Terça, 26 de Janeiro de 2021 09:22
32 999532355
Geral Aglomeração

São João del-Rei: Após denúncias, Uniptan se posiciona sobre alunos de Medicina estarem promovendo aglomeração

A instituição se posicionou em um a carta à comunidade. Veja como outras instituições lidam com o mesmo problema

23/11/2020 16h31 Atualizada há 2 meses
652
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet / Redes Sociais
Foto: Internet / Redes Sociais

Após várias denúncias de que seus alunos de Medicina estejam promovendo aglomerações e descumprindo as normas de segurança do novo coronavírus, o Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves, o Uniptan, emitiu uma carta esclarenco o assunto para a comunidade.

Em nota, divulgada no último dia 17, e assinada pela reitora, Profª Dra. Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, o Centro universitário afirmou que “vem recebendo encaminhamentos de seus alunos, através da Ouvidoria, manifestando preocupação diante do fato de alguns discentes do Curso de Medicina supostamente estarem desrespeitando a quarentena fora das dependências da Instituição de Ensino e dos hospitais, frequentando ambientes de aglomeração, como festas e similares”. 

Ainda de acordo com a instituição, “os alunos manifestam, também, que não compactuam com esse tipo de atitude, principalmente pelo fato de alguns se encontrarem nos grupos de risco da Covid-19 ou terem contato com familiares desses grupos, temendo pela sua saúde e segurança”.

O Uniptan garante que, desde o mês de março, “vem adotando medidas de segurança e de conscientização de toda a comunidade acadêmica, no sentido de resguardar todos os servidores e seus familiares, incluindo aulas remotas, trabalho em home office e cuidados higiênicos redobrados no caso de serviços imprescindivelmente presenciais e atividades práticas”, além de fornecer EPIs para os colaboradores e instituições de São João del-Rei.

A instituição relembra, ainda em nota, que “no último dia 06 de novembro, a Prefeitura de São João del-Rei publicou o Decreto nº 8.989 autorizando a realização de eventos (como festas de casamento, aniversários, confraternizações e afins), porém impondo limites e restrições”.

Diante dessa situação, e também dos possíveis quadro de contaminação entre seus discentes, o Uniptan afirma que respeita e não interfere na vida pessoal dos alunos. “ Por outro lado, deixamos claro que repudiamos qualquer ação na direção contrária a essas medidas de segurança, incluindo em nossas vidas pessoais, especialmente entre alunos do Curso de Medicina, que serão os futuros médicos da nossa sociedade” informa a carta..

Como o UNIPTAN está tratando o caso

O Mais Vertentes entrou em contato com o responsável pelo setor de Comunicação do Uniptan, João Paulo Barbosa, que reafirmou que, mesmo com a reincidencia de denúncias com relação às festas, “todo o pronunciamento que o Uniptan tinha feito, ele fez através da carta”. 

João Paulo reforçou que a faculdade só se responsabiliza pelos alunos dentro de suas dependências e que “fora a gente conscientiza e não corrobora com o que eles estão fazendo”. O Uniptan ainda afirma que não têm informação se as festas continuam ocorrendo, mas disseram que “não concordam com esse tipo de evento”.

Com relação aos alunos que foram contaminados pela Covid-19, a instituição afirma que não têm o controle de quantos são, pois, segundo eles, os alunos, em sua maioria, não são de São João del-Rei, e eles não têm acesso aos boletins de todas as cidades.

Como outras instituições estão lidando com o mesmo problema

Em Barbacena, a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), por exemplo, está considerando "Festas clandestinas", realizadas por seus alunos, como falta grave. Por isso, a realização de tais eventos será punida com suspensão de até 30 dias, para todos os envolvidos.

A universidade ainda disponibilizou um canal de denúncias no site da instituição. Eventos realizados pelos alunos podem ser denunciados aqui. Entenda mais, nesta matéria aqui

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h21 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 29°

23° Sensação
3 km/h Vento
67% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 30°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias