Quinta, 26 de Novembro de 2020 14:56
32 999532355
Cidades Covid-19

Brasil: Só seis cidades brasileiras (quatro em MG) continuam sem registro de Covid-19

Dos municípios mineiros que não tiveram confirmações da doença são Botumirim, na Região Norte; Cedro do Abaeté, na Região Central; Pedro Teixeira, na Zona da Mata, e São Thomé das Letras, no Sul do estado

20/10/2020 15h50
210
Por: João P. Sacramento
Barreira sanitária em São Thomé das Letras, no Sul de Minas Gerais — Foto: Reprodução (Cristiane Leite/TV Globo)
Barreira sanitária em São Thomé das Letras, no Sul de Minas Gerais — Foto: Reprodução (Cristiane Leite/TV Globo)

Sete meses depois da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, apenas seis cidades continuam sem casos confirmados da doença. Quatro delas ficam em Minas Gerais: Botumirim, na Região Norte; Cedro do Abaeté, na Região Central; Pedro Teixeira, na Zona da Mata, e São Thomé das Letras, no Sul do estado.

Na região Sul, a pequena Laranjal, de pouco mais de 6 mil habitantes, é a única cidade paranaense livre do coronavírus. A cidade não tem hospital e, para evitar o contágio, as medidas sanitárias foram reforçadas, inclusive para os 300 moradores que viajam 100 km, todos os dias, para trabalhar em outro município.

Além de Laranjal, uma cidade gaúcha não registrou a doença. A maioria dos 4 mil moradores de Cerro Branco vive na zona rural. Agentes de saúde, carros de som e uma rádio dão orientações sobre a Covid-19.

Com isso, as cidades sem casos de Covid-19 no Brasil são: 

  • Botumirim (MG)

  • Cedro do Abaeté (MG)

  • Cerro Branco (RS)

  • Laranjal (PR)

  • Pedro Teixeira (MG)

  • São Thomé das Letras (MG)

Em Minas, a histórica e turística São Thomé das Letras é famosa pelas belezas naturais e por fazer parte de um roteiro místico. A cidade costumava receber visitantes do Brasil todo, mas os turistas foram proibidos de entrar nela, em março, para proteger os moradores.

A prefeitura também instalou barreiras sanitárias, que funcionam 24 horas por dia, nas entradas que dão acesso ao município. A reabertura foi parar na Justiça e, na última quinta-feira (15), uma nova decisão determinou que a cidade volte a receber turistas.

"A cidade só pode receber 20% da capacidade de leitos disponível no município. Aqui na cidade não possuímos hospital. Apenas essa UBS, que é uma unidade de atendimento básica. Não temos leito de UTI, respirador, não temos. A gente tem apenas um respirador para apenas transporte do paciente", disse a coordenadora de Vigilância de Saúde da cidade.

Segundo o infectologista Unaí Tupinambás, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as características físicas e demográficas desses lugares e as ações tomadas pelos governantes acabam evitando o registro de casos.

“São locais que têm uma baixa densidade demográfica. É claro que só isso não seria suficiente, as opções dos gestores locais fazem toda a diferença. A gente tem visto isso pelo mundo inteiro. Quando o gestor tem uma postura bem dura em relação a questão dessas medidas não farmacológicas, como distanciamento social, uso de máscara e evitar aglomeração, a gente tem visto que há um grande sucesso nesse enfrentamento”, afirmou.

Com informações: G1-MG

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 14h52 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

28° Sensação
3 km/h Vento
47% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias