Quinta, 22 de Outubro de 2020 02:36
32 999532355
Meio Ambiente Queimadas

Final de semana registra diversas queimadas na região

Equipe de São João del-Rei ainda atendeu a diversos incêndios em veículos, incluindo um criminoso no Lombão

05/10/2020 16h23
130
Por: João P. Sacramento
Foto: Corpo de Bombeiros
Foto: Corpo de Bombeiros

Final de semana movimentado para o Corpo de Bombeiros de São João del-Rei. Grande número de incêndios em vegetação e dois carros incendiados na cidade. Tempo quente e pouca possibilidade chuva são apontados como causadores de grande números de queimadas na região.

Segundo o Corpo de Bombeiros, esses casos de incêndios em vegetação, quando se trata de fazendas, áreas rurais ou de preservação ambiental, ocorrem em longos espaços de mata e demandam um tempo maior para seja feito o controle das chamas. Isso faz com que as equipes de atendimento dos bombeiros fiquem ocupadas, dentro e fora da cidade, por longas horas. Casos como o deste final de semana, necessitam dos bombeiros que estão “sobre aviso”.

Incêndio próximo á Bozel. Foto: Bombeiros

Na tarde de sexta-feira (02), a equipe combateu um grande incêndio próximo da BR-265, chegando à Tiradentes, mobilizando todo o pessoal disponível. Ao mesmo tempo, ocorreu outro grande incêndio em mudas de eucalipto, também na BR-265, agora sentido Rio das Mortes, próximo à Bozel. 

Esse incêndio assumiu grandes proporções, principalmente, porque atingiu mudas de eucalipto, que usam muito plástico, gerando uma fumaça preta muito tóxica. O incêndio atingiu fiação de energia, o que coloca os brigadistas em risco. Em primeiro momento, dois militares foram ao local tentar controlar as chamas, uma vez que a equipe estava em atendimento próximo a Tiradentes. Os dois controlaram as chamas e após solicitaram reforço. O fogo foi debelado até às 21hs. O fogo controlado antes que atingisse mata nativa.

No início da noite de sexta (02), a equipe, que estava em Tiradentes, se deslocou para um combate de um incêndio em uma carreta, próximo à Lagoa Dourada, na BR-383. Segundo informações ainda não confirmadas, um pasto estava pegando fogo e uma fagulha teria atingido o caminhão, mas os bombeiros ainda não determinaram a causa das chama no veículo. O veículo ficou todo destruído.

Outra equipe foi acionada, ainda na noite de sexta-feira, para atender à um incêndio em um caminhão no pátio da prefeitura de Tiradentes. Segundo os bombeiros, o incêndio foi na carga que estava na caçamba de um caminhão, mas ainda não se sabe o que causou o incêndio. A carga seria de madeira e alguns outros materiais. A equipe de “sobreaviso” foi quem atendeu à esse chamado.

No sábado (03) ocorreu um incêndio no início da tarde, em eucaliptos, próximo à entrada da serra de São José, na trilha que liga à cidade Santa Cruz de Minas. Houve combate às chamas, para que as mesmas não tomasse grandes proporções na serra. 

No início da noite, um incêndio em fazenda em Conceição da Barra de Minas, ameaçou chegar em residências. A equipe de plantão de deslocou até o local e permaneceu durante toda a noite no combate a essas chamas. 

Incêndio no Lombão, em São João del-Rei. Foto: Bombeiros

Durante esse combate, apenas um militar estava no quartel, quando foi acionado para um incêndio em veículo no bairro Lombão. Como se tratava de um incêndio em um carro que não ameaçava pessoas, o militar chamou a equipe de “sobreaviso”. Após a solicitação, o Cabo Sena foi informado que veículo havia descido a rua e colidido com a parede um residência. Dado o risco, o militar se deslocou sozinho ao local para combater o risco eminente de incêndio à residência. 

Segundo a solicitante, após um desentendimento com seu namorado, um homem de 27 anos, em momento de fúria e de posse de um líquido combustível, despejou álcool e ateou fogo no interior do veículo de propriedade de sua namorada. 

Um militar do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei precisou combater um incêndio sozinho na noite deste sábado no bairro Lombão, pois toda a equipe disponível estava em atendimento de outra ocorrência de incêndio no momento do fato.

Com a ajuda de populares, Cabo Sena armou a linha de combate e apagou as chamas, evitando assim que o incêndio assumisse proporções ainda maiores, uma vez que a fumaça já havia invadido a casa e o risco de o fogo atingir o imóvel era iminente.

De acordo com o Carlos Eduardo de Sena, Cabo que atendeu a ocorrência, “Em primeiro momento, orientei aos solicitantes que apenas isolasse o local e se afastassem pois, como o veículo já estava totalmente tomado pelas chamas, desde que não ameaçasse se espalhar para outro local, eu teria tempo de acionar a equipe de sobreaviso. Porém, minutos depois, fui informado que o carro desceu uma ladeira e atingiu a parede de uma casa. Com as fortes chamas vindas do veículo, era questão de minutos até o incêndio se espalhar pelo imóvel”. 

Sena precisou tomar uma rápida decisão. “Informei ao nosso Comandante sobre a situação e acionei um militar de folga para comparecer ao Pelotão. Como sou motorista do caminhão, me desloquei sozinho para o local do incêndio, enquanto o próprio Comandante e outros militares se deslocavam de suas casas para me apoiar. Quando cheguei, percebi que a ameaça de um incêndio em residência era real. Como era o único Bombeiro no local, pedi ajuda das pessoas que estavam por lá e armei uma linha de combate. Acionei a bomba de água do caminhão e consegui apagar o fogo antes que atingisse a casa”. 

Segundo o Tenente Guimarães, Comandante dos Bombeiros na cidade, a ação imediata do Cabo Sena foi fundamental para evitar algo ainda mais grave. “É necessário ter um raciocínio rápido e muita proatividade para conseguir combater um incêndio sozinho e o nosso militar está de parabéns pelo seu ato”, afirma o Tenente. 

Sobre as causas, testemunhas relataram que o incêndio teria sido criminoso. A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local para averiguar o fato.

No início da noite do domingo (04), um incêndio próximo a estação ferroviária em Tiradentes, na entrada da caixa d'água da Esperança. Um local de vegetação às margens da linha do trem foi atingida por um incêndio. Na chegada do bombeiros, o fogo estava controlado. Os militares realizaram um combate às chama que sobraram e realizaram o rescaldo para evitar que o fogo voltasse.

No final do dia, a equipe foi solicitada para atender à um acidente de moto na BR-494. O condutor de 36 anos, perdeu o controle da motocicleta, próximo a portaria do campus CTAN da UFSJ. O condutor colidiu com as barreiras de proteção da ciclovia, vindo a destruir o capacete. A vítima apresentava fraturas no fêmur e sinais de traumatismo craniano. A equipe do SAMU foi acionada e encaminhou o motociclista para a unidade de atendimento avançado do SAMU. 

O Corpo de Bombeiros agora torce para que chova e eles tenham um alívio nessa grande demanda de ocorrência de incêndios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 02h21 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 24°

15° Sensação
20 km/h Vento
90.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias