Sábado, 16 de Janeiro de 2021 01:51
32 999532355
Eleições 2020 Debate Eleitoral

Tiradentes: Coleta de lixo, participação popular e parceria com universidades foram abordados em Debate Eleitoral entre candidatos

De forma online, dois candidatos à prefeitura da cidade puderam discutir propostas para o turismo e as novas gerações de Tiradentes

11/11/2020 15h16
229
Por: João P. Sacramento
Foto: TSE
Foto: TSE

Na noite de ontem (10), os candidatos de Tiradentes, Rodrigo do Paulinho do Cota (PT), e Zé Antônio do Pacu (PSDB) , deram continuidade na semana de debates eleitorais com os candidatos às prefeituras das cidades da região, promovido pelo Mais Vertentes, em parceria com o Pop News.

O evento foi transmitido pela internet, nas redes sociais dos portais Mais Vertentes e do Pop News, e teve audiência de 3.428 pessoas simultâneas e quase 8,5 mil acessos durante todo o debate.  Além disso, o debate também contou com a transmissão da Rádio Império (104,9 FM) de Tiradentes.

Mesmo em contato com todos os candidatos de Tiradentes e região, o Pinto (MDB), por sua vez, não confirmou em tempo acordado. O mediador, e editor-chefe do Mais Vertentes Notícias, Adriano Vianini, aproveitou o ensejo de justificar a ausência do candidato e para deixar um recado ao candidato, sobre sua postura durante a campanha, com relação à imprensa.  Confira a partir do minuto 04:16 do debate.

Já no primeiro bloco do debate, na fase de apresentações, Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) disse que sua proposta é “ouvir Tiradentes”, e completou afirmando que quer uma mandato coletivo, unindo o povo com os poderes municipais. Outro ponto destacado por Rodrigo foi a questão da sua idade. O candidato tem 31 anos e é o mais novo concorrendo ao Executivo municipal em 2020 na cidade. “Muitas pessoas estão tentando me desqualificar por causa da minha idade, mas tenho formação e maturidade para administrar nossa cidade”, afirmou. 

O candidato a reeleição, Zé Antônio do Pacu (PSDB), usou seu tempo de apresentação para recapitular ao povo tiradentino seus motivos para continuar com sua administração. Zé pontuou as melhorias que realizou na área da saúde, que foi seu objetivo na atual gestão, e justificou dizendo que a “saúde estava doente quando assumi, e por isso priorizei a qualidade da saúde no município”. O candidato ainda mencionou que “sentiu na pele” a precarização do sistema de saúde, quando perdeu um ente querido por falta de atendimento médico.

Principais problemas e propostas de solução

Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) apontou que a cidade tem vários problemas, mas o candidato pontuou que saneamento básico e lixo são os principais. Para o candidato, os problemas estão entrelaçados e que pretende resolver a questão do lixo com a construção de um aterro e amplificar e melhorar a coleta de lixo, “dando dignidade para os coletores”, completou. 

Para Zé Antônio do Pacu (PSDB), o lixo também é um dos maiores problemas de Tiradentes. O candidato afirmou que o problema é antigo, mas que já está licitando um aterro para buscar resolver esse incômodo.

 Aumento da arrecadação municipal

Zé Antônio do Pacu (PSDB) iniciou sua fala, afirmando que a atual administração vem trabalhando para aumentar a arrecadação própria e depender menos dos repasses de fora.  O candidato disse que os próximos passos serão os investimentos em novos empreendedores, regularizando seus negócios e fortalecendo e ampliando o turismo.

Os planos de Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) começam com a revisão da lei de tributação municipal que, segundo ele, é de 1973, e conscientizar a população sobre a importância de pagar o IPTU, e usando esse dinheiro para fazer melhorias na cidade. Rodrigo também aposta na regularização dos comerciantes e o pagamento dos devidos impostos.

Articulações e parcerias

Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) propõe impulsionar o turismo nas cidades vizinhas, para aumentar o tempo de estadia do turista na região, através do diálogo com os outros gestores. O candidato ainda aponta a parceria com o Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT),  e com o Deputado Estadual Cristiano Silveira (PT). 

Zé Antônio do Pacu (PSDB) também apostará na parceria com as cidades vizinhas, e ainda terá a ajuda do governo estadual e da Secretaria de Turismo, visando fomentar os destinos turísticos da região.

Eventos sem a participação dos tiradentinos

Na rodada de perguntas entre os candidatos, Rodrigo do Paulinho do Cota (PT), questionou a Zé Antônio do Pacu (PSDB) sobre a falta da participação dos moradores de Tiradentes nos grandes eventos da cidade. Zé respondeu que procurou dar mais qualidade aos eventos, principalmente aos desenvolvidos pela Prefeitura, com a intenção de incluir os moradores e citou o “Carnaval Cultural”, como um exemplo. Porém o candidato concorda que o tiradentino, muitas vezes, participa de eventos apenas trabalhando.

Os candidatos aproveitaram o espaço para discutir novos eventos que os munícipes estão clamando e sobre a necessidade de lazer para os tiradentinos.

Copasa e a questão do esgoto

Zé Antônio do Pacu (PSDB) questionou o concorrente, qual opinião ele têm sobre a venda da malha de esgoto para a Copasa, feita na gestão do candidato e ex-prefeito Pinto (MDB). Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) chamou a venda de “irresponsável” e disse que estudou o caso e apontou que a população não foi ouvida sobre essa concessão. 

O candidato reforçou sua proposta de ouvir a população e aproveitou para apontar a indignação popular de pagar a taxa de Coleta de Esgoto e o mesmo ser descartado sem tratamento em rios da região. E aponta que, independente de quem vença, que deve retirar a Copasa.

“Conselhão”: o projeto de dar voz ao povo

Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) aproveitou a oportunidade para buscar saber qual é a opinião do seu adversário sobre sua proposta de fazer uma gestão com mais participação do povo. Zé Antônio do Pacu (PSDB) disse que acha idéia muito importante e relembrou a criação da Ouvidoria Municipal em sua gestão, onde, segundo Zé, “muitas pessoas participam da administração”. “Então, durante esses quatro anos, eu procurei dar voz ao cidadão. Nós fomos o governo que ouviu muito a população”, afirmou Zé Antônio do Pacu (PSDB).

Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) aproveitou o momento para falar o que seria o “conselhão”, uma de sua propostas para Tiradentes. O candidato explicou que o projeto visa criar ou intensificar a atuação das Associação de Bairros, que contará com a ajuda jurídica e administrativa para gerir a parte burocrática e transformas as associações em “sub-prefeituras” para discutir as demandas dos bairros.

Vendas ilegais de administrações anteriores

Zé Antônio do Pacu (PSDB) questionou Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) sobre as vendas ilegais de administrações passadas. O candidato do PT respondeu que a questão é delicada, e que tais condições não podem mais ser aceitas. “O que é público é público e deve cuidado de forma redobrada”, concluiu Rodrigo do Paulinho do Cota (PT). Zé Antônio do Pacu (PSDB) aproveitou para dizer que vendas ilegais “é uma forma de tirar dinheiro do povo”. 

Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) aproveitou o tema para revelar seus projetos de melhor uso dos espaços públicos, como, por exemplo, trocar a rodoviária de lugar, colocando-a próxima a estação ferroviária e a criação de um espaço para eventos.

O potencial da agricultura

Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) trouxe para o debate, pensar Tiradentes além do turismo e focar em outros pontos como a agricultura. Para Zé Antônio do Pacu (PSDB), sua administração já vem explorando esse outro potencial da cidade. Segundo ele, seu mandato revitalizou as estradas vicinais, incentivou o agroturismo, e melhorou a qualidade de vida de quem mora nas zonas rurais.

Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) propõe trazer o Inca, o Emater e a Embrapa para incentivar os agronegócios, e Zé Antônio do Pacu (PSDB) disse que já conta com o Emater e que os produtores já encontram apoio na Prefeitura.

Jubileu de Nossa Senhora da Trindade

Sobre o uso da verba destinada ao evento, Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) acredita que o maior desafio da festa seja a arrecadação devida a terceirização. Para ele, deve ser feito um acordo com os munícipes da região para que tenha alguma benéfice, como desconto de IPTU, por exemplo. Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) ainda aponta a questão de divulgar o evento na mídia com mais intensidade para o restante do país. 

Já Zé Antônio do Pacu (PSDB) aproveitou para mostrar como o dinheiro foi usado em sua gestão.

Educação e o transporte de estudantes 

Zé Antônio do Pacu (PSDB) aproveitou a pergunta sobre transporte dos estudantes para dizer que renovou a frota de ônibus da cidade, que segundo ele, “estava sucateada quando entrei”. Informou também que já licitou e a verba já foi entregue para a construção de uma creche na cidade. 

Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) disse que dará total apoio aos estudantes, pois ele afirmou saber “a importância da educação na transformação das pessoas”. Além de fornecer o transporte, Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) pretende fornecer um curso pré-vestibular municipal e buscar parcerias com a UFSJ

Capacitação de jovens da cidade

“A gente tem que criar o que eles querem. É fomentar a questão do ensino da programação. Porque não adianta chegar e dizer que têm cursos que eles não se interessem” afirmou Rodrigo do Paulinho do Cota (PT). Para ele, a capacitação deve partir de um interesse dos jovens e reforçou uma possível parceria com a UFSJ.

Zé Antônio do Pacu (PSDB) também apostará em “um levantamento para saber o que os jovens pretendem e buscar apoio e incentivo da iniciativa privada” disse. Com relação à isso, o candidato pretende continuar suas parcerias com a iniciativa privada e buscar novas parcerias, como a das universidades. Zé Antônio do Pacu (PSDB) também propõe capacitar os jovens da cidade com relação ao turismo, “que é muito forte para Tiradentes” afirmou.

Segurança pública e drogas

Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) apontou que, no que compete a prefeitura, ele pretende iluminar as ruas e contar com a parceria com a Polícia Militar. O candidato também pretende criar um sistema de vigilância para a cidade. Com relação às drogas, Rodrigo do Paulinho do Cota (PT) pretende fazer combate direto ao álcool, que, para o candidato “é a porta de entrada para qualquer droga”. 

Zé Antônio do Pacu (PSDB) também aposta na iluminação pública, para a questão de segurança. No caso das drogas, o candidato têm a intenção de montar uma casa de internação na cidade e apoio ao trabalho da polícia. 

Confira o debate completo aqui

Lembrando que hoje, 11, é a vez do candidato à prefeitura de São Tiago, Denilson Reis (PSDB) a debater suas visões e propostas. A conversa ocorre às 20h nas páginas do portal Mais Vertentes e do Pop News no Facebook. Além da transmissão pela Rádio Inconfidentes (104.9 FM).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tiradentes - MG

Tiradentes - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Tiradentes - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 01h47 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 26°

20° Sensação
1 km/h Vento
95% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias