Quinta, 26 de Novembro de 2020 18:23
32 999532355
Cidades Interditada

São João del-Rei: Clínica de recuperação foi interditada após denúncia de maus tratos e cárcere privado

Localizada no Rio das Mortes, a clínica foi interditada pela Vigilância Sanitária por falta de documentação. Clínica nega maus tratos!

23/10/2020 18h44 Atualizada há 1 mês
943
Por: João P. Sacramento
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Após denúncias de maus tratos e cárcere privado, uma equipe da vigilância Sanitária e da fiscalização fazendária municipal de São João del-Rei, compareceu em uma Clínica Filantrópica localizada no distrito do Rio das Mortes, que atende pessoas com dependências de drogas e álcool.

No local, conhecido como Comunidade Terapêutica EFRAIM Barbacena, foram detectadas várias infrações como ausência de um profissional de saúde credenciado, e mau acondicionamento da medicação dos recuperandos, por exemplo. A ausência de prontuários médicos com as prescrições das medicações também não foram encontradas. 

O local não possui alvará de funcionamento e nem o laudo do Corpo de Bombeiros para estar exercendo a atividade para a qual se propõe. O local foi interditado e foram dadas as multas cabíveis.

Alguns internos afirmaram que no local havia cárcere privado, além da retenção compulsória da documentação pessoal dos mesmos. Castigos físicos aplicados como mecanismo de correção sempre que cometiam alguma infração, também foi mencionado. Até foi mostrado um buraco, o qual, segundo internos, era cavado por eles sempre que cometiam alguma infração. Outros internos disseram que não havia cárcere privado, nem privação liberdade e que estavam felizes no local. 

O Centro de Acolhimento do Projeto EFRAIM, localizado às margens da BR-265, têm como objetivo o tratamento de dependentes químicos. O projeto foi idealizado por Nilton Santos Júnior, Amanda Santos, Thiago Lima e Cálita Raquel Moreira Sales Lima, residentes em Barbacena. A instituição é sem fins lucrativos e têm doutrinas religiosas.

O que diz o Projeto EFRAIM

Em entrevista para o portal Mais Vertentes, a gestora da instituição, Cálita Lima, afirmou que o local foi fechado exclusivamente por falta de documentação. “A gente foi notificado porque a gente ainda não têm o alvará de funcionamento”, afirmou Cálita. De acordo com ela, os documentos já estão sendo providenciados e o que embargou a documentação da instituição foi os documentos do sítio alugado onde fica a sede.

Quando questionada sobre as acusações de maus tratos e cárcere privado, Cálita afirmou que tais práticas não acontecem. “Não têm castigo físico não. Quando eles dão algum problema disciplinar, a gente têm as disciplinas”, contou Cálita. Uma das punições por mau comportamento seria “ficar sem televisão”, apontou.

Sobre o buraco, que foi apontado como castigo em caso de infração, Cálita disse que o mesmo existe, mas que é uma fossa séptica nova que está sendo criada, pois, segundo a responsável, a antiga "estava cheia". Cálita ainda informou que os internos trabalham na abertura da fossa como parte da terapia: “Se encaixa na laborterapia, que é a manutenção do lugar que é preciso ser feito para a melhoria”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barbacena - MG

Barbacena - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Barbacena - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 18h14 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

21° Sensação
13.2 km/h Vento
60.9% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias