Terça, 24 de Novembro de 2020 11:32
32 999532355
Antena Antena!

Bastidores e o sobe e desce da política em São João del-Rei e Campo das Vertentes

Antena: Por Adriano Vianini

22/11/2020 16h34 Atualizada há 2 dias
861
Por: Adriano Vianini
Fotos: Prefeitura de SJDR e TSE
Fotos: Prefeitura de SJDR e TSE

Bastidores da política em SJDR

Quem vai levar a Secretária de Saúde de SJDR
Fotos: Prefeitura de SJDR e TSE

Secretaria Municipal de Saúde
José Marcos de Andrade versus René da Assistência Social

A última semana foi marcada por muita “política e jogo de influências” na prefeitura de São João del-Rei. De um lado, como moeda de troca para fazer parte da base aliada do prefeito reeleito, o vereador Sargento Machado (PRTB) pede a demissão do atual secretário de saúde do município, José Marcos, para a entrada do seu protegido, René da Assistência Social (PRTB), que só teve 702 votos na cidade e não elegeu-se para vereador. Do outro lado, braço direito de Nivaldo Andrade, Stefânio Pires (PSL) e o filho, Werinton Andrade (PSL), pedem a permanência do atual secretário! Quem ganhará essa batalha?
OBS: Ambos não possuem formação acadêmica e técnica na área da saúde!

Quebra de braço 2

O pleito para presidência da Câmara Municipal também está sendo disputado quase que no tapa. Nivaldo de Andrade precisa do Stefânio Pires (PSL) na presidência, porém a vereadora mais votada, Lívia Guimarães (PT), oposição ao prefeito, também está muito bem cotada.

QG de Nivaldo, em Tiradentes

As negociações por cargos, secretarias e presidência da Câmara acontecerão nesta semana, no QG do prefeito Nivaldo Andrade (PSL), em Tiradentes. Especula-se que grande parte dos velhos e novos vereadores estará presente. Ninguém confirma!

Caça aos “traidores”

A semana também foi marcada pela caça aos “traidores”. Nivaldo de Andrade mandou demitir todos os funcionários “traidores” e que apoiaram ou votaram em outros candidatos. A “limpa” começará pela Assistência Social.

 

SOBE ⇑

Foto: internet

Dr. Frederico ⇑

O partido Patriota cresceu de 2016 para 2020 e conquistou três prefeituras nas Vertentes (Conceição da Barra de Minas, Santa Bárbara do Tugúrio e São Tiago). Além disso, elegeu 17 vereadores na macrorregião. Outra façanha do deputado federal, Dr. Frederico, foi ajudar a eleger a maioria dos prefeitos apoiado por ele em coligações partidárias (com exceções de Santa Cruz de Minas e São João del-Rei). Porém, essas duas cidades não eram as principais preocupações do deputado federal para seu novo desejo: o senado!

 

 

Foto: TSE

Carlos Dú (MDB) 

Com apenas 28 anos, casado, servidor público estadual, ligado aos movimentos das igrejas e ex-vereador em Barbacena, Carlos Dú foi eleito prefeito e desbancou a tradicional família Andrada que há séculos domina a política brasileira. Bonifácio Andrada Neto (DEM) ficou em terceiro lugar! Fora do radar dos candidatos tidos como favoritos nas pesquisas, o ex-vereador conseguiu fazer sua campanha com poucos recursos, ajuda de diversos voluntários e sem enfrentar ataques e fake news.

 

Foto: TSE

Jussara Menicucci (PSD) 

A candidata Jussara Menicucci (PSD), com 70 anos, foi eleita pela quarta vez prefeita de Lavras. Ela comandou o Executivo de Lavras de 1993 a 1996,  2005 a 2008, reeleita para o cargo em 2009 a 2012, e agora de 2021 a 2024.

 

 

 

Foto: TSE

Mulheres no Legislativo 

Vinte e cinco mulheres vão ocupar vagas nas câmaras municipais. Coronel Xavier Chaves é o município que elegeu mais mulheres (4), seguido de Carrancas, Prados, Ritápolis e São João del-Rei (3 cada). Lagoa Dourada, Piedade do Rio Grande e São Tiago elegeram 2 mulheres cada e Dores de Campos, Madre de Deus e Tiradentes indicaram uma mulher cada para suas câmaras municipais.

Lívia Guimarães (PT) foi a vereadora mais votada em São João del-Rei e irá para o seu 3º mandato.

 

Foto: TSE

Nivaldo de Andrade (consultoria política) 

Prefeito eleito pelo 5º mandato em São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), merecidamente, também tem sido procurado por diversos políticos do Brasil em busca de “consultoria”. Nivaldo estaria sendo procurado para dar consultoria sobre como um candidato considerado "Ficha Suja" pelo TCU, com dezenas de processos - o que inclui diversos de improbidade administrativa -, e indeferido pela Justiça Eleitoral consegue virar o jogo com recurso no TRE-MG, nos cinco minutos finais do segundo tempo da corrida eleitoral, por 6x0, e ainda conseguiu ganhar seis desembargadores que aprovaram pelo deferimento da candidatura. Quanto será a consultoria?

 

 

Foto: TSE

 Janaine Ferreira  

Considerado por muitos como um partido mais radical, o PSTU, com a professora Janaine Ferreira, e Cláudio Guimarães, disputando o executivo de São João del-Rei, não ganhou, mas levou muitos eleitores do tradicional Partido dos Trabalhadores. O PSTU não teve horário eleitoral gratuito, não utilizou verba do famoso "Fundão Eleitoral", e conseguiu mobilizar quase 4% de votos na cidade, desbancando o PT com 2,5%.

 

 

Desce ⇓

Cristiano Lopes (PT)
Foto: EBC

PT foi o maior derrotado nas eleições em Minas ⇓

Partido vê número de prefeituras conquistadas no estado de Minas encolher de 114 há quatro anos para 37 agora - no primeiro turno -, além de perder em redutos tradicionais. Destaque da região está em Prados que elegeu três vereadoras do PT e SJDR dois vereadores. Partido ainda briga por prefeituras de Juiz de Fora, Governador Valadares e outros.

 

 

Aécio Neves (PSDB)
Foto: internet

PSDB 

Das 853 cidades mineiras, o PSDB, que tinha 143 prefeituras em 2012, caiu para 130 em 2016, e agora  ficou com 84 no estado. Os tucanos ficaram em segundo lugar no número de prefeituras, empatados como o DEM, que também elegeu 84 prefeitos. O campeão de votos foi o MDB (antigo PMDB) que elegeu 98 representantes no Executivo mineiro, porém 61 a menos que nas eleições de 2016, quando o partido fez 159 prefeitos.

 

Pesquisa divulgada no dia 15 de novembro
Nivaldo não reconhece a pesquisa sendo sua

Institutos de Pesquisas 

Não acertaram uma por aqui! Encomendadas pelo PSL, PSDB e Podemos, as pesquisas erraram e feio, ou serviram apenas para confundir o eleitor. Empresas "desconhecidas" e com metodologias "duvidosas" divulgaram tendências de intenções de votos: a primeira, em 19 de outubro, Rômulo Viegas (PSDB), aparecia em primeiro com 23%, e Nivaldo de Andrade (PSL) em segundo com 20%. A pesquisa não foi registrada no TSE e contestada no judiciário, mas foi compartilhada nas redes sociais, e o PSDB punido com multa. A segunda foi realizada pela Multidados, em 23 de outubro, na qual Nivaldo de Andrade aparece com 44% das intenções de voto, e Jania Costa (PTB), Janaine Ferreira (PSTU) e Cabo Zanola (PSC) em empate técnico – desqualificando o PSDB. A terceira foi realizada pela Precisão Pesquisa, divulgada em 8 de novembro, e Nivaldo Andrade e Jania Costa aparecem em empate técnico com 23% e 21% respectivamente. Já na madrugada do dia 15 de novembro, dia da eleição, aparece nas ruas outra pesquisa, não identificada, mas registrada no TSE pelo candidato Nivaldo de Andrade (PSL), que o coloca à frente com 29% das intenções de votos, Rômulo em segundo com 27,7%, Cabo Zanola com 9%, Jania Costa com 7,5%, Valdeci da Asapac com 4,5%, Janaine Ferrreira com 3%, e Pinto com 2%, para desqualificar Jania Costa que aparecia em segundo lugar na terceira pesquisa.

Enfim, ninguém acertou nem com os “famosos percentuais" de erros e acertos. Final: Nivaldo 36%, Jania 23%, Rômulo 15%, Cabo Zanola 10%, Valdecir 8%, Janaine 4%, Pinto 2%. Contudo, serviu mais para confundir o eleitor. Por esse motivo, que o portal Mais Vertentes, com experiência para identificar pesquisas sérias das fakes, optou por não divulgar nenhuma delas!

 

Foto: TSE

Avante SJDR 

Apesar do vice-prefeito, Jorge Hannas (Avante), ter sido deferido pelo TSE, e eleito ao lado do prefeito Nivaldo de Andrade (PSL) para 2021 a 2024, o partido no qual é presidente, o Avante, ainda continua com todos os candidatos a vereador indeferidos com recurso no TSE e não elegeu ninguém! Mistérios do TRE-MG.

 

 

Foto: TSE

Patriota

O partido levou três prefeituras em 2020, e fizeram coligações com MDB, Democratas e outros partidos. Mas contribuíram, segundo seus adversários, para produção de muitas notícias falsas (Fake News), especialmente em Conceição da Barra de Minas, São Tiago, Barroso e Tiradentes. Em Conceição da Barra de Minas, o novo prefeito, Heitor Guedes, foi acusado pelo adversário de Fake News em campanha que cita a empresa Marluvas. Entenda aqui!

 

 

Fernando Palumbo e Heitor Guedes
Cinco votos de diferença
Fotos: TSE

Por cinco votos

O vice-prefeito Fernando Palumbo (PSDB), perdeu para seu adversário, Heitor Guedes (Patriota), por apenas cinco votos e fake news produzidas pelo adversário.

 

 

 

Com informações: Mais Vertentes, G1, O Tempo e Jornal das Lajes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Antena SJDR
Sobre Antena SJDR
Bastidores da política em São João del-Rei e Vertentes
São João del Rei - MG
Atualizado às 11h18 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 25°

25° Sensação
4 km/h Vento
54% Umidade do ar
80% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias