo José Marcos, o que está aumentando os casos do novo coronavírus na cidade são os bares cheios e festas em lugares fechados, sem fiscalização; e lembrou que, oficialmente, a microrregião de SJDR está na Onda Verde, mas que a cidade foi aconselhada a permanecer na Onda Amarela para "se ter esse controle mais rigoroso". 

O Secretário lembra ainda que três bares foram fechados pela Vigilância Sanitária e pelo serviço de fiscalização da Prefeitura neste final de semana, “pois estavam super-lotados, fora do protocolo e não respeitando nada”, disse. Conduta que será mantida segundo José Marcos. Leia também Setor de fiscalização encontra resistência de estabelecimentos e parte da população.

O critério que está sendo usado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelas casas de saúde da cidade, para realização dos testes, segundo José Marcos, é a apresentação obrigatória de sintomas da Covid-19 (febre alta, dor de garganta, dificuldade ao respirar). A Prefeitura lembra que “em caso de sintomas, o paciente deve  procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência”.

No caso de se realizar uma ampla testagem para identificar assintomáticos, José Marcos afirma que "só será possível ter esse controle na realização das testagens em massa". Porém não informou quando será realizada a próxima.

Questionado sobre a verba federal destinada ao Covid-19 do município, o Secretário afirma que o dinheiro “só pode ser usado para a Covid-19”. Segundo ele, todos os gastos foram aprovados e justificados para o Conselho da Prefeitura. “Nada foi gasto fora da Covid-19”, reforça José Marcos.

Quando questionado das últimas compras com esse dinheiro, o secretário afirmou que gastou com materiais para as casas de saúde. “Material de enfermagem, material de postos de saúde, luvas, máscara, macacão, gaze, esparadrapo”, citou, acrescentando que já foram comprados soro e esses mesmos materiais para a UPA. 

O Secretário também não comentou a compra das cinco câmeras termográficas para aferição da temperatura corporal humana no valor de R$ 13.500,00 cada uma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 03h18 - Fonte: Climatempo
18°
Céu encoberto

Mín. 15° Máx. 21°

18° Sensação
4 km/h Vento
90% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 20°

Chuvoso
Domingo (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 21°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias