Terça, 24 de Novembro de 2020 10:00
32 999532355
Cidades Damae

São João del-Rei: Enquanto alguns bairros sofrem com falta de água, caixa d'água do Damae vaza no Bonfim

Em meio a polêmicas sobre a falta de água no município, reservatório desperdiça água no Parque Real

20/10/2020 14h15
217
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet / Reprodução
Foto: Internet / Reprodução

Nos últimos dias 17 e 18, a caixa d'água do Damae, no Parque Real, no bairro Bonfim, vazou durante todo o final de semana. Moradores indignados filmaram a água jorrando e o desperdício e imagens foram compartilhada nas redes sociais. 

No último dia 18, um morador postou um vídeo no Facebook, onde diz: “Hoje, domingo, quatro horas da tarde, Parque Real, Bonfim. De novo. A velha história”, enquanto, ao fundo, a caixa d’água jorra um volume grande de água sendo desperdiçada. Ao final do vídeo, o morador conclui: “É falta de organização. Água tem”.

Nos comentários da postagem, outro moradores, de vários bairros, comentam a situação. Em um dos comentários, um morador alega que “uma hora de água, em uma velocidade dessa, você enche uma caixa de mil litros de 50 residências do Parque Real, se não estou enganado”. Em outro comentário, uma moradora do Guarda Mor diz: “E hoje, aqui no Guarda Mor, a gente sem água, É um absurdo”.

Entramos em contato com a Diretora de Comunicações do Damae, Regina Célia Nunes, que nos informou que o vazamento se deu por falha no registro da caixa d'água. “Informamos que está sendo trocado e tudo já está na normalidade”, disse.

A falta de água em São João del-Rei vem assombrando os moradores há muito tempo. Mais recentemente, o portal Mais Vertentes noticiou o descaso da Prefeitura com o bairro Águas Gerais, que reclamam há anos do descaso do poder público sobre o fornecimento de água e o tratamento de esgoto no local, que corre “à céu aberto” e desemboca no Córrego do Lenheiro. Tal situação foi agravada pela pandemia do novo coronavírus. 

Ainda nesta matéria, os moradores comentam que o Damae não leva água e com isso precisam captar água da Serra do Lenheiro. Os moradores chegaram a pegar água em um filtro construído na gestão do ex-Prefeito Helvécio Reis, que captava água subterrânea. Porém, eles não podem mais  utilizar da água, porque a mesma foi considerada insalubre por ter fezes de vaca.

No último dia 6, o controlador interno do Damae, Claret de Almeida, em reunião extraordinária na Câmara dos Vereadores de São João del-Rei, quando questionado pela falta d’água, disse: “Eu conheço gente que nunca tomou banho e tá tomando três banhos por dia. Conheço gente que nunca lavou a mão e tá lavando 10 vezes por dia. E sem contar esse calor terrível”.

Na matéria do portal sobre o caso, a vereadora Lívia Guimarães (PT) declarou que a sensação que ela tem é que toda vez que alguém do Damae ocupa a tribuna da Câmara mais confunde do que explica. “A principal questão era a falta de água em vários pontos da cidade, mas além de não ouvirmos explicações sobre os motivos ouvimos um show de horrores” disse em entrevista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h57 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 25°

23° Sensação
5 km/h Vento
62% Umidade do ar
80% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias