A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) de São João del Rei está apurando a causa da morte de peixes no Rio das Mortes. O manancial corta diversos municípios da região do Campo das Vertentes. Centena de milhares de peixes apareceram mortos no último sábado (19), entre Barroso e Alfredo Vasconcelos, e as cidades pararam para acompanhar, com revolta, o fato que chamou a atenção dos populares. São João Del-Rei também registrou a morte de peixes.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, moradores das duas cidades mostram a quantidade de animais mortos no fundo do rio. Alguns, já sem vida, foram parar na margem do afluente. Em outras imagens, um dos moradores da região, que estava de barco, consegue retirar alguns peixes da água.
“Pesco aqui, legalmente, há mais de 30 anos e nunca vi algo como hoje. O que está acontecendo aqui tem que ser investigado urgentemente”, diz um cidadão que segurava um peixe morto debaixo da Ponte do Rosário, ao lado de centena de outros já sem vida.
Pouco mais abaixo, onde o Rio está com o nível baixo, dezenas de moradores pegavam os peixes para consumo próprio. “Ali em baixo estão pegando para consumo, não sei se é o certo?”, questionou o cidadão que estava preocupado em achar sacos para tentar transportar os peixes para uma outra água e salvar a vida deles.
“Não indico o peixe para consumo, pois não sabemos ainda a procedência da mortandade absurda que está acontecendo aqui hoje. Mas já afirmo que muito de tudo isso é culpa dos cidadãos que estão destruindo o Rio das Mortes”, diz Marcos Magalhães que estava revoltado com o crime ambiental.
“Tem um projeto na câmara desde 2000 e até hoje nada foi feito sobre a recuperação do Rio das Mortes em Barroso. Precisamos fazer nossa parte e não só ficar culpando Barbacena, tirando a nossa responsabilidade”, diz Marcos.
Algumas denuncias já foram feitas as autoridades da região que devem investigar o acontecido.
De acordo com informações do MG2, a Polícia Civil também informou que vai investigar o caso.
Assista ao vídeo compartilhado pelas redes sociais:
Mín. 15° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 26°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 16° Máx. 26°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.