Quinta, 22 de Outubro de 2020 02:41
32 999532355
Cidades Eleições 2020

Tiradentes: Campanha visa reduzir salários de vereadores e prol de causas sociais

Segundo a idealizadora do projeto, Heloisa Edwards, “quem ama Tiradentes, faz por ela de graça e sem cargo”

02/10/2020 14h58 Atualizada há 3 semanas
126
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet
Foto: Internet

Ex-vereadora de Tiradentes, Heloisa Barreto Edwards, conhecida como Heloisa das Águas, publicou um vídeo no último dia 30 de setembro, onde ela apresenta um “termo de compromisso” para os candidatos a vereador da cidade. Segundo ela, a intenção do termo é que “o candidato, ganhando para vereador, ele se compromete a ficar apenas com um salário mínimo e doar 2 mil reais, dos 3.100 que ele ganha, para um fundo legislativo solidário”.

Ainda segundo Heloísa, esse fundo arrecadará, por mês, 18 mil reais , que seriam usados em benefício dos moradores da cidade. Ainda de acordo com ela, isso evitaria burocracias e licitações. O Fundo Legislativo Solidário (FLS) seria gerido por uma comissão de 4 vereadores e 4 representantes da população, que selecionaram as ideias, propostas, ações, projetos, apresentados pelos moradores e solicitando ajuda financeira.

Em entrevista exclusiva para o portal Mais Vertentes, Heloisa disse que “a ideia surgiu cerca de um mês atrás, quando, assistindo uma reunião de vereadores, vi, que mais uma vez, o presidente ‘passou a bola’ para os vereadores que irão ser eleitos para 2021/24. A atual bancada tinha condições legais de fazer mudanças e cortes nos próprios salários , mas não o fez”. O portal Mais Vertentes já divulgou uma denúncia onde os parlamentares de Tiradentes aumentaram os próprios salários e ainda gastaram R$ 231 mil em viagens.

Heloisa Edwards, em vídeo divulgado em suas redes sociais. Foto: Reprodução

A ex-vereadora garante que “após frequentar religiosamente 8 anos de reuniões da Câmara de Tiradentes, esta é minha terceira iniciativa para tentar reduzir os salários dos edis”. De acordo com ela, a primeira foi em 2016, através de uma ação popular com 400 assinaturas de eleitores, mas que foi embargado por uma advogada temporária, que “ sequer deixou o projeto ser pautado”. Depois, através de vereadores da oposição, Heloisa comenta que foi “outra tentativa frustrada”.

Edwards garante que “tive essa iniciativa porque tenho a certeza de que os vereadores nunca irão reduzir a razão da presença deles na Câmara: o salário”.Ela afirma que se o salário fosse abolido, “dos 71 candidatos inscritos, talvez tivéssemos 7 a concorrer”.

Para Heloisa, é “balela esse negócio de ajudar a cidade. Quem ama Tiradentes faz por ela, de graça e sem cargo”. Ela reforça ainda que não é contra os vereadores receberem salário. “Não sou contra um vereador que realmente trabalha, é qualificado, estuda, apresenta projetos relevantes, ganhar bem, mas este não é o caso da Câmara de Tiradentes”e reclama, “Qualquer um dos atuais vereadores, ganhar mais do que uma professora , é um insulto às educadoras. A qualificação exigida para ser vereador é zero”..

Heloisa aproveita para criticar os candidatos: “A maioria dos candidatos não tem noção do que é ser vereador. Alguns dos candidatos estão apresentando ideias e sugestões diversas, sem sequer saber que, como vereadores, não poderão fazer o que propõe”, concluiu.

Heloisa garante que não tem planos de expandir para outras cidades e, que os interessados em assinar, devem procurará-la. Ela avisa que será feita uma foto do candidato e “campanha” para o mesmo, e aponta que, por enquanto, nas primeiras 72 horas, “somente Juliana Ferreira (PT) e Wiliam Wierman (PT) assinaram o termo”. Heloisa afirma que, na opinião dela, “são candidatos alfabetizados, falam português corretamente, sabem interpretar um texto e entendem as funções de um vereador”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tiradentes - MG

Tiradentes - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Tiradentes - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 02h21 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 24°

15° Sensação
20 km/h Vento
90.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias