Quinta, 22 de Outubro de 2020 03:01
32 999532355
Educação Volta ás aulas

Divinópolis: deve ser a primeira cidade de MG a retomar aulas

Cidade se prepara para retorno das atividades presenciais na próxima semana; alguns municípios alegam que volta é precoce

01/10/2020 15h32
149
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet
Foto: Internet

Após uma semana da permissão para a volta às aulas em municípios na Onda Verde do Minas Consciente, a indefinição sobre o tema ainda é grande entre as prefeituras. Conforme a Secretária de Estado de Educação, cabe aos prefeitos debater e decidir sobre o retorno das aulas presenciais. 

Ao todo, 217 municípios mineiros estão localizados em microrregiões classificadas na última fase de retomada das atividades, o que permitiria a reabertura das escolas de educação básica a partir do dia 5 de outubro.

A recomendação dada pelo Estado, em caso de dúvidas dos Executivos municipais, é seguir a etapa mais rigorosa, que no caso seria a Amarela, com retorno apenas do ensino superior. Entre as maiores cidades nessa faixa, estão Belo Horizonte, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Divinópolis, Santa Luzia e Sabará. Na região metropolitana, nenhum dos municípios sinalizou com o retorno.

Na última segunda-feira (28), a capital anunciou que 72% da comunidade escolar foi contrária à retomada e, por conta dos indicadores da pandemia e dos riscos de transmissão, as unidades seguirão fechadas por tempo indeterminado. 

Na vizinha Nova Lima, a prefeitura informou que, embora trabalhe na elaboração de um protocolo específico, ainda não há previsão de reinício. Em Santa Luzia, informou que, por estar na macrorregião Central, classificada na Onda Amarela, não retomará as aulas do ensino básico. O posicionamento é o mesmo de Ribeirão das Neves, que vai analisar a estrutura da cidade para verificar se o retorno será possível.

Reuniões vão definir retorno

Já no interior do Estado, as prefeituras ainda discutem se há segurança sanitária para que os alunos das redes pública e privada retomem as atividades presenciais. Na região Central, Conselheiro Lafaiete não deve autorizar a retomada das aulas até o fim do ano. 

Na Zona da Mata, Viçosa, que aderiu ao programa de retomada e seguirá as diretrizes, aguarda a confirmação "dos setores sanitários e de fiscalização da prefeitura de que as escolas e faculdades estão adequadas e seguras para alunos".

Em São João del-Rei, A secretária municipal de ensino Cíntia Leite disse ao Mais Vertentes que o município dará continuidade ao ensino remoto por questões de segurança e planejamento, onde garante que a carga horária de ensino será cumprida dentro deste modelo. Veja mais aqui.

Exceção em meio às indefinições

Ao contrário da maioria das prefeituras mineiras em macro ou microrregiões na Onda Verde, Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, já anunciou na última semana que vai autorizar o retorno das aulas a partir do dia 5 de outubro. Porém, as unidades de ensino básico e superior devem enviar um plano de retorno com todas as medidas sanitárias necessárias, como distanciamento entre os alunos e reforço da higienização, para reabrirem.

O secretário municipal de Saúde, Amarildo Sousa, disse que a fiscalização das exigências é realizada pela Vigilância Sanitária. "Esses protocolos estão sendo discutidos desde o início da pandemia, com regras como a diminuição do efetivo de alunos", adiantou. Caso a unidade não tenha o aval da pasta até a próxima semana, o retorno pode ser adiado. "Exige todo um processo e não necessariamente tem que voltar no dia 5", declarou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 02h46 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 24°

15° Sensação
20 km/h Vento
90.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias