Quinta, 22 de Outubro de 2020 02:43
32 999532355
Eleições 2020 Eleições 2020

No Brasil mais de 60% dos prefeitos vão tentar segundo mandato

Em Minas Gerais, segundo levantamento promovido pela TSE, apenas 272 prefeitos vão tentar a reeleição. Ou seja, dos 682 gestores aptos a concorrer ao pleito pela segunda vez, apenas 6,76% o farão.

15/10/2020 16h19 Atualizada há 6 dias
78
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet
Foto: Internet

Mais de 60% dos prefeitos das cidades do Brasil vão tentar um segundo mandato nas eleições marcadas para o mês que vem, é o que aponta os cálculos do Tribunal Superior Eleitoral. Segundo o TSE 147,9 milhões de brasileiros vão escolher no próximo mês os prefeitos das mais de 5.568 cidades espalhadas pelo País. No total, são cerca de 19.164 candidatos. 

Como a legislação brasileira permite a reeleição para um novo mandato, 3.383 governantes vão tentar uma segunda chance nas urnas: 61% dos atuais gestores, de acordo com estudo da Confederação Nacional de Municípios.  Por estado, as maiores taxas estão no Amapá (81,3%), Acre (77,3%), Amazonas (74,2%), Roraima (73,3%) e Rio de Janeiro (70,7%). 

Segundo a Empresa Brasil de Comunicação, “Reeleição é a renovação do mandato para o mesmo cargo, por mais um período, na mesma circunscrição eleitoral na qual o representante, na eleição imediatamente anterior, se elegeu. O presidente da República, os governadores de Estado e os prefeitos poderão ser reeleitos para um único período subsequente. O mesmo se aplica ao vice-presidente da República, aos vice-governadores e aos vice-prefeitos”.

Em Minas Gerais, segundo levantamento promovido pela TSE, apenas 272 prefeitos vão tentar a reeleição. Ou seja, dos 682 gestores aptos a concorrer ao pleito pela segunda vez, apenas 6,76% o farão. 

Dos possíveis candidatos à reeleição em 2020, o TSE mostra que a maioria é formada por homens. Em Minas, dos 272 possíveis candidatos à reeleição, apenas 26 são mulheres. E o caso se repete com relação à vice-prefeitos e vereadores que tentam a reeleição.

 O estudo da CNM mostra que a questão da maior participação de mulheres e a consequente eleição de gestoras ainda é um problema relevante no Brasil. Há atualmente cerca de apenas 700 prefeitas dos 5.568 municípios nacionais.

Há várias propostas de debate sobre a questão da reeleição. Uma delas, que é a Emenda Constitucional 39/2011, sugere o fim da reeleição para o Executivo, sendo assim, o Presidente da República, governadores de Estado e prefeitos municipais não poderiam exercer mais de um mandato consecutivo.

Outra discussão, que é a proposta de Emenda Constitucional 224/2012, sugere um mandato mais extenso, que substitui a reeleição por um mandato eletivo mais longo. Neste caso, o tempo dos cargos do Executivo deixaria de ser de quatro anos e passaria para cinco.

Mudanças Eleitorais causadas pela pandemia

A pandemia provocou mudanças drásticas na eleições. A Justiça Eleitoral adotou uma série de medidas, como exigência de máscara, o uso de álcool em gel na votação e dispensou a biometria. Até as campanhas dos candidatos estão sendo diferentes. 

"A gente vai ter uma campanha muito menos física, muito menos presencial, uma campanha que vai depender muito mais da mídia, seja ela os canais oficiais, sejam as mídias eletrônicas e isso vai mudar completamente a dinâmica eleitoral”, explicou Gabriela Lotta, professora de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ainda segundo Gabriela, “nesse sentido, eu acho que a gente vai ter pós-eleição uma surpresa do que vai acontecer nesse cenário de muitas tentativas de reeleição, que a gente não sabe se vão se confirmar ou não". Realmente parece que o eleitor quer mudança. Em 2016, a taxa de reeleição não chegou nem à metade (49,5%).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 02h21 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 24°

15° Sensação
20 km/h Vento
90.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias