Terça, 24 de Novembro de 2020 11:38
32 999532355
Eleições 2020 Debate Eleitoral

Conceição da Barra de Minas: Fernando Palumbo (PSDB) defende agroturismo, valorização do lei, capacitação dos jovens e do produtor local

De forma inovadora e online, o candidato à prefeitura da cidade usou a sabatina para discutir sua visão da cidade e para expor, e explicar, suas propostas para os próximos quatro anos

13/11/2020 16h03
238
Por: João P. Sacramento
Foto: TSE
Foto: TSE

Na noite de ontem (12), o atual vice-prefeito e candidato a reeleição, Fernando Palumbo (PSDB), deu continuidade na semana de debates e sabatinas eleitorais com os candidatos a prefeitura das cidades da região, promovido pelo Mais Vertentes, em parceria com o Pop News.

O evento foi transmitido pela internet, nas redes sociais do portal Mais Vertentes e do Pop News, e teve audiência de 378 pessoas simultâneas e quase 744 durante todo o debate.  Além disso, o debate também contou com a transmissão da Rádio Império (104,9 FM) de Tiradentes e já têm mais de 170 visualizações no YouTube.

Para o debate, os organizadores entraram em contato com todos os candidatos. O candidato Heitor Guedes (Patriota), por sua vez, declinou ao convite. O convite a todos os candidatos foi realizado há um mês. 

Fernando Lelis Palumbo, de 40 anos, é vice-prefeito de Conceição da Barra de Minas por dois mandatos (2013-1016 e 2017-2020). Advogado, formado em Direito pela UNIPTAN, presta atendimento jurídico à prefeitura, além de exercer as atribuições típicas da pasta, principalmente na  estabilização e regularização financeira do município. Fernando trabalhou para a implementação do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) e a Clínica Municipal de Fisioterapia. 

Participou ativamente da ampliação da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição, voltada para a inserção de crianças, adolescentes e jovens na parte cultural da cidade e também criou o Projeto Jiu Jitsu em parceria com Fábio Guerreiro. Trabalhou para a criação do Centro Social Maria Neves de Carvalho Silva, espaço importante que vai de encontro ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). 

Fernando, junto ao Governo Federal, conseguiu apoio do então deputado federal Luiz Fernando Faria (PP) recursos para Conceição da Barra de Minas. Além de ser chefe de gabinete, como voluntário, justamente com esse recurso, foi possível regularizar as finanças do município, além de construir o prédio do Velório Municipal Aparecida Canaan Palumbo, que carrega o nome da avó de Fernando.

Fernando Palumbo (PSDB) e seu vice, Hugo Oliveira do Solidariedade, fazem parte da Coligação “Pra frente Conceição da Barra de Minas” , dos dois partidos.

Pela ausência de um dos candidatos, o evento, que deveria ser um debate, se tornou uma sabatina, o que não intimidou o candidato, que disse estar muito feliz. “É uma alegria muito grande, nesses momentos finais, faltando poucos dias para as eleições, a gente poder conversar mais um pouco aqui sobre o nosso planos de governo”, afirmou o candidato.

Sobre a campanha

Fernando Palumbo disse que a campanha foi muito positiva. “ A forma, como fomos recebidos, eu e meu vice, por todas as casas do município, porque aqui a gente faz a visita domiciliar”, contou. Fernando falou também que andou pela zona rural de Conceição da Barra de Minas, que têm grandes chances de continuar prosperando.

Fernando garante que encerra a campanha com muita emoção. “É um momento de grande emoção, porque a gente fala das vontades das pessoas, de como quer que a cidade seja, do que deve continuar, do que pode ser feito diferente”, completou.

Sua gestão e reeleição

“Se hoje, novembro de 2020, Conceição da Barra de Minas não estivesse muito melhor do que ela estava em janeiro de 2013, eu não teria a coragem de voltar a casa do cidadão concepcionense, olhar olho no olho, conversar com cada um e pedir pra poder continuar fazendo os trabalhos que estamos fazendo”, respondeu Fernando.

Fernando aproveitou para relembrar o estado em que pegou a gestão da cidade. Dívidas e falta de equipamentos foram alguns dos problemas lembrados. O candidato reforçou que essa não é mais a situação de Conceição da Barra de Minas.

Fake News em Conceição da Barra de Minas

Sobre os casos de notícias falsas, Fernando comentou sobre o fato envolvendo a empresa Marluvas, onde o candidato adversário teria usado o nome da empresa indevidamente em sua campanha. Palumbo disse que o adversário usou uma necessidade da cidade, que é de mais vagas de emprego para que os jovens não precisem sair do município para trabalhar, para mentir e “brincar com o sentimento” da população. 

O candidato diz que pensa em abrir novas vagas de emprego, que o projeto faz parte dos seus planos, mas que pra isso tenha que haver parcerias reais, que não ocorrem de forma tão simples e pouco burocrático. “Nós estamos sim abertos a empresa, é o que nossa população almeja por vagas de emprego”, revelou Palumbo.

 Sobre o caso de entregas de material de construção pela assistência social da cidade, algo que é proibido em época eleitoral, Fernando afirmou que é tudo feita de forma legal e aprovado pela câmara de Conceição da Barra de Minas e explicou todo o processo que é realizado para a retirada do material. Palumbo disse que, inclusive, a manutenção deste programa de ajuda está em seu projeto de governo.

Inspiração para se manter na Prefeitura

Fernando já está em seu segundo mandato como vice e tenta seu primeiro como prefeito. Para ele, a inspiração é “o amor pela minha cidade”. Para ele, nada valeria a pena senão por amor. Fernando contou que o desejo de mudar a cidade surgiu na infância, que o propósito continua ser de melhorar a cidade e aceitar a realidade dela e priorizar o cidadão.

Principais problemas e propostas de solução

Para Fernando Palumbo, o principal problema de Conceição da Barra de Minas é a falta de empregos formais. No campo, segundo Palumbo, a falta de trabalhador é a principal reclamação. Já na cidade, os moradores reclamaram com o candidato sobre a falta de emprego. Palumbo pensa em unir esses dois vértices e começar aí a resolver o problema de empregos na cidade.

Outro plano de Palumbo é a capacitação dos moradores da cidade. Capacitando os empregados para o meio rural, para que o empregado e o empregador sejam beneficiados. O candidato pretende girar a economia em todos as áreas do serviço rural, como transporte e venda por exemplo.

Investimento em agroturismo também está nos planos de Palumbo. O candidato pretende transformar a cidade em refúgio para turistas de grandes centros, e com isso, gerar emprego em outros setores, como o hoteleiro, cultural e o alimentício.

O candidato disse que a cidade está aberta a novas empresas, mas que os moradores não podem ficar esperando. “A mudança vem através do meio rural”, disse o candidato. Além do incentivo aos comerciantes.

Abastecimento no povoado na Serra

Palumbo já disse que há um projeto para a comunidade da Serra e que ele já vem buscando soluções para a região dos Bentos, como cisternas nas casas, por exemplo. A questão da água é outro problema da região e Palumbo pediu consciência para evitar desperdício.

Revitalizar o acesso à Conceição da Barra de Minas

Para Palumbo, para que o projeto do agroturismo seja uma realidade, os acessos à cidade têm que ser atrativos. Garantiu que é um pedido da população e que ele pretende atender, para contribuir até com outros turistas da cidade. 

Estrutura do Agroturismo

Palumbo que a cidade ainda não conta com estrutura e nem com roteiro, mas que já está no papel e que pretende começar do início. Pegando como referência a cidade vizinha de São Tiago, a qual Palumbo quer parceria.

Saúde da Mulher

Neste sentido, Palumbo afirmou que já existe o pré-natal e os exames de rotina como para o câncer de mama, por exemplo. O foco de Palumbo será a prevenção, pra que não seja necessário apenas tratar as doenças, que dependem de transporte e deslocamento.

  O candidato também aposta em Terapias complementares no SUS, para melhorar a qualidade de vida. Terapias como meditação e acupuntura serão testadas e a população irá escolher a que melhor se adaptar.

Saúde

Palumbo pretende aumentar as equipes de atendimento na cidade e trazer mais especialidade médicas para o município. A intenção com isso é facilitar o acesso dos moradores aos cuidados da saúde.

Educação: Expansão do transporte escolar

Atualmente, o transporte é oferecido apenas pra zona rural, mas Fernando pretende estender isso para dentro da sede de Conceição da Barra de Minas, principalmente para as crianças menores, cujo os pais não têm condição de arcar com o transporte privado.

Para universitários, o transporte já é oferecido gratuitamente para SJDR. Palumbo vê esse projeto de transporte também como um incentivo aos estudantes de Conceição da Barra de Minas.

Para demonstrar seu interesse no assunto, Fernando reforçou que seu vice, Hugo, é motorista de transporte escolar e que a forma em que ele trabalha com os alunos, será incentivada para os outros motoristas.

Conselhos Municipais

Fernando Palumbo reforça a necessidade de ouvir a população. Sobre os Conselhos, Palumbo quer incentivar a participação da população nos Conselhos, que terão bastante influência no aconselhamento do gestor. 

Parcerias e articulações

Fernando apontou que, para uma cidade do porte de Conceição da Barra de Minas, os apoios externos são fundamentais, por isso ele pretende fazer parcerias com todos os outros cargos possíveis, como deputados, senador e o Governador, para produzir melhorias para a cidade.

Palumbo citou proximidade com o chefe de Gabinete do Senador Rodrigo Pacheco, Luiz Fernando, que vem ajudando Conceição da Barra de Minas, na aquisição de maquinários e materiais. Citou também o Deputado Estadual Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), que também vem ajudando o município. O Deputado Federal Aécio Neves também foi citado como possível parceiro. Palumbo buscará parcerias com outros deputados.

Aumento da arrecadação própria

Fernando disse que isso é muito complicado para Conceição da Barra de Minas, pois a cidade é pequena e não há possibilidade que se aumente os impostos. “Nós somos muito dependentes desse repasse”, afirmou o candidato.

ICMS

Fernando, orgulhoso, conta sobre o bom desempenho da cidade na questão cultural e de preservação. Explica como foram feitos os repasses e parabenizou sua secretaria de cultura, que já obteve ICMS maiores do que Tiradentes e SJDR.

Casa de Cultura

O candidato aproveitou uma pergunta popular para explicar a aquisição da Casa de Cultura, que ele garante que gerou bastante repercussão na cidade. Fernando constatou que o imovél estava abandonado, fez-se cumpria constituição e reformou o local com verba pública, devolvendo conforto aos vizinhos do lugar e mais opções para os moradores de Conceição da Barra de Minas.

Integração Digital

O objetivo é a integração de adultos e idoso aos meios digitais. Fernando explica que isso é uma realidade, haja visto que muitas pessoas já trabalham de casa e que isso pode se tornar mais comum pós-pandemia. Tendo isso em vista, Palumbo quer que os cidadãos possam estar inseridos neste mercado online futuro e que possam trabalhar de forma remota para empresas de todos os lugares.

A curto prazo, o que ele quer é que os cidadãos com mais idade de Conceição da Barra de Minas aprendam a usar as ferramentas dos aparelhos que já possuem, como o celular e seus aplicativos, por exemplo. Oferecendo bolsas para jovens ensinarem para essas pessoas as operações básicas e aumentar a conectividade entre munícipes.

Obras e habitações

Palumbo propõe uma melhoria de identidade visual para a cidade. Segundo ele, essa foi uma necessidade apresentada pela população, que reclama que o visual da cidade pode ser melhorado. O candidato que poder fazer essas melhorias para atender aos moradores e para a cidade ser melhor aproveitada, unido aos projetos de habitação já existentes. 

Limpeza pública e lixo

Palumbo disse que a cidade já conta com uma usina de compostagem e separação de lixo, e, em Conceição da Barra de Minas, o lixo já é coletado separado entre seco e úmido. A proposta é manter a conscientização da população e instalar lixeiras nas praças, em locais, estratégicos para manter a limpeza da cidade. 

Agropecuária: melhoramento genético, jovens e estradas rurais

Palumbo vem percebendo uma evolução no campo, através da procura dos moradores do campo pela Emater e pelo veterinário da Prefeitura. A intenção do candidato é a modernização das técnicas do campo, para melhor o trabalho e incentivar o crescimento dos produtores rurais. E o melhoramento genético viria como um aliado para melhorar a qualidade do leite, que Palumbo vê como “a riqueza” de Conceição da Barra de Minas e assim, gerar mais empregos.

Palumbo nota um crescente interesse de jovens, que não foram criados na cultura de campo, em investir em negócios rurais. Neste caso, Fernando que oferecer suporte e auxílio para que esses jovens entendam sobre o funcionamento de fazenda produtoras.

Palumbo ainda comentou sobre a revitação em estradas rurais, e aquisições para o meio rural como políticas públicas para ajudar no acesso ao meio rural e para escoamento da produção.

Laticínio

Um cidadão questionou o candidato sobre a instalação de um laticínio na cidade. Palumbo curtiu a ideia e disse que a cidade até já teve, mas que atualmente falta interesse e investimento de empresas privadas para que isso possa voltar a acontecer na cidade.

Drogas

Palumbo pretende investir em lazer, cultura e esporte como uma forma de combater que os jovens não se interessem pela realidade do mundo das drogas e do crime. Para ele, esta questão é complexa, pois não existe “uma receita pronta”, mas ele pretende conversar com adolescente e jovens para que eles tenham a oportunidade de expor suas dúvidas e suas vontades. A intenção é prevenir mais do que remediar, como as internações que já vem ocorrendo.

Confira a entrevista na íntegra.

Reveja como foi a primeira entrevista de Denilson Reis feita pelo Mais Vertentes.

Hoje (13) realizaremos um debate com os candidatos à prefeitura de São João del-Rei a partir das 20h00 diretamente da Câmara Municipal. Devido a pandemia do Covid-19 e seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), não contaremos com a presença do público na Câmara Municipal, porém o evento também será transmitido pelas páginas do Mais Vertentes, Pop News e com transmissão ao vivo pela rádio Inconfidentes FM (104.9 FM).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Conceição da Barra de Minas - MG

Conceição da Barra de Minas - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Conceição da Barra de Minas - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 11h18 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 25°

25° Sensação
4 km/h Vento
54% Umidade do ar
80% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias