Quinta, 22 de Outubro de 2020 03:59
32 999532355
Saúde Covid-19

São João del-Rei: Donos de bares resistem à fiscalização e aos protocolos de segurança

Na última sexta-feira (02), seis bares foram fechados pela Vigilância Sanitária por aglomeração e/ou desacordo das orientações de prevenção aí coronavírus. Confira!

06/10/2020 17h46
1.496
Por: Thais Marques
Foto: Fiscalização - Secretaria de Finanças SJDR
Foto: Fiscalização - Secretaria de Finanças SJDR

Donos de bares ainda resistem e até enfrentam o setor de fiscalização municipal durante a pandemia, que ainda não terminou, do coronavírus. Oficialmente o município está na Onda Verde do programa Minas Consciente, mas optou por permanecer na Onda Amarela devido ao aumento do número de casos de coronavírus em São João del-Rei. Segundo o NEPE da UFSJ, São João del-Rei vai para a 4ª semana consecutiva em aceleração do contágio do coronavírus, com Média Móvel de 7,6 casos/dia. Neste final de semana, a cidade registrou o 20º óbito por Covid-19, na sexta-feira (02) seis bares foram fechados pela Vigilância Sanitária em SJDR e um foi notificado em São Sebastião da Vitória no domingo (04)  por causa de aglomerações.

 

Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado no dia 05 de outubro, são 748 casos positivos em SJDR, onde nove pacientes estão internados nas casas de saúde em decorrência da Covid-19, 84 pacientes estão em isolamento domiciliar e 644 estão recuperados. Aparentemente os números não têm gerado consciência na população e nos donos dos estabelecimentos, que resistem às ações preventivas e educativas orientadas pelo setor de Vigilância Sanitária dentro das normas do programa Minas Consciente. Segundo o Secretário de Saúde do município José Marcos, bares cheios e festas em locais fechados são principais causas para o aumento da Covid-19 no município.

 

Em entrevista ao Mais Vertentes, a enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Sanitária Adriana Dias Miguel Vieira, diz que a intenção da Vigilância Sanitária não é ser punitiva, e sim ser educativa. “No primeiro momento em que vamos no estabelecimento, se não tem risco eminente à saúde, não temos porque interditar de imediato”, diz Adriana. Ao chegar nos estabelecimentos, a Vigilância Sanitária faz uma inspeção, seguida de orientação, um relatório onde são estabelecidos prazos. Após determinar o prazo, a Vigilância retorna aos estabelecimentos para saber se está tudo “ok”, caso esteja, libera o alvará sanitário para o local. “Quando tem locais onde orientamos, fazemos a inspeção, todo o processo e o responsável não cumpre com o que foi solicitado, emitimos uma notificação e um prazo rápido para cumprir essa notificação”, diz. Saiba mais sobre a atuação de cada setor durante a pandemia do coronavírus. 

 

Na última sexta-feira (02), seis bares foram fechados pela Vigilância Sanitária por aglomeração: Disco de Arado no bairro Fábricas, Cumbinhos Bar e Rei do Espeto no bairro Vila Santa Teresinha, Dan Dans e os bares Resenha e Route 66 no bairro Matosinhos. Além destes, o bar Mineirinho Top notificado em São Sebastião da Vitória. Parte da população reclama da falta de atendimento dos órgãos e os quatro fiscais sanitários disponíveis para atender toda a demanda do município e dos distritos vem sendo desafiados dentro e fora das redes sociais.

 

Ameaças

 

O diretor da Guarda Municipal, Subtenente Ajax,  disse em entrevista ao Mais Vertentes que as demandas recebidas pela GM estão sendo atendidas, mas que tem encontrado resistência por parte da população em respeitar a atuação da GM. “Chegamos em um estabelecimento ‘cheio de gente’, já com um certo teor de álcool e somos tratados desta forma, é complicado. O povo não está respeitando”, afirma Ajax.

 

Em áudios veiculados pelo WhatsApp, o dono de um bar de São João del-Rei fez ameaças para o setor de fiscalização. “Pra eles ‘fechar’ o meu bar, eles ‘vai ter’ que fechar o bar de São João del-Rei inteira, que eu não vou dar mole não. Já estou com advogado, já fui atrás do Nivaldo, da secretária de governo, tô pondo mesa do lado de fora por que eles deixaram eu por, a Adriana. Se tirar as minhas mesas vai ter que tirar a de todo mundo, de todo mundo mesmo, não é só a minha não, aí vai fechar geral. Igualdade para todos, se eu não posso, ninguém pode. Se um pode, eu também posso”.

 

Na última quarta-feira (02) a Gerência Regional de Saúde e o Núcleo de Vigilância Sanitária de Minas Gerais encaminharam para o Secretário Municipal de Saúde, José Marcos, uma nota em apoio aos fiscais sanitários da Vigilância Sanitária de São João del-Rei. As entidades exaltam o trabalho dos servidores e repudiam o desrespeito que os fiscais têm sofrido por parte da população e donos de estabelecimentos durante as fiscalizações no combate à pandemia do coronavírus no município. 

 

O Mais Vertentes procurou a Secretária de Governo e Chefe de Gabinete Adriana Rodrigues, mas até o fechamento desta edição não obtivemos retorno. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 03h43 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 24°

15° Sensação
17.2 km/h Vento
92.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias