Sexta, 30 de Outubro de 2020 05:05
32 999532355
Saúde Minas Consciente

Só três das 11 microrregiões da Zona da Mata estão na onda verde

Em Muriaé, prefeitura decidiu manter a cidade na Onda Verde, apesar da indicação de recuo para a Onda Amarela. São João del-Rei figura na lista dos piores resultados.

29/09/2020 17h08
197
Por: João P. Sacramento Fonte: Jornal Estado de Minas
Muriaé, onde foi inaugurada a nova UPA, é uma das cidades com maior número de casos e óbitos na região. Foto: Divulgação / Prefeitura de Muriaé
Muriaé, onde foi inaugurada a nova UPA, é uma das cidades com maior número de casos e óbitos na região. Foto: Divulgação / Prefeitura de Muriaé

Das 11 microrregiões da Zona da Mata mineira, que estão seguindo o programa do governo estadual Minas Consciente, quatro retrocederam em termos de liberação das atividades econômicas, indo da Onda Verde para a Amarela. Cinco continuam na mesma – duas na amarela e três na verde –, e as microrregiões de Ubá e Congonhas migraram da fase mais restritiva do plano, a Vermelha, para a Amarela.

As 11 microrregiões fazem parte de duas macrorregiões: Sudeste e Centro-Sul.  As orientações de migração de onda definidas pelo governo do estado já estão valendo desde o último sábado (26)., caso sejam aprovadas pelas prefeituras

O programa Minas Consciente prevê a progressão ou a regressão conforme os indicadores municipais de incidência da COVID-19, capacidade de atendimento da rede pública de saúde e velocidade de avanço da doença. A intenção do governo estadual, ao indicar a onda às cidades, macro e microrregiões é orientar a retomada segura das atividades econômicas nos municípios.

Os piores resultados concentram-se nas microrregiões de Juiz de Fora/Lima Duarte/Bicas e São João Nepomuceno. Muriaé, Barbacena e São João del-Rei, que saíram da onda verde e foram para a amarela também figura os piores resultados.

Na quarta-feira (23), o prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas alertou para a possibilidade da segunda onda de contágio na cidade, em virtude dos números crescentes de casos confirmados e aumento de internações.

Muriaé, mesmo com alta constante do número de casos e o maior acumulado de ocorrências (3.230 casos nesta sexta-feira, 25) e mortes (122 óbitos) da Zona da Mata, decidiu, nesta sexta, seguir apenas parte das determinações do governo estadual quanto às normas da onda amarela. O funcionamento das atividades comerciais manteve-se liberado, bem como as reuniões com até 60 pessoas. O horário do comércio também não foi restringido. 

A única proibição foi a da disposição de mesas externas em bares, lanchonetes, restaurantes e congêneres, além da adoção da permanência de um aluno a cada 10 metros quadrados em academias.

Já as microrregiões de Além Paraíba e Carangola continuam na onda amarela. Também não mudaram as microrregiões de Conselheiro Lafaiete, Leopoldina/Cataguases e Santos Dumont. Essas três últimas continuam na verde. As microrregiões de Ubá e Congonhas progrediram da onda vermelha para a amarela.

Aumento na taxa de ocupação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, afirma que, na última semana, foi identificado, na macrorregião Sudeste, aumento na taxa de ocupação de leitos UTI para as infecções pelo novo coronavírus.

Além disso, houve elevação no número de contaminados, se comparado ao início deste mês. A SES reforça que as medidas preventivas são os meios mais eficazes contra a avanço da doença. 

Segundo a Superintendente da Regional de Saúde de Barbacena, microrregião-pólo da macrorregião Centro-Sul, Hérica Vieira Santos, as orientações da população devem ser adotadas independentemente de qual onda do Minas Consciente a macro ou micro se encontram.

“Esses movimentos de avanço e retrocesso no programa são necessários e todos têm ciência dessa situação. Por isso, os municípios da macro Centro-Sul têm seguido em conjunto, tentando se manter na onda amarela por maior tempo”, afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 04h49 - Fonte: Climatempo
18°
Céu encoberto

Mín. 15° Máx. 21°

18° Sensação
4 km/h Vento
90% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 20°

Chuvoso
Domingo (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 21°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias