Domingo, 25 de Outubro de 2020 02:59
32 999532355
Geral Censura 3o dia

Sindicato dos Jornalistas de MG emite nota de repúdio à censura ao Mais Vertentes

Outras entidades de representação e veículos de imprensa se mobilizam em apoio ao Mais Vertentes e contra a censura

01/10/2020 20h05 Atualizada há 3 semanas
258
Por: Adriano Vianini
Logo: SJPMG
Logo: SJPMG

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais divulgou nesta quinta-feira, 1 de outubro, uma carta de repúdio à censura sofrida pelo portal Mais Vertentes. 

Em nota aberta, o Sindicato informa que trata-se de "mais um caso de censura à imprensa pelo poder Judiciário, em afronta à liberdade de expressão e à liberdade de informação jornalística garantidas pela Constituição Federal de 1988. A censura em questão foi imposta pela 2ª Vara Cível da Comarca de São João del-Rei ao portal Mais Vertentes".

"A censura provoca mais espanto por dois fatos. O primeiro é que a advogada que assina a ação é também representante de um jornal e uma rádio tradicionais de São João del-Rei. O segundo é que a notícia não nomeia o médico que se sentiu ofendido. Como nota de uma coluna social, ela reporta fato conhecido e comentando amplamente naquela cidade. Além disso, trata de assunto de evidente interesse coletivo, o isolamento social para combate à pandemia do novo coronavírus".

"Mais Vertentes pertence ao jornalista profissional Adriano Vianini, que trabalhou na Editora Abril, em São Paulo, durante muitos anos e desde 2017 se dedica à comunicação na sua cidade natal. O portal de notícias funciona há dois anos e como muitos outros nos últimos anos vem cumprindo papel importante de renovação na imprensa do interior, graças à internet e às novas tecnologias digitais. Segundo o editorial do Mais Vertentes, “a elite são-joanense não sabe conviver com a imprensa livre”.

Leia aqui a nota na íntegra!

Confira outras entidades de representação, sindicatos e veículos de imprensa que também se solidarizaram:

AMMASDEL-REI

Janaine Ferreira (candidata à prefeitura de SJDR pelo PSTU)

Portal Dores de Campos

Portal Lagoa Dourada

Portal Notícias Gerais

Revista Mana

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais

SINDMETAL

Sind-UTE

Sou Santos Dumont

 

Entenda

O Mais Vertentes foi alvo na última segunda-feira (28), de uma inaceitável censura, o que a Constituição explicitamente repudia. 

O Juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de São João del-Rei, Pedro Parcekian, a pedido do autor Raphael Bevilacqua Campelo Pereira, proibiu o Mais Vertentes de exibir a coluna social Aí, que loucura!, que menciona "Após diversas festas em bairro nobre, casal “famoso” testa positivo para Covid-19". O Juiz pede ainda segredo de justiça no processo e multa de até R$ 100 mil reais caso o portal não retire a matéria do ar em 24 horas.

Colunistas sociais trabalham "caçando" notas sobre artistas, celebridades, milionários, figuras excêntricas, autoridades e outras pessoas.

Contudo, a coluna social divulgada na última quinta-feira (24), também faz um alerta sobre a disseminação da Covid-19 em festas realizadas pelas “figuras excêntricas” da cidade e que, em nosso ponto de vista, é mais grave por causar danos à saúde da população que “transtornos à vida profissional” dos personagens insinuados na nota - que em nenhum momento foram citados os autores ou divulgadas falsas informações.

O portal Mais Vertentes acatou a liminar judicial e retirou a matéria do site e das redes sociais às 23h59 da última segunda-feira (28). Também está recorrendo à decisão do Juiz.

 

Confira ainda o Editorial - Nota de Repúdio do portal Mais Vertentes:

A elite São-Joanense não sabe conviver com a imprensa livre

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 02h58 - Fonte: Climatempo
15°
Chuva

Mín. 15° Máx. 21°

15° Sensação
13.5 km/h Vento
98.8% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias