Domingo, 24 de Janeiro de 2021 08:25
32 999532355
Eleições 2020 Eleições 2020

São Tiago: Denilson Reis (PSDB) busca ampliar seus projetos e mira na criação de uma terceira vertente econômica - o turismo ecológico e sustentável

Prefeito e candidato à reeleição, Denilson Reis lamenta a falta de debate com opositor na reta final das eleições 2020

12/11/2020 16h12
672
Por: Thais Marques
Foto: Reprodução vídeo
Foto: Reprodução vídeo

Em nome da democracia, da liberdade de expressão e honrando o nosso compromisso de atender os interesses públicos, o Mais Vertentes retomou a série de entrevistas com os candidatos à prefeitura das cidades da região das Vertentes nas eleições 2020. Na noite desta quarta-feira (11), o entrevistado foi o prefeito de São Tiago e candidato à reeleição Denilson Reis, da coligação Seguindo em frente (PSDB - DEM). O evento foi transmitido pelas páginas do Mais Vertentes e Pop News, com a transmissão pela Rádio Inconfidentes FM de Tiradentes. 

 

Denilson Silva Reis iniciou sua caminhada política como auxiliar administrativo na Prefeitura de São Tiago, em 1983. Foi presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) municipal entre 1987-1988, secretário de saúde da cidade entre 1997-2000, e por Lagoa Dourada entre 2001-2002. Também foi presidente da CISVER (Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes) entre os anos de 2007-2008 e 2011-2012, seus primeiros mandatos como prefeito foram entre 2005-2012, e em 2017 foi novamente eleito para o executivo de São Tiago. O atual prefeito é tecnólogo em processos gerenciais, passou pelo curso de professor em magistério e de teologia.

 

Em relação aos desafios encontrados ao assumir a prefeitura de São Tiago, Denilson faz uma avaliação positiva da sua gestão afirmando que, apesar de todas as dificuldades dos últimos quatro anos, dentre elas a falta de repasse pelo governo do Estado, greve dos caminhoneiros e, recentemente, a pandemia do Covid-19, a prefeitura “não deixou de honrar seus compromissos”. “Isso deriva de muito trabalho, de muita experiência e também de uma boa equipe”, afirma

 

No que diz respeito aos debates, Denilson diz se sentir frustrado com o fato do candidato Alexandre (Patriota) não ter comparecido nas oportunidades em que tiveram de debater virtualmente suas propostas. “Hoje eu me sinto frustrado. Seria bom para São Tiago se o outro candidato estivesse aqui fazendo um debate. Aqui em São Tiago eu também fui convidado para outro debate, mas aconteceu a mesma coisa, do candidato concorrente não participar. A sociedade quem tem que definir isso, o que eles enxergam com essa postura. Eu sempre enfrento o debate, a discussão, a conversa, o diálogo, tô sempre pronto e tenho a minha consciência absolutamente tranquila. 

 

O Mais Vertentes fez o convite para com o candidato Alexandre Vivas (Patriota), que infelizmente não pode participar, mas informou que todo seu plano de governo está disponível em suas redes sociais. O portal se coloca à disposição do candidato para quando ele estiver à vontade em participar.

 

Campanha remota e reeleição

 

Sobre ser candidato à reeleição, Denilson afirma não ter o direito de abandonar os são-tiaguenses neste momento difícil em que, nacionalmente, todos estamos enfrentando. “Eu poderia ter parado a minha vida pública no meu terceiro mandato, que está sendo muito difícil, pensando ‘olha, eu fiz o que eu pude para a minha comunidade’, mas eu não tenho esse direito. Imagina se no momento mais difícil que a minha comunidade vive eu simplesmente falasse ‘tchau, pessoal, eu vou deixar esse abacaxi para outro, vou embora, que eu preciso descansar e eu quero viver a minha vida’? Mas não, eu não tenho, definitivamente, essa índole como cidadão. Eu estou pronto, colocando o meu nome à disposição da comunidade. E, sendo eleito, junto com o Vanderlei [vice-candidato], vamos trabalhar muito, como sempre. Trabalhar para conquistarmos melhores dias ainda para a nossa querida São Tiago”, afirma.

 

Neste momento atípico de campanha remota, Denilson comenta que, em levantamento de dados, percebeu que “35% da população não está tendo acesso ao material de campanha disponibilizado via online”. “Eu fui perguntado sobre isso, pois o nosso plano de governo foi extenso. Eu escrevi e nós temos ali 17 páginas. Eu quis explicar para a comunidade, com um pouco de detalhes, sobre parte desses processos. Como se dá, quais são essas instituições, como se dá uma parceria, como se constrói uma parceria e conceituar um pouco, mas eu fui bastante objetivo também em alguns pontos, sobre o que fazer e como fazer. Tudo isso em função do que nós fizemos nos últimos quatro anos”, comenta.

 

Avaliação de sua gestão

 

Questionado sobre como enxerga os últimos quatros anos de gestão do município, Denilson afirma estar satisfeito, mesmo com o momento adverso que enfrentou em seu mandato. “Atingimos próximo de 80%, algumas metas 100%. Mas aquelas que nós atingimos 80%, nós fizemos também outros projetos e outras obras que não estavam ali incluídas naquele plano de governo que foi publicado em  2016. A avaliação foi muito positiva e me trouxe uma satisfação pessoal muito grande. Por isso eu estou ainda mais confiante de que nós vamos conseguir cumprir as metas estabelecidas para 2021 e 2024”, diz.

 

Segurança pública

 

Denilson, ao explanar um problema que considera grave em São Tiago, que é a segurança pública, diz que o que a prefeitura faz é um apoiamento e que o município precisa de uma atenção maior vinda do governo do Estado. “A gente percebe que as nossas forças de repressão precisavam atuar mais fortemente, sobretudo para reprimir a comercialização de drogas. Isso é algo que é factível, todos sabem disso, e haja programa social para a gente enfrentar uma ‘encrenca’ dessa. Então, se a gente não tem um posicionamento do Estado, não existe possibilidade da gente enfrentar sozinho. Nós precisamos que o Estado encare a tarefa de transformar São Tiago em um pelotão. A nossa fração, o nosso destacamento, ser elevado a um pelotão e aí sim, o distrito de Mercês de Água Limpa, que nós conseguimos a instalação de um subdestacamento, levar à destacamento. E aí sim, com Polícia Civil, inteligência, mais o trabalho necessário da prefeitura, para a gente fazer com que a segurança pública se dê de forma mais coesa, mais forte. Mas aí sim, eu dependo do Estado”.  explica. 

 

Obras de pavimentação

 

O prefeito diz que São Tiago tem um déficit de pavimentação “bem pequeno”, mas que a pavimentação que existe hoje “é muito ruim”. “Nós temos esse poliédrico e com o trabalho que a Copasa fez aqui durante anos, ele é muito ruim. Então vamos fazer o seguinte: vamos colocar bloco de concreto que dura aí por três, quatro gerações. Nós temos já R$ 2.800 milhões em caixa para fazer essas obras todas que eu relatei no plano de governo nos próximos anos”, diz.

 

Denilson fala que está com a expectativa de concluir 100% da pavimentação das ruas na sede do município, que nos distritos possui projetos para algumas ruas que ainda não estão regularizados, mas que “existem alguns processos mais adiantados do que outros”. “Isso também deve ser uma realidade para o próximo mandato”, afirma.

 

Obras que não foram concluídas

 

Defendendo a continuidade de sua gestão, Denilson explica que as obras do bairro Nações Unidas e da Escola da Capelinha (Mercês de Água Limpa) não foram concluídas por problemas distintos. “A obra de Mercês de Água Limpa começou agora. Nós tivemos uma licitação e a empresa teve um problema logo no início. Eu acho que foi muito amadorismo da empresa, ela foi multada em valores altos e nós já licitamos novamente. O processo deve ser concluído agora em novembro para reiniciar todo o processo, com o recurso garantido e eu creio que a escola de Mercês de Água Limpa é uma situação muito mais fácil de ser resolvida, é obra e pronto”, diz.

 

Em relação às obras de São Tiago, Denilson afirma que durante as transições de governos (Dilma/Temer, Temer/Bolsonaro), a gestão enfrentou paralisações de envios de recursos.  “O que aconteceu nessa escola, Nova José Aldo é simplesmente em função de todas essas situações vividas com o governo federal o empreendedor não suportou e pediu o destrato, amigavelmente, e fizemos uma nova licitação. E também uma nova creche no Nações Unidas, a mesma coisa. Houve erros de execução, inclusive nas planilhas do governo, um erro absurdo que trouxe graves problemas para a execução do contrato. Nós estamos fazendo uma nova licitação. São obras que, infelizmente, tiveram muitos problemas ao longo desses anos e eu creio que término com tudo certinho, se der tudo certo, no final de 2021”, diz.

 

Sobre a instalação de um centro artístico e cultural em Mercês de Água Limpa, Denilson fiz que, construindo a nova creche no distrito, o imóvel, onde já funciona uma creche, será utilizado para a construção deste centro artístico. “Nós já temos esse centro cultural em São Tiago e queremos levar esse projeto para o distrito”, afirma.

 

Saúde

 

Denilson explica que as três Unidades Básicas de Saúde (UBS), que foram construídas em sem mandato, precisam de reformas e que são reformas que a prefeitura consegue fazer com mão de obra própria. “O que nós colocamos no plano de governo, durante os próximos quatro anos, é fazer essas reformas. Pequenas e importantes reformas”, diz.

 

Sobre a gestão da saúde do município, o Hospital São Vicente de Paula e os 24% de recursos destinados à saúde, acima da média nacional estipulada pela lei, que é 15%, Denilson acredita ter tido uma melhoria considerável no sistema municipal de saúde. “A nossa instituição hospitalar é diferente de todas, pois São Tiago está no centro de bons hospitais regionais. Nós temos que construir uma política e trabalhar muito para que o nosso Hospital continue com as portas abertas e por isso nós vamos fazendo investimentos e, obviamente, nós temos uma boa gestão do nosso Hospital. Isso refletiu novamente a voltar portar mais recursos para o Hospital por questão de preferência e visão social. Então agora: reforço do caixa do Hospital e a preparação para enfrentar a demanda reprimida [em função da pandemia] são os pontos específicos da saúde que nós estamos cumprindo, acima da meta até”, afirma. 



Emprego

 

O prefeito afirma que sua gestão está com tudo pronto para a inauguração da sala do novo empreendedor no município. “É um projeto muito importante para todo município brasileiro e só não foi instalado e inaugurado ainda por causa da pandemia. Nossos servidores e técnicos estão treinados, a disponibilização do sistema está pronto, então eu creio que nós vamos dinamizar essa questão de abertura de novas empresas”, diz.

 

Turismo e a construção de um terceiro pilar da economia municipal

 

Denilson comenta que um dos projetos que o município está realizando em parceria com o SEBRAE é a estruturação do projeto turístico com foco em criar um terceiro pilar da economia municipal: o turismo. “Nós temos dois pilares hoje muito importantes que são a agricultura/pecuária e as fábricas de biscoitos. O terceiro pilar, com certeza, será o turismo. O projeto é muito consistente, o SEBRAE abraçou a causa. Nós estamos próximos de dar a oportunidade de criar, quem sabe, duas novas centenas de postos de trabalho no município e isso é muito significativo”, afirma.

 

O prefeito diz que o município conta com um bom grupo de empreendedores envolvidos na fomentação do turismo local. “As pessoas querem fazer os Caminhos de São Tiago, os ciclistas querem, os jipeiros, os cavaleiros, e nós, em função da pandemia, tivemos que paralisar muitos processos. Enquanto isso nossas pequenas pousadas e pousadas rurais estão se estruturando. Eu creio que essa é uma das grandes virtudes que nós teremos para os próximos anos: um bom projeto turístico, que vai causar boas e fortes fontes de emprego para os nossos jovens”, explica.

 

Denilson também explica que SEBRAE, Senac e Senar estão envolvidos com o projeto do turismo rural Caminhos de São Tiago, que devido a pandemia foi paralizado, mas que já está sendo retomado. “Nós temos uma rota. Inicialmente o Caminhos de São Tiago sai de Ouro Preto, passando por 11 municípios e chegando à São Tiago. São 270 quilômetros. Para caminheiros, nós estamos com a expectativa de 8 a 10 dias [de permanência no município]”, afirma. 

 

O prefeito diz que o projeto Caminhos de São Tiago pleiteia obter novas rotas e que pretensão é que os turistas permaneçam em São Tiago e também na região, por causa do potencial turísticos de municípios como o de Tiradentes, Resende Costa, Ritápolis e Coronel Xavier Chaves. “Dessa rota nós conseguimos fomentar mais dois projetos, que é o projeto local, onde nós temos a produtividade rural, os receptivos rurais e urbanos e temos um povoado chamado Carapuça, que é como se fosse o Bichinho de Prados, que nós estamos fazendo um projeto específico”, diz

 

Marca Café com Biscoito

 

Denilson comenta que os empreendedores da “área do biscoito” se uniram e estão trabalhando em um projeto específico com o SEBRAE para a apropriação da marca Café com Biscoito. “Nós temos um diferencial por ser a terra do Café com Biscoito, nós temos classificação de origem e eles mesmos sentiram a necessidade de fazer essa contratualização com o SEBRAE, que eu acho que vai dinamizar e muito o mercado local para os próximos anos. São situações que nos dão a garantia de que São Tiago vai continuar crescendo, dando bons postos de trabalho e a nossa população vai continuar, se Deus quiser, com renda, trabalho e tendo a sua dignidade garantida . E haja fôlego por parte da prefeitura para acompanhar os empreendedores e trabalhar para que eles possam alcançar ainda mais as suas metas”, explica. 

 

Confira a entrevista na íntegra.

Reveja como foi a primeira entrevista de Denilson Reis feita pelo Mais Vertentes.



Debates na região

 

O Mais Vertentes, em parceria com o Pop News e Rádio Império FM, realizou nesta segunda (09) um debate virtual com os candidatos de Santa Cruz de Minas Aldo Batista (DEM) e Amaral Assis (PV) e na terça (10) com os candidatos Rodrigo do Cota e Zé Antônio do Pacu de Tiradentes

 

Nesta quinta-feira (12) realizaremos uma entrevista com o candidato de Conceição da Barra de Minas Fernando Palumbo (PSDB) às 20h00 pelas páginas do portal Mais Vertentes e Pop News, com transmissão da rádio Inconfidentes FM. Na sexta (13) realizaremos um debate com os candidatos à prefeitura de São João del-Rei a partir das 20h00 diretamente da Câmara Municipal. 

 

Devido a pandemia do Covid-19 e seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), não contaremos com a presença do público na Câmara Municipal, porém o evento também será transmitido pelas páginas do Mais Vertentes, Pop News e com transmissão ao vivo pela rádio Inconfidentes FM.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Tiago - MG

São Tiago - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São Tiago - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h07 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 27°

16° Sensação
16.9 km/h Vento
75.4% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias