Terça, 24 de Novembro de 2020 11:12
32 999532355
Eleições 2020 Eleições 2020

São João del-Rei: Debate com os candidatos à prefeitura de São João del-Rei acontecerá na próxima sexta-feira (13)

Candidatos e candidatas comentam suas expectativas para o debate promovido pelo Mais Vertentes e Pop News em SJDR. Santa Cruz de Minas e Tiradentes também terão debates e Conceição da Barra de Minas e São Tiago terão entrevistas online.

06/11/2020 17h56 Atualizada há 3 semanas
972
Por: Thais Marques
Prefeitura Municipal de São João del-Rei. Reprodução internet
Prefeitura Municipal de São João del-Rei. Reprodução internet

Os portais Mais Vertentes e Pop News realizarão de 5 a 13 de novembro debates políticos em três cidades das Vertentes: Santa Cruz de Minas (9), Tiradentes (10), e São João del-Rei (13). Além disso, haverá entrevistas com candidatos das cidades de Conceição da Barra de Minas (12) e São Tiago (11), que serão sabatinados pelo jornalista e os cidadãos que estiverem acompanhando pela internet, tendo em vista que dois dos oponentes destas duas cidades não poderão participar do debate.

Os eventos serão online e transmitidos pelas redes sociais Facebook, Youtube e Twitter dos portais, além da rádio Império FM 104,9 de Tiradentes. Em São João del-Rei, o debate também será presencial, na Câmara Municipal, na sexta-feira (13), a partir das 20h00, com restrição de público devido à pandemia do novo coronavírus.

Os candidatos e candidatas comentaram com nossa reportagem quais as expectativas para o debate em São João del-Rei. Confira:

Ancil Pinto (PT)

“Vamos decidir o pleito no debate. Estou preparado, estudando e pronto para ir pro debate. Eu acho que é a melhor oportunidade de quem ainda não decidiu o voto, decidir e quem, talvez, optou pelo voto em outra pessoa mudar o voto. Então eu acho que a chance é essa, de todos [candidatos] nós. Eu vou com força total e com vontade!”.

Cabo Zanola (PSC)

"Será o momento para reforçarmos nosso posicionamento de campanha que desde o início prima pela ética e transparência e poucos recursos. Também será a oportunidade para reforçarmos nossas propostas de campanha e tirar dúvidas dos cidadãos que ainda não escolheram seus candidatos. Tenho certeza que será um debate muito rico, amplo e democrático!"  

Janaine Ferreira (PSTU)

“Estamos animados. Será mais uma oportunidade de estarmos apresentando o nosso programa para a cidade, de colocar os demais candidatos em contradição, pois eles defendem uma sociedade governada para atender os interesses dos ricos. A nossa candidatura é a única que defende um programa de uma São João para a classe trabalhadora sob o controle dos trabalhadores. Faremos o convite em nossas redes sociais para as pessoas estarem acompanhando, visto que a nossa live no Mais Vertentes foi bem assistida. Mostraremos que as outras candidaturas defendem a mesma proposta e que a nossa é o contraponto”. 

Jania Costa (PTB)

“A expectativa é muito grande até por nós termos lá [debate] todos aqueles que têm interesse em mudar São João del-Rei. Eu entendo que seja um encontro de pessoas para poder debater as prioridades que hoje a nossa cidade merece e precisa que aconteça num processo muito rápido. A doença que estamos enfrentando, que é essa pandemia e as outras questões que eu falo, que São João del-Rei está em pandemia não é de hoje. Porque essa nossa saúde, onde as pessoas ficam no aguardo de cinco anos para um atendimento, isso para mim já é uma pandemia. Então nós queremos sim, que haja o debate democrático, onde as pessoas que estiverem juntamente com todos os outros possa ali dar uma resposta para a população e primeiro: a saúde da população que está em jogo”.

Nivaldo de Andrade (PSL)

Até o fechamento desta edição não obtivemos o retorno do atual prefeito e candidato à reeleição. Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, Nivaldo José de Andrade (coligação PSL-AVANTE), está com a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, mas havia concordado em participar do debate antes da decisão de cassação do mandato.

Rômulo Viegas (PSDB)

“Esse debate vem suprir as deficiências das campanhas políticas em função da pandemia. E, ao mesmo tempo, se transforma num eficiente ambiente para que os eleitores possam assistir e participar, de modo a fazer a melhor escolha para o próximo administrador da nossa terra nossa gente. Estarei com vocês sem falta no dia 13 na Câmara Municipal”.

Valdecir Braga da ASAPAC (DEM)

“É muito importante este debate. Eu acredito que as pessoas que estão indecisas vão poder decidir e vão poder acompanhar de perto. As pessoas que já estão com vontade de votar em um candidato elas vão poder tirar suas dúvidas. Se elas ainda tem alguma dúvida ou não conhecem [os candidatos], sobre o que cada candidato pretende para São João del-Rei, sobre a administração, seus planos de governo e como é a cidade que nós sonhamos e merecemos. Eu acredito ser muito importante e fiquei bastante satisfeito com o convite”.

 

Regras do debate

Todos os debates terão quatro fases:

Na 1ª Fase, os candidatos farão apresentações livres com perguntas selecionadas pelo mediador enviados pelos cidadãos.
As perguntas podem ser enviadas ao email [email protected] até um dia antes do evento;

Na 2ª Fase, com temas livres, os candidatos responderão às perguntas realizadas entre os candidatos;

Na 3ª Fase, com temas livres, os candidatos responderão às perguntas pré-selecionadas pela comissão organizadora. As perguntas serão recolhidas via email [email protected] enviadas à redação;

Na e última fase será uma complementação das fases anteriores, caso não consiga concluir em tempo, e também dedicada às considerações finais dos candidatos.

Os debates e as entrevistas serão mediados pelo editor-chefe do portal Mais Vertentes, Adriano Vianini, com transmissão e co-realização com o portal Pop News.

 

Confira as datas das demais cidades e programe-se:

9 de Novembro - Debate com os candidatos à prefeitura de Santa Cruz de Minas/MG: Aldo Batista (DEM) e Amaral Assis (PV).
Via broadcast StreamYeard, e divulgado pelas redes sociais.

Wagner do Didico (PL) não confirmou e não retornou nossas solicitações.

10 de Novembro - Debate com os candidatos à prefeitura de Tiradentes/MG: Zé Antonio do Pacu (PSDB) e Rodrigo Fonseca (PT).
Via broadcast StreamYeard, e divulgado pela redes sociais.

Nilzio Barbosa, o Pinto (MDB), não confirmou.

11 de Novembro - Entrevista com o candidato à prefeitura de São Tiago/MG, Denilson Reis (PSDB).
Via broadcast StreamYeard, e divulgado pelas redes sociais.

O candidato Alexandre (Patriota) não poderá participar.

12 de Novembro - Entrevista com o candidato à prefeitura de Conceição da Barra de Minas/MG, Fernando Palumbo (PSDB).
Via broadcast StreamYeard, e divulgado pelas redes sociais.

O candidato Heitor Guedes (Patriota) não poderá participar.

13 de Novembro - Debate com os candidatos à prefeitura de São João del-Rei/MG: Ancil de Souza Filho, o Pinto (PT); Janaine Carvalho Ferreira (PSTU); Jânia Costa Pereira da Silveira (coligação PTB-PODEMOS); Robson Paiva Zanola, o Cabo Zanola (coligação PSC-PSD); Rômulo Antônio Viegas (coligação PSDB-PTC); e Valdecir dos Santos Braga, o Valdecir da Asapac (coligação DEM-PATRIOTAS).

Nivaldo de Andrade (PSL) ainda não confirmou presença.

 

Distanciamento e pandemia

Devido a pandemia do novo coronavírus e seguindo todos os protocolos de segurança, o debate em São João del-Rei, particularmente, será presencial e com acesso restrito (apenas dois convidados por candidato), a ser realizado na Câmara Municipal de São João del-Rei, e também transmitido via internet, pelas redes sociais dos portais Mais Vertentes e Pop News, Rádio Império FM, e também da própria Câmara Municipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 10h58 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 25°

25° Sensação
4 km/h Vento
54% Umidade do ar
80% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias