Terça, 24 de Novembro de 2020 08:25
32 999532355
Saúde Vacinação

Barbacena e São João del-Rei registram baixa adesão à campanha de multivacinação

Trabalho de imunização começou no dia 5 e ainda está abaixo do esperado pelas autoridades da saúde. Campanha vai até 30/10.

23/10/2020 18h18 Atualizada há 1 mês
308
Por: João P. Sacramento
Foto: Agência Brasília
Foto: Agência Brasília

A procura pelas doses de vacinas contra a Poliomielite e outras doenças, no último sábado (17), quando foi realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e da Multivacinação, foi bem abaixo do esperado conforme divulgaram autoridades de saúde de São João del-Rei e Barbacena.

A campanha teve início no dia 5 de outubro e segue até o fim do mês na região, no entanto para o dia considerado especial, o Dia D, o número ficou bem abaixo do previsto. Por isso, as prefeituras orientam que pais e responsáveis levem crianças de um ano a menores de cinco anos de idade para tomar as doses. Elas são o público-alvo da vacina contra a Poliomielite. E, pedem também para que se preocupem em participar da Campanha de Multivacinação, que tem como foco atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Confira a adesão da campanha em  Barbacena e São João del-Rei

Barbacena

Cerca de 35,36% das crianças de Barbacena foram vacinados contra a poliomielite em Barbacena. A meta é imunizar 95% do público-alvo. De acordo com a Prefeitura, 2.040 doses doses da vacina foram aplicadas em crianças com idades entre um e cinco anos, no total. Dessas, 1.372 vacinas foram dadas no Dia D.

Para receber a imunização ou completar a carteirinha de vacinação da criança ou adolescente, é necessário comparecer a alguma UBS da cidade, de segunda a sexta-feira.

São João del-Rei

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica em SJDR, Eliene Jaqueline de Andrade, a cidade iniciou a campanha de Multivacinação já percorrendo grande parte da área rural, no Dia D (17), como também durante a semana. Cobertura total de vacinação na área rural será finalizada no dia 24. 

Ainda de acordo com Eliene, já foram aplicadas 1.228 doses da “gotinha”. A meta da Prefeitura é vacinar 3.744 crianças com idades entre um e cinco anos. O que significa 32,80% do que está previsto. “É uma campanha bastante desafiadora, neste momento de Covid-19, onde muitas pessoas temem e se preocupam com o deslocamento para ir pras Unidades de Saúde” aponta a enfermeira de Vigilância Epidemiológica. “Agente reforça a necessidade que, mesmo com suas medidas de segurança, procurem a unidade, uma vez que a Poliomielite já foi uma marca difícil que o país carregou com tantas sequelas e, até mesmo, óbitos” conclui Eliene.

Os interessados na Multivacinação devem procurar os Postos de Saúde mais próximo da sua casa, dentro do horário de atendimento da unidade. A vacinação acontece todos os dias e em todas as Unidades de Saúde do município. O moradores dos distritos, como São Sebastião da Vitória, Rio das Mortes e Arcangelo, podem tomar as vacinas nos postos dos distritos.

Sobre o Dia D, Eliene, diz que “é um marco da campanha de vacinação”. De acordo com ela, foi um dia extra e bastante produtivo, onde a população se organizou para ir aos postos. As equipes foram preparadas para receber os moradores da forma mais segura, com equipe de limpeza, agente nas filas e pessoa apto para fazer a vacinação de forma rápida. 

Um fato que chamou atenção a atenção da responsável pela Vigilância Epidemiológica é que, mesmo com a população participando, os dados mostram que muitas pessoas ainda não foram imunizadas. Para Eliene, “a procura ainda está aquém daquilo que se pretende atingir neste momento”. Eleine informa que a vacinação vai até o dia 30 de Outubro.

Importância da ação visa imunizar público-alvo contra a poliomelite, entre outras doenças 

Em Minas Gerais, a campanha adota o slogan “Cartão em dia, saúde protegida” para chamar atenção sobre a importância de manter a vacinação em dia, em qualquer idade, para garantir uma vida saudável e livre de doenças.

“O objetivo da ação é diminuir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, garantir oportunidade de acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, ampliar as coberturas vacinais, reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças”, explica Josianne Dias Gusmão, coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Os pais e/ou responsáveis devem levar as crianças e os adolescentes para vacinar, mesmo com a pandemia, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município em que residem.

Campanha vai até 30/10

Outro objetivo da campanha é a atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, público que soma 4.453.616 pessoas, segundo estimativa da SES-MG. Todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente serão disponibilizadas para diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.  

“Na campanha de multivacinação os profissionais verificam a caderneta e administram vacinas que ainda não foram aplicadas, o que garante a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis, melhorando também as coberturas vacinais no país”, explica Josianne Gusmão.

A campanha conta com as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite Inativada, Poliomielite Oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral (tríplice viral e varicela), DTP, Hepatite A e Varicela, além de dT, dTpa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente. 

Vacinas disponibilizadas

Para as campanhas serão disponibilizados 18 tipos de vacinas. Vacinas do Calendário da Criança e esquemas até os sete anos de idade (14 tipos de vacinas):

BCG

Hepatite B

Pentavalente

Poliomielite Inativada

Poliomielite Oral

Rotavírus

Pneumo 10

Meningocócica C

Febre amarela

Tríplice viral

Tetra viral (tríplice viral e varicela)

DTP

Hepatite A

Varicela

Vacinas do Calendário da Criança a partir dos sete anos de idade e do Calendário do Adolescente (8 tipos de vacinas):

Hepatite B

Febre amarela

Triplice viral

dT

dTpa

Meningocócica ACWY

HPV quadrivalente

Varicela

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h09 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 25°

19° Sensação
2 km/h Vento
82% Umidade do ar
80% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias