Sexta, 30 de Outubro de 2020 04:58
32 999532355
Cultura Premiado

Prados: Artista mineiro ganha prêmio internacional de música

Violonista pradense ganha bolsa de estudos e prêmios de desempenho em Festival Internacional de Música da Filadélfia, nos Estados Unidos

07/10/2020 15h33
2.210
Por: João P. Sacramento
Foto: Divulgação / Albert Salgado
Foto: Divulgação / Albert Salgado

O Philadelphia International Music Festival está concedendo mais de $25.000 em bolsas de estudo e oportunidades de desempenho de prestígio para onze jovens músicos que conquistaram os primeiros lugares no Concurso de Concerto anual do PIMF.

O vice-campeão do Grande Prêmio é Octávio Deluchi, mineiro de Prados que mora em Radford, Virgínia. O músico de 23 anos ganhou uma bolsa de $ 750 para programas PIMF por sua performance ao violão de "Verano Porteño" de Astor Piazzolla. 

Deluchi também subirá ao palco no PIMF Winners Circle Concert com os membros da Orquestra da Filadélfia, que será agendado agendado para este inverno ou na próxima primavera, assim que as condições do COVID-19 permitirem.

O artista, músico, violonista, arranjador e professor pradense, Octávio Deluchi Cerqueira, é um dos maiores nomes da música instrumental brasileira, e que atualmente está estudando na renomada Radford University, nos Estados Unidos. Recentemente, durante a quarentena, Octávio Deluchi realizou eventos com musicistas nacionais e internacionais pela internet.

“O Festival Internacional de Música da Filadélfia hospeda competições internacionais há mais de 20 anos”, disse a presidente do PIMF, Sandy Marcucci, “mas este é um ano como nenhum outro. Assim como fizemos com nossos programas de verão imersivos, colocamos a competição de concerto instrumental online, que realmente abriu para o mundo - tivemos inscrições de Xangai para Sugar Land, Texas e da Rússia para Radford, Virgínia. E eu digo isso todos os anos, que o talento que vemos nunca pode ser superado - mas este ano, realmente atingiu uma nova nota alta! ”

Músicos em quatro faixas etárias, de 8 a 19 anos ou mais, enviaram gravações de vídeo que foram julgadas por um painel distinto que incluiu a solista de piano internacional Svetlana Smolina, Diretora do Programa de Piano do Festival Internacional de Música da Filadélfia; Daniel Han, Violinista da Orquestra da Filadélfia; Louis Scaglione, presidente e diretor musical da Orquestra Juvenil da Filadélfia; e Gi Lee, professor de clarinete do Philadelphia International Music Festival e artista residente no Boyer College of Music na Temple University.

Foto: PIMF/arquivo

Festival Internacional de Música da Filadélfia

O Philadelphia International Music Festival (PIMF) é um programa musical de verão dirigido por Kimberly Fisher, Principal Segundo Violino da Orquestra da Filadélfia, que oferece a estudantes músicos de todo o mundo a oportunidade única de passar uma, duas ou quatro semanas imersos na educação musical e treinamento de performance com membros da mundialmente renomada Philadelphia Orchestra, tradicionalmente no campus do Bryn Mawr College, mas este ano online em VirtualMusicCamp.org.

Desde março, a nova plataforma do PIMF, PIMFOnline.org, vêm preenchendo o vazio de treinamento para estudantes de música de distanciamento social com Masterclasses ministradas por grandes nomes da música clássica norte-americana, bem como aulas em grupo e individuais e salas de prática online ensinadas e supervisionadas por membros do corpo docente de classe mundial do PIMF.

Foto: Divulgação / Roberto Franco

Mais sobre Octávio Deluchi Cerqueira

Deluchi atualmente ocupa o cargo de professor assistente e mestrando em performance musical na Universidade de Radford (VA), nos Estados Unidos, sob a tutela de Dr. Robert Trent. Também se especializa no instrumento com orientações de Fabio Zanon. Sendo finalista em todos os concursos de violão que participou até o momento. É graduado pela UFSJ, onde foi orientado por Dr. Guilherme Vincens, Vladmir Cerqueira e Dr. Flavio Schiavoni. 

Na cidade de Prados (MG), além de ser colunista do site Prados Online, foi coordenador e desenvolvedor da série de concertos "Domingo na Lira", e do projeto pedagógico "Violão na Lira". Desde 2018 é artista e professor convidado do Festival de Música de Prados, promovido pela Lira Ceciliana e USP-SP.

Foi um dos fundadores do grupo AssoVio Vertentes, com quem trabalhou até 2019, promovendo festivais, concursos e uma programação artística a nível nacional. Em 2019, realizou performances em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Tiradentes, Prados, e nos estados americanos da Virgínia e Carolina do Norte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Prados - MG

Prados - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Prados - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 04h49 - Fonte: Climatempo
18°
Céu encoberto

Mín. 15° Máx. 21°

18° Sensação
4 km/h Vento
90% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 20°

Chuvoso
Domingo (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 21°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias