Terça, 24 de Novembro de 2020 08:28
32 999532355
Meio Ambiente Fritíferas

São João del-Rei: morador cataloga árvores da avenida Leite de Castro

Biólogo se interessou pela variedade de espécies existem na avenida, que vão de exóticas à frutíferas.

24/09/2020 15h42
871
Por: João P. Sacramento
Jacarandá mimoso. Localização: próximo a Escola Garcia de Lima. Foto: Árvores da Leite/ Reprodução
Jacarandá mimoso. Localização: próximo a Escola Garcia de Lima. Foto: Árvores da Leite/ Reprodução

O biólogo Gustavo Henrique Almeida é o idealizador do Projeto Árvores da Leite Educação Ambiental, que tem como intuito desenvolver ações consoantes a arborização da Avenida Leite de Castro, que o autor do projeto carinhosamente chama de “Avenida Verde”, assim como contribuir sobre a percepção ambiental da importância das áreas verdes no município de São João del-Rei.

 Segundo Gustavo, o interesse pela vegetação da Avenida, que tem quase 3Km de extensão, veio a partir da observação atenta enquanto transitava pela via. Por ser biólogo e se interessar por plantas, Gustavo notou a diversidade de árvores na Leite de Castro.

A avenida, que têm um fluxo enorme de carros e pessoas, atraiu a curiosidade do morador da região, que utiliza a via diariamente e que percebeu que as espécies iam desde árvores exóticas até árvores frutíferas, “esse foi o primeiro ponto que me chamou atenção”, afirma.

 “Como biólogo, eu pensei, e como tenho conhecimento na área de botânica e assim surgiu o projeto, que existe desde setembro de 2019 e começou com uma página no Facebook, com a ideia de “registrar e catalogar essa diversidade de árvores da Leite de Castro”, comenta Gustavo. 

Gustavo começou tirando foto das árvores, identificando e postando nas redes sociais com algumas características da espécie “da fácil assimilação pela população em geral”, conta. De acordo com o biólogo, a Avenida Leite de Castro conta atualmente com 100 espécies de árvores, sendo que 11 delas são frutíferas.

Guia de Árvores Frutíferas (Capa) Foto: Reprodução

As árvores frutíferas deram origem à um catálogo próprio que foi lançado pelo Projeto Árvores da Leite de Castro como um guia. O Guia de Árvores Frutíferas da Leite, disponibilizado gratuitamente, reúne informações como o nome científico, nomes populares, origem, formas de multiplicação, bem como usos e período de produção das árvores frutíferas  presentes na avenida. Além disso, o Guia disponibiliza a localização das árvores, que pode ser consultada conjuntamente por meio do acesso ao mapeamento online.

O E-book foi lançado no último dia 21, o Dia da árvore, e a distribuição é gratuita.

Gustavo comenta que “o engajamento dos moradores nas publicações da página é bem positiva”, e reforça que isso o deixa esperançoso para que os mesmo preservem essa rica diversidade no local. “A Leite de Castro é um ponto de lazer também, Muitas pessoas caminham ali, e tendo esse conhecimento sobre as espécies acaba tendo a percepção mais ampla da importância daquelas áreas verdes”, acredita o biólogo.

Para o futuro do Projeto Árvores da Leite de Castro, Gustavo adianta que “a perspectiva para um segundo momento, ter um plantio [de novas espécies] na Leite de Castro”. A intenção com isso é recuperar e ampliar o espaço verde urbano. 

O projeto do Gustavo é pessoal e não têm ligação com nenhum órgão público, como a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que, provavelmente, nem tenha um catálogo destas espécies.

Projeto Árvores da Leite de Castro

Página do projeto no Facebook:https://www.facebook.com/arvoresdaleite.sjdr/ 

Instagram: @arvoresdaleite.sjdr

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h09 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 25°

19° Sensação
2 km/h Vento
82% Umidade do ar
80% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias