Quinta, 26 de Novembro de 2020 15:09
32 999532355
Eleições 2020 Eleições 2020

Barroso: Pesquisa fraudulenta agita os bastidores da política no município

Na última eleição municipal de Barroso, uma eleitora foi multada em cerca de R$53 mil por ter divulgado o resultado de uma pesquisa na sua página no facebook.

29/10/2020 18h45
375
Por: Adriano Vianini Fonte: Barroso EM DIA
Foto: Reprodução - internet
Foto: Reprodução - internet

Uma suposta pesquisa online que surgiu na última terça-feira (29), agitou os bastidores da política barrosense.

O endereço eletrônico https://eleicao.site/mg/barroso, que já está fora do ar, trazia a opção dos três candidatos a prefeito de Barroso e também da opção de “voto” nos candidatos a vereador.

Caption
Os nomes dos candidatos foram ocultados por entender que a divulgação de pesquisa, mesmo fraudulenta, é crime.

O mais inusitado é que o site saiu fora do ar quando o candidato A ultrapassou o candidato B, ou seja, os organizadores da pesquisa tinham o objetivo de fazer publicidade para um determinado candidato. Na imagem ao lado é possível ver que mesmo em primeiro lugar o candidato tem sua barra de porcentagem menor do que o segundo colocado.

Ainda segundo relatos das pessoas que votaram na pesquisa, para um determinado candidato as pessoas conseguiam votar duas e até três vezes, mas para outros candidatos dava erro e apenas um voto por IP, ou seja, computador ou celular.

De qualquer forma, mesmo diante dos indícios de fraude, a tal pesquisa deixou a população agitada e acirrou os ânimos na cidade. Muitas pessoas, em grupo de WhatsApp, divulgaram o link e pediram voto para um determinado candidato. Muitos também passaram dica de como votar mais vezes por um mesmo computador, ou seja, usando o navegador diferente.

Enfim, o link do site, intitulado o site da eleição com os dizeres: intenção de votos, foi quebrado e a população não ficou sabendo o resultado da pesquisa online, que por sinal é proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CRIME

O que poucos sabem é que essa prática é um crime eleitoral e pode acabar em uma multa considerável para quem faz a publicação fraudulenta. E não precisamos ir longe para entendermos essa prática. Na última eleição municipal de Barroso, uma eleitora foi multada em cerca de R$53 mil por ter divulgado o resultado de uma pesquisa na sua página no facebook.

As entidades e as empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos são obrigadas a efetuar o cadastro no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), em até 5 (cinco) dias antes da publicação. A divulgação de pesquisa fraudulenta (falsa) constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barroso - MG

Barroso - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Barroso - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 14h52 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

28° Sensação
3 km/h Vento
47% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias