Sábado, 16 de Janeiro de 2021 02:08
32 999532355
Saúde Até São Tomé

São Tomé das Letras confirma primeiro caso de Covid-19; país tem apenas 2 cidades sem a doença

O caso vem apenas 20 dias após a decisão que reabriu a cidade para turistas.

06/11/2020 20h17
386
Por: Adriano Vianini Fonte: Barroso EM DIA
Foto: Reprodução - internet
Foto: Reprodução - internet

Uma das três únicas cidades do Brasil sem casos de coronavírus, São Tomé das Letras (MG) registrou sua primeira confirmação da doença. Agora, apenas duas cidades brasileiras seguem sem casos, ambas em Minas Gerais. São elas Pedro Teixeira e Cedro de Abaeté.

O município do Sul de Minas passou quase oito meses sem registros. O caso vem apenas 20 dias após a decisão que reabriu a cidade para turistas.

Segundo a prefeitura, o caso foi confirmado em uma mulher de 24 anos que esteve em São Paulo em uma viagem a trabalho. No retorno, ela foi informada de que pessoas que tiveram contato com ela testaram positivo.

“Na segunda-feira ela entrou em contato informando que ela estava com alguns sintomas e havia realizado teste particular. Ontem [quarta-feira], ela entrou em contato novamente dizendo que o teste particular deu positivo. Com isso, a equipe de vigilância já entrou em contato com ela, monitorou, ela se isolou por conta própria. Os contatos dela já estão todos monitorados”, explicou a secretária-ajunto de Saúde de São Tomé das Letras, Jocemara Gomes.

A partir do isolamento e do monitoramento das pessoas que ela teve contato, a Secretaria Municipal de Saúde diz acreditar que seja possível manter o vírus longe dos outros moradores.

Coronavírus em São Tomé das Letras

São Tomé das Letras foi fechada para turistas desde o dia 17 de março, quando o primeiro decreto foi publicado por conta da pandemia do coronavírus. A medida, inicialmente, tinha duração de 30 dias, mas foi renovada posteriormente pelo mesmo período. Depois disso passou a ser prorrogada mês a mês.

No dia 6 de outubro, empresários da cidade conseguiram uma liminar na Justiça determinando a reabertura. Quatro dias depois, a liminar foi suspensa. Mas em uma nova decisão, voltou a valer.

Assim, desde o dia 15 de outubro, a cidade está aberta para visitantes, com regras determinadas em decreto da prefeitura. Alguns comerciantes, no entanto, decidiram manter as portas fechadas, mesmo com a flexibilização.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 01h47 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 26°

20° Sensação
1 km/h Vento
95% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias