Quinta, 26 de Novembro de 2020 14:35
32 999532355
Educação Educação

Enade 2019: UFSJ conquista nota máxima em nove cursos

UFLA também obtém resultados de excelência em 11 de 12 cursos avaliados

22/10/2020 15h45 Atualizada há 1 mês
539
Por: João P. Sacramento
Enade 2019: UFSJ conquista notas máximas em nove cursos. Foto: Internet
Enade 2019: UFSJ conquista notas máximas em nove cursos. Foto: Internet

Os resultados do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019), foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última terça-feira (20). Os resultados mostram um desempenho superior dos alunos de universidades públicas e que fazem cursos presenciais.

Os dados divulgados pelo Inep, órgão do MEC responsável pela avaliação do sistema de ensino superior demonstram que a maior parte da excelência no ensino superior brasileiro está no sistema federal, que concentra 67% das notas máximas obtidas pelos estudantes de todo o país.

As universidades federais respondem por menos de 5% dos conceitos 1 e 2, que representam risco de descredenciamento do curso. Já as instituições privadas têm quase 47% dos cursos avaliados com esses conceitos e apenas 1,4% avaliados com nota 5.

A UFSJ é um bom exemplo de excelência. Dos 14 cursos avaliados na instituição, nove conquistaram os conceitos 4 e 5, ou seja, o mesmo patamar de excelência. Medicina-CDB, Arquitetura, Farmácia e Engenharia Florestal receberam nota 5. Engenharia de Produção, Enfermagem, Medicina-CCO, Engenharia Civil e Engenharia Agronômica chegaram à nota 4. 

Entenda como funciona o Enade aqui!

A UFSJ também se destacou no relatório do Enade 2019 quando foi feita a comparação das médias das graduações da instituição com as nacionais. O levantamento considera os cursos oferecidos no município sede, em três frentes: média geral nas provas, na formação geral e no conhecimento específico. Todos os seis cursos de São João del-Rei superaram as médias do país nesse recorte.

Em nota divulgada pela UFSJ, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler, vê os resultados conquistados pela UFSJ como reforço da superioridade das instituições públicas em relação às particulares. “A comparação com outras instituições de ensino envolve diversos fatores, mas é muito satisfatório perceber que continuamos na dianteira da produção científica e da formação acadêmica”, sustenta.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) também obteve resultados de excelência no Enade de 2019. Dos 12 cursos avaliados, 11 conquistaram nota 4 ou 5, as mais elevadas do exame. Em 2019, participaram do exame estudantes dos cursos vinculados às áreas do Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade: Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo. Na UFLA, foram avaliados 12 cursos; desses, três foram implantados recentemente na Instituição: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) também se destacou no Enade. Os cursos com nota máxima na instituição foram: Medicina, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Educação Física (Bacharelado), Engenharia Elétrica, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Nutrição, Zootecnia e Arquitetura e Urbanismo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 14h32 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

28° Sensação
3 km/h Vento
47% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias