Terça, 19 de Janeiro de 2021 02:23
32 999532355
Política Agora é lei!

Lei que aumenta a punição para quem maltratar cães e gatos é sancionada

Pena de dois a cinco anos e registro de antecedentes criminais fazem parte do texto que altera a Lei de Crimes Ambientais

01/10/2020 19h00
285
Por: Thais Marques
Pitbull Sansão que teve duas patas decepadas inspirou o apelido de
Pitbull Sansão que teve duas patas decepadas inspirou o apelido de "Lei Sansão" que prevê pena maior para maus-tratos de cães e gatos. Foto: Reprodução Instagram Todos por Sansão

Foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (30) a lei que aumenta a pena para quem maltratar cães e gatos. O texto de autoria do Deputado Federal Fred Costa (Patriotas) altera a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, aumentando a pena para reclusão de dois a cinco anos, com multa e proibição de guarda. Quem cometer o crime também passa a ter registro de antecedentes criminais. A lei foi sancionada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro.

 

A penalidade para a violência contra animais silvestres, domésticos e domesticados estabelecidas pela Lei nº 9.605, era de três meses a um ano de detenção. A alteração se refere apenas a cães e gatos. A lei foi apelidada de “Lei Sansão” em homenagem ao pitbull que teve duas patas decepadas quando foi agredido no mês de julho deste ano.

 

O que muda?

 

O maltrato de cães e gatos deixa de ser um crime de menor potencial ofensivo, desta forma quem maltratar os animais passará a ter registro de antecedente criminal e, se houver flagrante, o autor poderá ser preso. Antes da alteração, as penas eram convertidas em prestação de serviços comunitários e dificilmente o autor era levado à prisão.


Com informações do Congresso em Foco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 02h22 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

19° Sensação
2 km/h Vento
88% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias